IX Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática

IX Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática

online UNICAMP Universidade Estadual de Campinas - Campinas - São Paulo - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

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IX Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática

Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou?

O VIII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (VIII SHIAM), ocorrido remotamente, abriu espaço para que docentes e formadores de professores pudessem compartilhar suas experiências, aventuras e desafios de ensinar e aprender matemática em tempo de pandemia. Muitos deles se viram desafiados a (re)inventar suas práticas docentes e a aprender, na prática, a ensinar remotamente e conquistar o interesse dos alunos em ambientes mediados pela tecnologia. Os palestrantes foram unânimes em afirmar que, depois dessa experiência de ensino remoto, utilizando recursos computacionais e de comunicação, as aulas já não voltariam a ser as mesmas.

Transcorridos dois anos daquele encontro, e com a volta à presencialidade, docentes e formadores de professores percebem que, efetivamente, encontraram uma escola diferente. Mas, o que realmente mudou? Como professores e estudantes se transformaram neste período? Como se modificaram as práticas docentes? Por sua vez, no reencontro face a face com os alunos, os colegas e os pais se identificam novos desafios para os processos de ensinar e aprender matemática: Como revalorizar o papel da escola como espaço cotidiano de interação entre sujeitos que ensinam e aprendem (matemática)? Como acolher as situações socioemocionais decorrentes do período de isolamento social nas aulas de matemática? Como atender às sérias desfasagens entre alunos que conseguiram acompanhar de diversas formas o ensino remoto? Como aproveitar as múltiplas aprendizagens com a tecnologia para mobilizar novas formas de aprender matemática em sala de aula? Qual o papel da colaboração nesses processos? 

Esses e outros questionamentos, assim como também algumas reflexões sobre o que realmente mudou no retorno às escolas na pós-pandemia, motivaram o Grupo de Sábado a eleger como tema central para o IX SHIAM as “Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou?” 

Neste IX SHIAM, portanto, esperamos ouvir e discutir narrativas e investigações de experiências de retomada do ensino presencial, seja em aulas do ensino de matemática nos diferentes contextos escolares, seja no Ensino Superior ou no contexto da formação de professores que ensinam matemática. Assim sendo, daremos destaque às experiências e pesquisas centradas: nas mudanças estruturais, curriculares e didático-pedagógicas ocorridas em relação ao ensino anterior à pandemia; no ensino com a tecnologia na pós-pandemia; nos desafios enfrentados pelo professor, sobretudo, na recuperação do atraso da aprendizagem matemática ocorrida durante os dois anos de pandemia e no que cada docente optou por privilegiar nesse processo; na (re)valorização do ensino presencial, particularmente da frequência dos estudantes e dos processos de socialização, por parte de toda a comunidade escolar; e no trabalho colaborativo desenvolvido ao longo desses processos.

Assim, convidamos vocês a participarem em mais este encontro para,  juntos, repensar as práticas de ensinar e aprender matemática e a formação de professores.


Objetivos do IX SHIAM:

  • Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinar e aprender matemática na Educação Básica;
  • Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades para o ensino e para a aprendizagem da matemática nos Ensinos Fundamental e Médio;
  • Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na Educação Básica;
  • Compreender e discutir diferentes metodologias que promovam o desenvolvimento profissional do professor, da pesquisa do professor sobre sua própria prática e da melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na Educação Básica;
  • Valorizar histórias e experiências compartilhadas por professores que ensinam matemática na Educação Básica e pesquisadores, nas ações docentes e investigações em/sobre aulas de matemática.
  • Refletir sobre as experiências matemáticas compartilhadas por professores que atuam na Educação Infantil, promovendo novas aprendizagens matemáticas.

Público alvo:
Professores que ensinam matemática; 
Estudantes de graduação e pós-graduação; 
Profissionais da Educação; 
Formadores de professores; 
Pesquisadores.

