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Apresentação

O Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática (Shiam) se tornou um evento tradicionalmente muito importante para o campo da Educação Matemática e aguardado por todos(as). Espaço de encontro privilegiado em que professores(as) que ensinam matemática e pesquisadores(as) têm a oportunidade de socializar, discutir, analisar e refletir especificamente suas diferentes experiências, necessidades e investigações de e em aulas de matemática.

A cada edição, o Shiam amplia o seu alcance e promove a participação de professores(as) que ensinam matemática nas redes públicas e privadas da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Superior, além de futuros(as) professores(as), pós-graduandos(as) e gestores(as) educacionais.

O Shiam é uma iniciativa do Grupo de Sábado (GdS), subgrupo do PraPeM-CEMPEM (Prática Pedagógica em Matemática - Círculo de Estudo Memória e Pesquisa em Educação Matemática), da Faculdade de Educação da Unicamp, e em 2023, ocorreu a sua nona edição, com um histórico de pesquisa e colaboração em diferentes temáticas: “a necessidade de uma mudança de foco na formação de professores e o papel central do conhecimento especializado do professor e dos contextos formativos”; “colaboração e desenvolvimento profissional”; “aprendizagens e desafios em comunidades de professores que ensinam matemática”; “experiências sobre formação de professores que ensinam matemática”; “estudos e problematizações de aulas como alternativas ao desenvolvimento profissional docente e à melhoria do ensino e da aprendizagem matemática”; “aventuras e desafios em tempo de pandemia: (re)inventar a prática docente”.

O VIII Shiam, ocorrido remotamente, abriu espaço para que docentes e formadores(as) de professores(as) pudessem compartilhar suas experiências, aventuras e desafios de ensinar e aprender matemática em tempo de pandemia. Muitos(as) deles(as) se viram desafiados(as) a (re)inventar suas práticas docentes e a aprender, na prática, a ensinar remotamente e conquistar o interesse dos(as) alunos(as) em ambientes mediados pela tecnologia. Os(As) palestrantes foram unânimes em afirmar que, depois dessa experiência de ensino remoto, utilizando recursos computacionais e de comunicação, as aulas já não voltariam a ser as mesmas.

Transcorridos dois anos daquele encontro, e com a volta à presencialidade, docentes e formadores de professores percebem que, efetivamente, encontraram uma escola diferente.  Ademais, com a Reforma do Ensino Médio, as escolas vivenciaram nos últimos anos o Novo Ensino Médio, implicando nas práticas docentes. Assim algumas reflexões sobre o que realmente mudou no retorno às escolas na pós-pandemia, motivaram o Grupo de Sábado a eleger como tema central para o IX Shiam as “Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou?”. Além disso, foi possível cumprir os seguintes objetivos:

 

  • Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinar e aprender matemática na Educação Básica;

  • Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades para o ensino e para a aprendizagem da matemática nos Ensinos Fundamental e Médio;

  • Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na Educação Básica;

  • Compreender e discutir diferentes metodologias que promovam o desenvolvimento profissional do professor, da pesquisa do professor sobre sua própria prática e da melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na Educação Básica;

  • Valorizar histórias e experiências compartilhadas por professores que ensinam matemática na Educação Básica e pesquisadores, nas ações docentes e investigações em/sobre aulas de matemática.

  • Refletir sobre as experiências matemáticas compartilhadas por professores que atuam na Educação Infantil, promovendo novas aprendizagens matemáticas.

A nona edição, organizada pelo GdS, PraPeM-FE/Unicamp, Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (GPEMATEC) - IFSP/Campus Hortolândia, CIEpsMat, GPPM e GPEEMAT, contou com o apoio da Unicamp, dos IFSP – Hortolândia e São Paulo, Uniso e UVA. Foram compartilhadas narrativas e investigações de experiências de retomada do ensino presencial, seja em aulas do ensino de matemática nos diferentes contextos escolares, seja no Ensino Superior ou no contexto da formação de professores(as) que ensinam matemática.

Nessa edição, tivemos a inscrição de 85 estudantes da graduação, 181 professores(as) e profissionais da Educação Básica, 50 pós-graduandos, 84 professores universitários e 65 ouvintes. Esses números demonstram que, mais uma vez, o evento alcançou seu público-alvo. Ademais, a grande novidade desta edição foi o I Shiamzinho, que proporcionou às mamães e aos papais professores(as)/ pesquisadores (as) mais tranquilidade para participarem do evento, trazendo visibilidade para demandas da parentalidade em espaços acadêmicos e profissionais, especialmente das mulheres professoras e/ou pesquisadoras.

Das submissões de trabalhos, em formato de resumo expandido, foram aprovados pela Comissão Científica e apresentados: 96 comunicações científicas; 86 comunicações de experiência; 14 pôsteres; e 3 rodas de conversas. Desses estudos, 46 eram sobre Experiências sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática, 38 sobre Experiências sobre Histórias de Aulas de Matemática, 63 sobre Investigações de Aulas de Matemática; 52 sobre Investigações sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática, além de 25 oficinas

Os lançamentos de livros foram gravados e os vídeos estão divulgados no canal do GdS, onde estão disponíveis e podem ser consultados no endereço abaixo: https://www.youtube.com/@gds-grupodesabado6984/videos.

 

Após a apresentação das comunicações científicas e de experiências, das oficinas e das rodas de conversas, os autores foram convidados a enviarem a versão completa dos trabalhos a serem publicados nos Anais. Os autores desses trabalhos completos ficaram responsáveis pelo conteúdo e pela redação final desses artigos, inclusive pela correção ortográfica e gramatical. Assim, os Anais dos trabalhos completos do IX Shiam contém: 23 Experiências sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática; 24 Histórias de Aulas de Matemática; 21 Investigações sobre Histórias de Aulas de Matemática; 23 Investigações sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática.

Finalmente, o leitor encontrará aqui, trabalhos interessantes relacionados às experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia.




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Responsável

shiam.trabalhos@gmail.com


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