IX Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática
Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou?
O VIII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (VIII SHIAM), ocorrido remotamente, abriu espaço para que docentes e formadores de professores pudessem compartilhar suas experiências, aventuras e desafios de ensinar e aprender matemática em tempo de pandemia. Muitos deles se viram desafiados a (re)inventar suas práticas docentes e a aprender, na prática, a ensinar remotamente e conquistar o interesse dos alunos em ambientes mediados pela tecnologia. Os palestrantes foram unânimes em afirmar que, depois dessa experiência de ensino remoto, utilizando recursos computacionais e de comunicação, as aulas já não voltariam a ser as mesmas.
Transcorridos dois anos daquele encontro, e com a volta à presencialidade, docentes e formadores de professores percebem que, efetivamente, encontraram uma escola diferente. Mas, o que realmente mudou? Como professores e estudantes se transformaram neste período? Como se modificaram as práticas docentes? Por sua vez, no reencontro face a face com os alunos, os colegas e os pais se identificam novos desafios para os processos de ensinar e aprender matemática: Como revalorizar o papel da escola como espaço cotidiano de interação entre sujeitos que ensinam e aprendem (matemática)? Como acolher as situações socioemocionais decorrentes do período de isolamento social nas aulas de matemática? Como atender às sérias desfasagens entre alunos que conseguiram acompanhar de diversas formas o ensino remoto? Como aproveitar as múltiplas aprendizagens com a tecnologia para mobilizar novas formas de aprender matemática em sala de aula? Qual o papel da colaboração nesses processos?
Esses e outros questionamentos, assim como também algumas reflexões sobre o que realmente mudou no retorno às escolas na pós-pandemia, motivaram o Grupo de Sábado a eleger como tema central para o IX SHIAM as “Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou?”
Neste IX SHIAM, portanto, esperamos ouvir e discutir narrativas e investigações de experiências de retomada do ensino presencial, seja em aulas do ensino de matemática nos diferentes contextos escolares, seja no Ensino Superior ou no contexto da formação de professores que ensinam matemática. Assim sendo, daremos destaque às experiências e pesquisas centradas: nas mudanças estruturais, curriculares e didático-pedagógicas ocorridas em relação ao ensino anterior à pandemia; no ensino com a tecnologia na pós-pandemia; nos desafios enfrentados pelo professor, sobretudo, na recuperação do atraso da aprendizagem matemática ocorrida durante os dois anos de pandemia e no que cada docente optou por privilegiar nesse processo; na (re)valorização do ensino presencial, particularmente da frequência dos estudantes e dos processos de socialização, por parte de toda a comunidade escolar; e no trabalho colaborativo desenvolvido ao longo desses processos.
Assim, convidamos vocês a participarem em mais este encontro para, juntos, repensar as práticas de ensinar e aprender matemática e a formação de professores.
Objetivos do IX SHIAM:
- Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinar e aprender matemática na Educação Básica;
- Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades para o ensino e para a aprendizagem da matemática nos Ensinos Fundamental e Médio;
- Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na Educação Básica;
- Compreender e discutir diferentes metodologias que promovam o desenvolvimento profissional do professor, da pesquisa do professor sobre sua própria prática e da melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na Educação Básica;
- Valorizar histórias e experiências compartilhadas por professores que ensinam matemática na Educação Básica e pesquisadores, nas ações docentes e investigações em/sobre aulas de matemática.
- Refletir sobre as experiências matemáticas compartilhadas por professores que atuam na Educação Infantil, promovendo novas aprendizagens matemáticas.
Público alvo:
Professores que ensinam matemática;
Estudantes de graduação e pós-graduação;
Profissionais da Educação;
Formadores de professores;
Pesquisadores.