Programação

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Calendar

I SHIAMzinho

O I SHIAMzinho é uma novidade no IX SHIAM, com o objetivo de proporcionar às mamães e aos papais professoras(es)/pesquisadoras(es) mais tranquilidade para participarem do evento, além de promover momentos de recreação e diversão para as crianças. Por razão de ser a primeira edição em que oferecemos este espaço para as nossas crianças, o SHIAMzinho ocorrerá apenas durante as atividades do período da tarde. Poderão participar crianças entre 4 e 10 anos, e crianças entre 1 e 3 anos desde que acompanhadas por um(a) responsável. As vagas são limitadas para até 20 crianças e não teremos condições de abrir exceções. Os(as) responsáveis pelas crianças inscritas receberão no primeiro dia do evento um informativo sobre a dinâmica do SHIAMzinho e terão que assinar um termo de concordância. Esperamos que o SHIAMzinho seja um sucesso visando o aprimorado para as próximas edições.


Realize a inscrição neste formulário: https://forms.gle/8UH1KAqsfrW95xj5A  (VAGAS LIMITADAS)



Orientações Gerais

1. Inscrição

Não paga - Se você for oferecer uma oficina, sua inscrição será isenta e, caso deseje, poderá submeter outros trabalhos.  Assim, no ato da inscrição, faça o preenchimento na categoria “Oficineiro”. Se a Oficina tiver mais de um autor, somente o primeiro autor não pagará a taxa de inscrição. Os demais deverão pagar. Assim, os coautores devem realizar a inscrição paga nas respectivas categorias, conforme quadro abaixo:

Paga - Todos os participantes do evento e os autores que pretendem submeter um trabalho de Comunicação ou Roda de Conversa (seja como autor ou coautor) e não for o primeiro autor de uma oficina, deverão obrigatoriamente pagar uma taxa de inscrição. O pagamento da inscrição é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir as palestras, as mesas redondas, as oficinas e submeter trabalho a ser avaliado e, sendo aceito, ser apresentado. Para a submissão dos trabalhos o autor deverá realizar primeiramente a inscrição no evento. Segue os valores do quadro:

 

Participante

Valor a pagar até 30/04/2023

Valor a pagar até 30/06/2023

Valor a pagar até 17/07/2023

Estudante de graduação

R$ 40,00

R$ 60,00

R$ 80,00

Professores e profissionais da Educação Básica

R$ 60,00

R$ 80,00

R$ 100,00

Professores e profissionais da Educação Básica

(Sócios da SBEM)

R$ 50,00

R$ 70,00

R$ 90,00

Estudante de Pós-Graduação

R$ 80,00

R$ 100,00

R$ 120,00

Estudante de Pós-Graduação

(Sócios da SBEM)

R$ 70,00

R$ 90,00

R$ 110,00

Professores Universitários

R$ 120,00

R$ 140,00

R$ 160,00

Professores Universitários (Sócios da SBEM)

R$ 90,00

R$ 110,00

R$ 130,00

 


  • Ao realizar a inscrição e o pagamento do evento, o resumo expandido (de até 3 páginas) submetido passará pelo processo de avaliação. Caso seja aceito, o autor será notificado. Aqueles que tiverem interesse em submeter o trabalho completo após o evento, terão seu texto avaliado pela Comissão Científica e, sendo aceito, será publicado nos anais do evento.
  • Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido.

2. Participação com trabalhos
Serão aceitos trabalhos nos seguintes níveis de escolaridade: Educação Infantil e Anos Iniciais; Anos Finais; Ensino Médio; e Educação Superior, nas respectivas modalidades: I) Comunicação Científica, II) Comunicação de Experiência, III) Roda de Conversa; IV) Oficinas e V) Pôsteres.  Além disso, os trabalhos devem abordar um dos seguintes temas no contexto pós-pandemia:
  • Avaliação;
  • BNCC, Currículo e Novo Ensino Médio;
  • Recursos didáticos;
  • Práticas inclusivas;
  • Etnomatemática;
  • Modelagem e Resolução de Problemas;
  • Tecnologias digitais e ambientes híbridos;
  • Álgebra e números;
  • Geometria, grandezas e Medidas;
  • Projeto de Vida e Eletivas;
  • Jogos e materiais manipulativos;
  • Educ. Financeira e Educ. Estatística;
  • Outros.

