Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O Seminário Nacional de Histórias e
Investigações de/em aulas de Matemática (Shiam) se tornou um evento
tradicionalmente muito importante para o campo da Educação Matemática e
aguardado por todos(as). Espaço de encontro privilegiado em que professores(as)
que ensinam matemática e pesquisadores(as) têm a oportunidade de socializar,
discutir, analisar e refletir especificamente suas diferentes experiências,
necessidades e investigações de e em aulas de matemática.
A cada edição, o Shiam amplia o seu
alcance e promove a participação de professores(as) que ensinam matemática nas
redes públicas e privadas da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e Finais do
Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Superior, além de futuros(as)
professores(as), pós-graduandos(as) e gestores(as) educacionais.
O Shiam é uma iniciativa do Grupo
de Sábado (GdS), subgrupo do PraPeM-CEMPEM (Prática Pedagógica em Matemática -
Círculo de Estudo Memória e Pesquisa em Educação Matemática), da Faculdade de
Educação da Unicamp, e em 2023, ocorreu a sua nona edição, com um histórico de
pesquisa e colaboração em diferentes temáticas: “a necessidade de uma mudança
de foco na formação de professores e o papel central do conhecimento
especializado do professor e dos contextos formativos”; “colaboração e
desenvolvimento profissional”; “aprendizagens e desafios em comunidades de
professores que ensinam matemática”; “experiências sobre formação de
professores que ensinam matemática”; “estudos e problematizações de aulas como
alternativas ao desenvolvimento profissional docente e à melhoria do ensino e
da aprendizagem matemática”; “aventuras e desafios em tempo de pandemia:
(re)inventar a prática docente”.
O VIII Shiam, ocorrido
remotamente, abriu espaço para que docentes e formadores(as) de professores(as)
pudessem compartilhar suas experiências, aventuras e desafios de ensinar e
aprender matemática em tempo de pandemia. Muitos(as) deles(as) se viram
desafiados(as) a (re)inventar suas práticas docentes e a aprender, na prática,
a ensinar remotamente e conquistar o interesse dos(as) alunos(as) em ambientes
mediados pela tecnologia. Os(As) palestrantes foram unânimes em afirmar que,
depois dessa experiência de ensino remoto, utilizando recursos computacionais e
de comunicação, as aulas já não voltariam a ser as mesmas.
Transcorridos dois anos daquele encontro, e com a volta à presencialidade, docentes e formadores de professores percebem que, efetivamente, encontraram uma escola diferente. Ademais, com a Reforma do Ensino Médio, as escolas vivenciaram nos últimos anos o Novo Ensino Médio, implicando nas práticas docentes. Assim algumas reflexões sobre o que realmente mudou no retorno às escolas na pós-pandemia, motivaram o Grupo de Sábado a eleger como tema central para o IX Shiam as “Experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou?”. Além disso, foi possível cumprir os seguintes objetivos:
A nona edição, organizada pelo GdS,
PraPeM-FE/Unicamp, Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia
(GPEMATEC) - IFSP/Campus Hortolândia, CIEpsMat, GPPM e GPEEMAT, contou com o
apoio da Unicamp, dos IFSP – Hortolândia e São Paulo, Uniso e UVA. Foram
compartilhadas narrativas e
investigações de experiências de retomada do ensino presencial, seja em aulas
do ensino de matemática nos diferentes contextos escolares, seja no Ensino
Superior ou no contexto da formação de professores(as) que ensinam matemática.
Nessa edição, tivemos a inscrição
de 85 estudantes da graduação, 181 professores(as) e profissionais da Educação
Básica, 50 pós-graduandos, 84 professores universitários e 65 ouvintes. Esses
números demonstram que, mais uma vez, o evento alcançou seu público-alvo. Ademais, a grande novidade desta edição foi o I Shiamzinho, que proporcionou às mamães e aos papais professores(as)/ pesquisadores (as) mais tranquilidade para participarem do evento, trazendo visibilidade para demandas da parentalidade em espaços acadêmicos e profissionais, especialmente das mulheres professoras e/ou pesquisadoras.
Das submissões de trabalhos, em
formato de resumo expandido, foram aprovados pela Comissão Científica e
apresentados: 96 comunicações científicas; 86 comunicações de experiência; 14
pôsteres; e 3 rodas de conversas. Desses estudos, 46 eram sobre Experiências
sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática, 38 sobre Experiências
sobre Histórias de Aulas de Matemática, 63 sobre Investigações de Aulas de
Matemática; 52 sobre Investigações sobre Formação de Professores que Ensinam
Matemática, além de 25 oficinas
Os lançamentos de livros foram gravados e os vídeos estão divulgados no canal do GdS, onde estão disponíveis e podem ser consultados no endereço abaixo: https://www.youtube.com/@gds-grupodesabado6984/videos.
Após a apresentação das
comunicações científicas e de experiências, das oficinas e das rodas de
conversas, os autores foram convidados a enviarem a versão completa dos
trabalhos a serem publicados nos Anais. Os autores desses trabalhos completos
ficaram responsáveis pelo conteúdo e pela redação final desses artigos,
inclusive pela correção ortográfica e gramatical. Assim, os Anais dos trabalhos
completos do IX Shiam contém: 23 Experiências sobre Formação de Professores que
Ensinam Matemática; 24 Histórias de Aulas de Matemática; 21 Investigações sobre
Histórias de Aulas de Matemática; 23 Investigações sobre Formação de
Professores que Ensinam Matemática.
Finalmente, o leitor encontrará
aqui, trabalhos interessantes relacionados às experiências e investigações de ensinar e aprender matemática
na pós-pandemia.
{{item.denominacao}} |
Responsável
shiam.trabalhos@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}