1. Inscrição
Não paga - Se você for oferecer
uma oficina, sua inscrição será isenta e, caso deseje, poderá submeter outros
trabalhos. Assim, no ato da inscrição, faça o preenchimento na categoria
“Oficineiro”. Se a Oficina tiver mais de um autor, somente o primeiro autor não
pagará a taxa de inscrição. Os demais deverão pagar. Assim, os coautores devem
realizar a inscrição paga nas respectivas categorias, conforme quadro abaixo:
Paga - Todos os participantes
do evento e os autores que pretendem submeter um trabalho de Comunicação ou
Roda de Conversa (seja como autor ou coautor) e não for o primeiro autor de uma
oficina, deverão obrigatoriamente pagar uma taxa de inscrição. O pagamento da
inscrição é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir as
palestras, as mesas redondas, as oficinas e submeter trabalho a ser avaliado e,
sendo aceito, ser apresentado. Para a submissão dos trabalhos o autor deverá
realizar primeiramente a inscrição no evento. Segue os valores do quadro:
Participante
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Valor a pagar até 30/04/2023
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Valor a pagar até 30/06/2023
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Valor a pagar até 17/07/2023
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Estudante de graduação
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R$ 40,00
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R$ 60,00
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R$ 80,00
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Professores e profissionais da Educação
Básica
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R$
60,00
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R$
80,00
|
R$
100,00
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Professores e profissionais da Educação
Básica
(Sócios da SBEM)
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R$ 50,00
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R$ 70,00
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R$ 90,00
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Estudante de Pós-Graduação
|
R$
80,00
|
R$
100,00
|
R$
120,00
|
Estudante de Pós-Graduação
(Sócios da SBEM)
|
R$ 70,00
|
R$ 90,00
|
R$ 110,00
|
Professores Universitários
|
R$
120,00
|
R$
140,00
|
R$
160,00
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Professores Universitários (Sócios da SBEM)
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R$ 90,00
|
R$ 110,00
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R$ 130,00
|
- Ao realizar a inscrição e o pagamento do evento, o resumo expandido (de até 3 páginas) submetido passará pelo processo de avaliação. Caso seja aceito, o autor será notificado. Aqueles que tiverem interesse em submeter o trabalho completo após o evento, terão seu texto avaliado pela Comissão Científica e, sendo aceito, será publicado nos anais do evento.
- Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido.
2. Participação com trabalhos
Serão
aceitos trabalhos nos
seguintes níveis de escolaridade: Educação Infantil e Anos Iniciais; Anos
Finais; Ensino Médio; e Educação Superior, nas respectivas modalidades: I) Comunicação Científica, II) Comunicação de
Experiência, III) Roda de Conversa; IV) Oficinas e V) Pôsteres. Além disso, os trabalhos devem abordar um dos
seguintes temas no contexto pós-pandemia:
- Avaliação;
- BNCC, Currículo e Novo Ensino Médio;
- Recursos didáticos;
- Práticas inclusivas;
- Etnomatemática;
- Modelagem e Resolução de Problemas;
- Tecnologias digitais e ambientes híbridos;
- Álgebra e números;
- Geometria, grandezas e Medidas;
- Projeto de Vida e Eletivas;
- Jogos e materiais manipulativos;
- Educ. Financeira e Educ. Estatística;
- Outros.
I) A seguir, estão descritos os eixos temáticos de Comunicação Científica:
a) Investigações de/em Aulas de Matemática
Os trabalhos deste eixo temático são
caracterizados por serem relatos de ações em sala de aula que foram planejadas
e desenvolvidas com propósitos intencionalmente investigativos na Educação
Básica, envolvendo questões ou objetivos investigativos, registro e análise de
informações de sala de aula, e produção de resultados. A apresentação deve
trazer elementos acerca dos resultados dessa investigação, que pode ter sido
concluída ou estar em desenvolvimento.
b) Investigações sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática
Os trabalhos deste eixo temático são
caracterizados por serem relatos de investigações planejadas e desenvolvidas
com propósitos intencionalmente investigativos no âmbito da formação de
professores que ensinam matemática. O resumo e a apresentação devem conter
questões ou objetivos investigativos, registro e análise de informações do
processo de formação, e produção de resultados. A apresentação deve trazer
elementos acerca dos resultados dessa investigação que pode ter sido concluída
ou estar em desenvolvimento.
II) A seguir, estão descritos os eixos temáticos de Comunicação de Experiência:
a) Experiências sobre Histórias de Aulas de Matemática
Os
trabalhos deste eixo temático podem ser relatos, histórias ou narrativas de
experiências de aulas de matemática que foram investigadas, mas não pensadas e
desenvolvidas intencionalmente como investigações acadêmicas, mas que destacam
experiências interessantes vivenciadas por professores ou futuros professores,
bem como os aprendizados a partir dessa experiência. É uma apresentação
reflexiva que aborda, de forma contextualizada e objetiva, uma ação ou um
conjunto de ações que versem sobre aulas de matemática. As histórias de aulas
podem contemplar, por exemplo: episódios com foco de reflexão no professor e
suas práticas de interações discursivas com os estudantes, ou com foco nos
estudantes, por meio dos comentários, respostas orais e escritas, ou com outros
focos em oportunidades de aprendizagem.