I) A seguir, estão descritos os eixos temáticos de Comunicação Científica:

a) Investigações de/em Aulas de Matemática

Os trabalhos deste eixo temático são caracterizados por serem relatos de ações em sala de aula que foram planejadas e desenvolvidas com propósitos intencionalmente investigativos na Educação Básica, envolvendo questões ou objetivos investigativos, registro e análise de informações de sala de aula, e produção de resultados. A apresentação deve trazer elementos acerca dos resultados dessa investigação, que pode ter sido concluída ou estar em desenvolvimento.


b) Investigações sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática

Os trabalhos deste eixo temático são caracterizados por serem relatos de investigações planejadas e desenvolvidas com propósitos intencionalmente investigativos no âmbito da formação de professores que ensinam matemática. O resumo e a apresentação devem conter questões ou objetivos investigativos, registro e análise de informações do processo de formação, e produção de resultados. A apresentação deve trazer elementos acerca dos resultados dessa investigação que pode ter sido concluída ou estar em desenvolvimento.


II) A seguir, estão descritos os eixos temáticos de Comunicação de Experiência:

a) Experiências sobre Histórias de Aulas de Matemática 

Os trabalhos deste eixo temático podem ser relatos, histórias ou narrativas de experiências de aulas de matemática que foram investigadas, mas não pensadas e desenvolvidas intencionalmente como investigações acadêmicas, mas que destacam experiências interessantes vivenciadas por professores ou futuros professores, bem como os aprendizados a partir dessa experiência. É uma apresentação reflexiva que aborda, de forma contextualizada e objetiva, uma ação ou um conjunto de ações que versem sobre aulas de matemática. As histórias de aulas podem contemplar, por exemplo: episódios com foco de reflexão no professor e suas práticas de interações discursivas com os estudantes, ou com foco nos estudantes, por meio dos comentários, respostas orais e escritas, ou com outros focos em oportunidades de aprendizagem.  É relevante que sejam abordados, na apresentação oral, o objetivo da situação, a motivação, a justificativa, as observações e as reflexões do autor relacionadas aos resultados, que podem ter sido positivos ou negativos. As propostas podem contar com o suporte de registros, por exemplo: fotos, materiais utilizados (como tarefas) na aula de matemática, resoluções dos estudantes, memória registradas pelos professores, dentre outros.

b) Experiências sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática

O trabalho sobre esse eixo temático podem ser relatos, histórias ou narrativas de práticas, de formação de professores que ensinam matemática, que foram investigadas, mas não pensadas e desenvolvidas intencionalmente como pesquisas acadêmicas, mas que destacam experiências interessantes, bem como os aprendizados a partir dessas experiências. É uma apresentação reflexiva que aborda, de forma contextualizada e objetiva, uma ação ou um conjunto de ações que versem sobre práticas de formação inicial ou continuada de professores que ensinam matemática. As experiências podem contemplar episódios que tragam oportunidades de aprendizagens no âmbito da Educação Matemática, com foco tanto no formador de professor como nos professores participantes da formação (inicial, continuada, grupos de estudos, etc.). É relevante que sejam abordados, na apresentação oral, o objetivo da situação, a motivação, a justificativa, as observações e as reflexões do autor relacionadas aos resultados, que podem ter sido positivos ou negativos.


III) Sessões de Roda de Conversa no contexto da Pandemia

Esta modalidade trata-se de um espaço aberto às experiências ou investigações inovadoras de um coletivo de professores que gostariam de compartilhar e discutir suas experiências de ensinar e aprender matemática no período pós-pandemia.  Espera-se que as experiências sejam interessantes e que tenham sido desenvolvidas na escola ou na Universidade, ou ainda, na interação universidade-escola, e que reflitam sobre as mudanças ocorridas na retomada do ensino presencial, seja em aulas do ensino de matemática nos diferentes contextos escolares. A inscrição de trabalhos nessa modalidade deve ser coletiva, envolvendo no mínimo 3 e no máximo 5 professores que terão um tempo de 100 minutos para desenvolver a Sessão de Roda de Conversa, prevendo um bom espaço desse tempo para discutir e trocar experiências com os ouvintes. O resumo da Roda de Conversa deve conter uma apresentação da proposta, justificando sua relevância e pertinência.


IV) Oficinas

Esta modalidade trata-se de um espaço destinado a discussão, apresentação e desenvolvimento de atividades matemáticas, envolvendo diferentes recursos voltados para a prática de sala de aula, de formação de professores ou da elaboração de materiais didático-pedagógicos.

As oficinas terão duração de três horas.

O número máximo de participantes por oficina será de 30 pessoas (a ser indicado pelos proponentes). Uma semana antes da realização do evento, as inscrições para as oficinas serão abertas no site do evento.


V) Pôsteres

Esta modalidade trata-se de um espaço destinado para a exposição dos trabalhos no formato de pôsteres. Pelo menos um dos(as) autores(as) deve estar presente no momento da exposição para explicar o desenvolvimento do trabalho ilustrado e descrito no pôster. Haverá um tempo de uma hora e meia para a exposição e a avaliação dos pôsteres. Podem ser submetidos trabalhos de qualquer eixo temático: investigações de/em Aulas de Matemática; investigações sobre formação de professores que ensinam Matemática; experiências sobre histórias de aulas de matemática; experiências sobre formação de professores que ensinam matemática.


3. Submissão


  • Para a submissão de resumos expandidos (de até 3 páginas), é preciso que todos os autores estejam inscritos no evento, mas apenas um (primeiro autor) deve submeter o arquivo.
  • A inscrição deverá ser paga por todos os autores do trabalho, pois os resumos expandidos (de até 3 páginas) só serão avaliados após a efetivação do pagamento da inscrição.
  • Cada trabalho pode conter no máximo 5 (cinco) autores. O participante poderá ser primeiro autor 2 (duas) vezes, porém em modalidades diferentes: Comunicação Científica; Comunicação de Experiência; Roda de Conversa; e Oficina de submissão trabalhos. Por exemplo, o participante poderá ser primeiro autor somente em uma comunicação científica (ou experiência) e em uma oficina. Não restringiremos a quantidade de coautoria.
  • Para todas as modalidades, é necessário o envio de resumo expandidos (de até 3 páginas) para avaliação seguindo o template disponibilizado na seção de submissão abaixo. Os resumos expandidos (de até 3 páginas) serão avaliados pela Comissão Científica e, se aceitos, serão disponibilizados para que os participantes possam consultá-los ao longo do evento, visando escolher a sala de comunicação de seu interesse.
  • Após a realização do evento, os participantes que tiverem seus resumos expandidos (de até 3 páginas) aceitos para apresentação, terão a possibilidade de submeter o trabalho completo para publicação nos anais do evento: Comunicações Científicas e de Experiência (mínimo 7 e máximo de 12 páginas), Sessões de Roda de Conversa (mínimo 8 e máximo 10 páginas) e Oficinas (mínimo 5 e máximo 6 páginas). As orientações e os templates serão encaminhados aos autores. O prazo para essa segunda etapa será até 31 de outubro de 2023. Os trabalhos que não forem apresentados no evento não serão publicados nos anais.

4. Certificação

  • O certificado de participação está condicionado à frequência mínima de 75% nas atividades do evento, que compreende a presença nas mesas-redondas e nas sessões de comunicações.
  • Os certificados de participação no evento terão carga horária de 30 horas.
  • O certificado de apresentação de trabalho será emitido para os autores, se for realizada a identificação do pagamento de todos os autores e se o trabalho for efetivamente apresentado.