É relevante que sejam abordados, na apresentação oral, o objetivo da
situação, a motivação, a justificativa, as observações e as reflexões do autor
relacionadas aos resultados, que podem ter sido positivos ou negativos. As
propostas podem contar com o suporte de registros, por exemplo: fotos, materiais
utilizados (como tarefas) na aula de matemática, resoluções dos estudantes,
memória registradas pelos professores, dentre outros.
b) Experiências sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática
O trabalho sobre esse eixo temático podem ser
relatos, histórias ou narrativas de práticas, de formação de professores que
ensinam matemática, que foram investigadas, mas não pensadas e desenvolvidas
intencionalmente como pesquisas acadêmicas, mas que destacam experiências
interessantes, bem como os aprendizados a partir dessas experiências. É uma
apresentação reflexiva que aborda, de forma contextualizada e objetiva, uma
ação ou um conjunto de ações que versem sobre práticas de formação inicial ou
continuada de professores que ensinam matemática. As experiências podem
contemplar episódios que tragam oportunidades de aprendizagens no âmbito da
Educação Matemática, com foco tanto no formador de professor como nos
professores participantes da formação (inicial, continuada, grupos de estudos,
etc.). É relevante que sejam abordados, na apresentação oral, o objetivo da
situação, a motivação, a justificativa, as observações e as reflexões do autor
relacionadas aos resultados, que podem ter sido positivos ou negativos.
III) Sessões de Roda de Conversa no contexto da Pandemia
Esta modalidade trata-se
de um espaço aberto às experiências ou investigações inovadoras de um coletivo
de professores que gostariam de compartilhar e discutir suas experiências
de ensinar e aprender
matemática no período pós-pandemia. Espera-se que as experiências
sejam interessantes e que tenham sido desenvolvidas na escola ou na
Universidade, ou ainda, na interação universidade-escola, e que reflitam sobre as mudanças ocorridas na retomada do
ensino presencial, seja em aulas do ensino de matemática nos diferentes contextos
escolares. A inscrição de trabalhos nessa modalidade deve ser coletiva,
envolvendo no mínimo 3 e no máximo 5 professores que
terão um tempo de 100 minutos para desenvolver a Sessão de Roda de Conversa,
prevendo um bom espaço desse tempo para discutir e trocar experiências com os
ouvintes. O resumo da Roda de Conversa deve conter uma apresentação da
proposta, justificando sua relevância e pertinência.
IV) Oficinas
Esta modalidade
trata-se de um espaço destinado a discussão, apresentação e desenvolvimento de atividades matemáticas,
envolvendo diferentes recursos voltados para a prática de sala de aula, de
formação de professores ou da elaboração de materiais didático-pedagógicos.
As oficinas terão duração
de três horas.
O número máximo de participantes por oficina será de 30 pessoas (a ser
indicado pelos proponentes). Uma semana antes da realização do evento, as
inscrições para as oficinas serão abertas no site do evento.
V) Pôsteres
Esta modalidade trata-se de um espaço destinado para a exposição dos trabalhos no formato de pôsteres. Pelo menos um dos(as) autores(as) deve estar presente no momento da exposição para explicar o desenvolvimento do trabalho ilustrado e descrito no pôster. Haverá um tempo de uma hora e meia para a exposição e a avaliação dos pôsteres. Podem ser submetidos trabalhos de qualquer eixo temático: investigações de/em Aulas de Matemática; investigações sobre formação de professores que ensinam Matemática; experiências sobre histórias de aulas de matemática; experiências sobre formação de professores que ensinam matemática.
3. Submissão
- Para a submissão de resumos expandidos (de até 3 páginas), é
preciso que todos os autores estejam inscritos no evento, mas apenas um
(primeiro autor) deve submeter o arquivo.
- A inscrição deverá ser paga por todos os autores do trabalho, pois
os resumos expandidos
(de até 3 páginas) só serão avaliados após a
efetivação do pagamento da inscrição.
- Cada trabalho pode conter no máximo 5 (cinco) autores. O participante poderá ser primeiro autor 2
(duas) vezes, porém em modalidades diferentes: Comunicação Científica;
Comunicação de Experiência; Roda de Conversa; e Oficina de submissão
trabalhos. Por exemplo, o participante poderá ser primeiro autor somente em uma
comunicação científica (ou experiência) e em uma oficina. Não restringiremos a
quantidade de coautoria.
- Para todas as modalidades, é necessário o envio de resumo expandidos (de até 3
páginas) para avaliação seguindo o template
disponibilizado na seção de submissão abaixo. Os resumos expandidos (de
até 3 páginas) serão avaliados pela Comissão Científica e, se
aceitos, serão disponibilizados para que os participantes possam consultá-los
ao longo do evento, visando escolher a sala de comunicação de seu interesse.