5. Para os autores

  • Recomendamos que todos os autores estejam presentes no dia da apresentação, mas, se não for possível, pelo menos um deles deve estar presente para apresentar o trabalho.
  • Os trabalhos que não tiverem nenhum autor presente não serão apresentados, nem publicados e nem receberão certificado.
  • As apresentações acontecerão nas datas e horários descritos na programação.
  • A indicação das salas, onde acontecerão as apresentações, serão disponibilizadas no próprio site do evento uma semana antes do início.
  • As sessões de comunicações científicas e de experiência terão 100 minutos de duração, com 4 trabalhos a serem apresentados em cada sessão, de modo que cada comunicação terá 15 minutos para apresentação e 10 minutos para discussão.
  • O tempo para a apresentação e para a discussão será rigorosamente respeitado para que todos tenham a oportunidade de ter seus trabalhos apresentados e discutidos. Portanto, o mediador e os monitores da sala intervirão para que esse tempo seja respeitado por todos.
  • Pedimos que todos os autores responsáveis pela apresentação compareçam às salas com 10 minutos de antecedência para acertos pontuais acerca das apresentações com os monitores.

Lançamento de Livros

O IX SHIAM acontecerá nos dias 17, 18 e 19  de Julho de 2023, na Universidade Estadual de Campinas, e será promovido no evento um espaço para o lançamento de livros. Apesar dessa edição ser presencial, o evento contará também com um espaço on-line, na plataforma do evento, para a divulgação de um vídeo sobre a obra. 

Portanto, todos que desejam lançar livros inéditos ou publicados entre os anos de 2021 a 2023 (desde que não tenha sido lançado no VIII SHIAM), poderão participar da noite de autógrafos, que ocorrerá no dia 18/07/2023, no local do evento, e ter um vídeo sobre a obra disponível o tempo todo na plataforma do evento: https://www.even3.com.br/ixshiam


Sobre o lançamento presencial:


  • No dia da festa de confraternização do IX SHIAM, que ocorrerá no dia 18 de julho de 2023, também acontecerá a noite de autógrafos dos livros, que poderão estar disponíveis para venda no local. 

  • Os(as) próprios(as) autores(as)/organizadores(as)/editores(as) serão responsáveis pela estrutura de exposição, bem como da mesa de autógrafos dos respectivos livros. A organização do IX SHIAM disponibilizará o espaço. 

  • Para aqueles que vão lançar E-book, poderão levar seus próprios notebooks para a exposição de suas obras no local. 


Sobre o lançamento virtual:

 

  • O vídeo será disponibilizado na página do evento, aberto na área do participante, durante todo o período de realização do IX SHIAM.

  • O vídeo gravado deve ter de 5 a 10 min e encaminhado  para: shiam.trabalhos@gmail.com .

  • O vídeo deve ser enviado por meio de um link do drive ou do YouTube (no formato não listado). 

  • O vídeo será postado pela organização em um dos canais do YouTube do evento (ou seja, será gerado outro link) e será disponibilizado na plataforma, portanto a organização do evento se encarregará de criar uma capa padronizada para o vídeo.


Se você tem interesse em lançar seu livro durante o IX SHIAM, preencha o formulário disponível (encerrado).

No caso de obras com mais de um(a) autor(a), todos(as)deverão preencher o formulário e concordar com o Termo de Consentimento.    


Atenção para as orientações:


  • Os livros lançados devem ter sido publicados no período 2021 - 2023 e não haverá cobrança de taxa;

  • Todos(as) autores(as) de obras integrais devem estar inscritos no evento.

  • No caso de obras organizadas, pelo menos os organizadores devem estar inscritos no evento.

  • Os(as) autores(as) responsáveis pela obra deverão preencher e enviar o formulário até 01 de junho de 2023 (prorrogado para dia 07 de julho).






    Inscrições

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    Calendar

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    Submissões PRORROGADAS para 07/12/2023

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    Palestrantes

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    Equipe de Coordenação

    • Dario Fiorentini (Coordenador Geral)
    • Alex Henrique Alves Honorato (Coordenador Executivo)
    • Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (Coordenadora de Programa e Científica)
    • Maria Aparecida de Jesus Salgado
    • Sandra Menezes
    • Madeline Gurgel Barreto Maia