- Após a realização do evento, os participantes que tiverem seus
resumos expandidos
(de até 3 páginas) aceitos para apresentação, terão a
possibilidade de submeter o trabalho completo para publicação nos anais do
evento: Comunicações Científicas e de
Experiência (mínimo 7 e máximo de 12 páginas), Sessões de Roda de Conversa
(mínimo 8 e máximo 10 páginas) e Oficinas (mínimo 5 e máximo 6 páginas). As
orientações e os templates serão encaminhados aos autores. O prazo para essa
segunda etapa será até 31 de outubro de 2023. Os trabalhos que não forem apresentados no evento não
serão publicados nos anais.
4. Certificação
- O certificado de
participação está condicionado à frequência mínima de 75% nas atividades do
evento, que compreende a presença nas mesas-redondas e nas sessões de
comunicações.
- Os certificados de participação no evento terão carga horária de 30 horas.
- O certificado de apresentação de trabalho será emitido para os autores, se for realizada a identificação do pagamento de todos os autores e se o trabalho for efetivamente apresentado.
5. Para os autores
- Recomendamos que todos os autores estejam presentes no dia da
apresentação, mas, se não for possível, pelo menos um deles deve estar presente
para apresentar o trabalho.
- Os trabalhos que não tiverem nenhum autor presente não serão
apresentados, nem publicados e nem receberão certificado.
- As apresentações acontecerão nas datas e horários descritos na
programação.
- A
indicação das salas, onde acontecerão as
apresentações, serão disponibilizadas no
próprio site do evento uma semana antes do
início.
- As sessões de comunicações científicas e de experiência terão 100
minutos de duração, com 4 trabalhos a serem apresentados em cada sessão, de
modo que cada comunicação terá 15 minutos para apresentação e 10 minutos para
discussão.
- O tempo para a apresentação e para a discussão será rigorosamente
respeitado para que todos tenham a oportunidade de ter seus trabalhos
apresentados e discutidos. Portanto, o mediador e os monitores da sala
intervirão para que esse tempo seja respeitado por todos.
- Pedimos que todos os autores responsáveis pela apresentação
compareçam às salas
com 10 minutos de antecedência para acertos pontuais
acerca das apresentações com os monitores.
O IX SHIAM acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de Julho de 2023, na Universidade Estadual de Campinas, e será promovido no evento um espaço para o lançamento de livros. Apesar dessa edição ser presencial, o evento contará também com um espaço on-line, na plataforma do evento, para a divulgação de um vídeo sobre a obra.
Portanto, todos que desejam lançar livros inéditos ou publicados entre os anos de 2021 a 2023 (desde que não tenha sido lançado no VIII SHIAM), poderão participar da noite de autógrafos, que ocorrerá no dia 18/07/2023, no local do evento, e ter um vídeo sobre a obra disponível o tempo todo na plataforma do evento: https://www.even3.com.br/ixshiam
Sobre o lançamento presencial:
No dia da festa de confraternização do IX SHIAM, que ocorrerá no dia 18 de julho de 2023, também acontecerá a noite de autógrafos dos livros, que poderão estar disponíveis para venda no local.
Os(as) próprios(as) autores(as)/organizadores(as)/editores(as) serão responsáveis pela estrutura de exposição, bem como da mesa de autógrafos dos respectivos livros. A organização do IX SHIAM disponibilizará o espaço.
Para aqueles que vão lançar E-book, poderão levar seus próprios notebooks para a exposição de suas obras no local.
Sobre o lançamento virtual:
O vídeo será disponibilizado na página do evento, aberto na área do participante, durante todo o período de realização do IX SHIAM.
O vídeo gravado deve ter de 5 a 10 min e encaminhado para: shiam.trabalhos@gmail.com .
O vídeo deve ser enviado por meio de um link do drive ou do YouTube (no formato não listado).
O vídeo será postado pela organização em um dos canais do YouTube do evento (ou seja, será gerado outro link) e será disponibilizado na plataforma, portanto a organização do evento se encarregará de criar uma capa padronizada para o vídeo.
Se você tem interesse em lançar seu livro durante o IX SHIAM, preencha o formulário disponível (encerrado).
No caso de obras com mais de um(a) autor(a), todos(as)deverão preencher o formulário e concordar com o Termo de Consentimento.
Atenção para as orientações:
Os livros lançados devem ter sido publicados no período 2021 - 2023 e não haverá cobrança de taxa;
Todos(as) autores(as) de obras integrais devem estar inscritos no evento.
No caso de obras organizadas, pelo menos os organizadores devem estar inscritos no evento.
Os(as) autores(as) responsáveis pela obra deverão preencher e enviar o formulário até 01 de junho de 2023 (prorrogado para dia 07 de julho).