    Comissão Científica

    • Adair Mendes Nacarato (USF)
    • Adilson Dalben (PPGE/UNICAMP)
    • Adriana Richit (UFFS)
    • Alessandra Almeida (PUC)
    • Alessandra Senes Marins (UVA)
    • Alessandro Jacques Ribeiro (UFABC)
    • Ana Leticia Losano (UNISO)
    • Ana Paula dos Santos Malheiro (UNESP- São José do Rio Petro)
    • Carina Brunehilde Pinto da Silva (UVA)
    • Celi Espasandin Lopes (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • Celia Roncato (FASESP)
    • Dario Fiorentini (UNICAMP)
    • Edvonete Souza de Alencar (UGD)
    • Elaine Sampaio de Sousa Carlos (UVA)
    • Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)
    • Fabiana Cotrim (CCN – UFSCar)
    • Fernando Luís Pereira Fernandes (UFTM)
    • Gabriela Félix Brião (UFRJ)
    • Gilmer Jacinto Peres (CEFET-MG)
    • Keli Cristina Conti (UFMG)
    • Kênia Cristina Pereira Silva (IFSP-Câmpus Hortolândia)
    • Klinger Teodoro Ciriaco (UFSCar)
    • Lucas Carato Mazzi (UNESP – Rio Claro)
    • Madeline Gurgel Barreto Maia (UVA)
    • Marcos Antonio Gonçalves Júnior (CEPAE/UFG)
    • Maria Raquel Miotto Morelatti (UNESP- Presidente Prudente)
    • Mariana dos Santos Cezar (IFES)
    • Marília Franceschinelli de Souza (IFSP – Câmpus Hortolândia)
    • Miguel Ribeiro (UNICAMP)
    • Priscila Marques Dias Correa (University of Windsor)
    • Regina Pina (UnB)
    • Regis Forner (DIEEM /SEDUC)
    • Rosana Catarina Rodrigues de Lima (IFSP – Câmpus Hortolândia)
    • Roseli de Alvarenga Corrêa (UFOP)
    • Sandra Menezes (PPGE/UNICAMP)
    • Sueli Liberatti Javaroni (UNESP – Rio Claro)
    • Thaís de Oliveira Ferrasso (IFSP – Câmpus São João da Boa Vista)
    • Tiago Giorgetti Chinellato (FAAL)
    • Vanessa Moreira Crecci (COGNA)
    • Vanessa Oechsler (IFSC)

    Comissão Organizadora

    • Dario Fiorentini (Coordenador Geral) - UNICAMP
    • Alex Henrique Alves Honorato (Coordenador Executivo) - IFPS-SPO e UNICAMP
    • Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (Coordenadora Científica) - IFSP-HTO
    • Maria Aparecida de Jesus Salgado
    • Madeline Gurgel Barreto Maia
    • Sandra Menezes
    • Joana D'Arc de Almeida 
    • Juliana de Oliveira Hessel Vianna
    • Camila Caldini Coutinho 
    • Cibele Madai Valderramas Ignacio
    • Mayara Barros Alcantara Batista
    • Ana Leticia Losano 
    • Antonio Marcos da luz 
    • Ivani Lucimar de Carvalho
    • Vinícius da Costa Garcia
    • Paula Odani Oliveira 
    • Uriel Gatti Vicente
    • Carolina Zenero de Souza
    • Uilson Lima de almeida
    • Valéria de Souza
    • Leonardo Lira de Brito
    • Juliana Florentino Silva
    • Paulo Carrara
    • Allan Clayton dos Santos
    • Anderson Luiz Lunardelli
    • Fernando Augusto dos Santos
    • Caroline Almeida Souza Silva
    • Núbia Simone Ribeiro
    • Marcelo Falcão de Oliveira
    • Flávia de Oliveira
    • Ana Luiza Santinato
    • Janaína Aparecida Cazita de Oliveira 
    • Milena Cristini da Silva
    • Isabella Teresa Campos
    • Bianca dos Santos Fernandes
    • Emília Gil

    Realização

             


    Apoio

      Parque Tecnológico de Sorocaba

    Local do Evento

    ANAIS

    Anais do IX Seminário Nacional de História e Investigações de/em Aulas de Matemática

    https://www.even3.com.br/anais/ixshiam/

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