IV SEMINÁRIO DO GEICS & I ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM CURRÍCULO, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola

IV SEMINÁRIO DO GEICS & I ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM CURRÍCULO, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola

online Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo - São Paulo - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Idioma

SOBRE O EVENTO

O IV SEMINÁRIO DO GEICS & I ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM CURRÍCULO, DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola será realizado entre os dias 10 e 12 de novembro de 2022, de forma híbrida (presencial e on-line) gratuitamente. Contará com mesas temáticas nacionais e internacional, apresentação de trabalhos científicos, noite de autógrafos e painel síntese.

O evento ocorre em um momento de muitos debates em torno da educação e de reformas curriculares desde a Educação Básica até o Ensino Superior, demandando reflexão crítica propositiva que busque renovar práticas e mobilizar ações para o enfrentamento das adversidades que permeiam o contexto educacional contemporâneo. Discutir a escola que temos e a que escola queremos, bem como o tipo de professores necessários para ela, é fundamental para o enfrentamento dessa realidade transitória entre a velha e nova escola, que se configura nebulosa e carente de uma renovação. Para tanto, reúnem-se neste evento sete Grupos de Pesquisa na área de Currículo, Didática e Formação de Professores para discutir e compartilhar pesquisas, reflexões e proposições que abordam temáticas que perpassam pelas questões do currículo, das finalidades educativas da escola, da prática docente no Ensino Superior e na Educação Básica e do impacto das tecnologias, numa perspectiva de inovação para atender a demandas formativas do século XXI.

Os Grupos de Pesquisa que comporão o evento são: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS/Mackenzie); Contexto escolar, processos identitários na formação de professores e alunos da educação básica – (CEPId/ PUCSP); Teorias da Educação e Processos Pedagógico (TEPP/PUC-Goiás); Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas (GEPCEM/Unisinos); Paradigmas Educacionais e a Formação de Professores (Grupo I – PEFOP/PUCPR); Grupo de Estudos e Pesquisa Escola, Currículo e Conhecimento (ECCo/USP); Grupo de Estudos e Observatório do Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica (GEODDIP) e Processos de Constituição do Sujeito em práticas educativas (PCSPE- PUC-Camp). 

O evento conta com o apoio do MackPesquisa e será realizado no campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, com transmissão ao vivo para as mesas e para as sessões temáticas de trabalhos científicos. Haverá uma chamada para aqueles que queiram participar do evento presencialmente, fiquem atentos aos comunicados do Grupo GEICS.

A proposta oferece a oportunidade de apresentação de trabalhos e pesquisas científicas realizadas por estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, professores da rede da educação básica e pesquisadores. As apresentações dos trabalhos submetidos e aprovados pela Comissão Científica serão realizadas no último dia do evento , de forma presencial ou on-line.

Participe e traga sua contribuição para esse incrível debate! Realize sua inscrição geral no evento! Confira a seguir a programação e as regras de submissão!

INSCRIÇÕES

Teremos algumas inscrições para o evento presencial (sendo necessário também a inscrição geral no evento) - fiquem atentos aos canais de comunicação do Grupo GEICS!

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

PROGRAMAÇÃO

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

PROGRAMAÇÃO DAS SALAS TEMÁTICAS

CLIQUE AQUI

PALESTRANTES & MEDIADORES

{{item.nome}}

{{item.nome}}



DESCRIÇÕES DAS ÁREAS TEMÁTICAS


Acolhe trabalhos que analisam as relações entre concepções de currículo, a escola e sua relação com a cultura e sociedade. Ainda, trabalhos que analisam as escolhas curriculares feitas pelas instituições escolares e governamentais e a influência e interação dessas escolhas na docência, nos movimentos identitários docentes. Finalmente, pesquisas sobre como campos diversos (religioso, político, educacional e cultural) atuam para a formação de diferentes visões de mundo e de que maneira estas influenciam a construção curricular, explícita ou não, modelando o processo educacional em seus pressupostos e práticas.


Acolhe trabalhos que investigam os processos constitutivos da identidade de educadores e alunos da educação básica e que analisam os fenômenos na relação com o contexto que os produzem, de uma perspectiva crítico-reflexiva, explicando as condicionantes que atuam na produção deste contexto e influenciam a aprendizagem, o desenvolvimento e o ensino desenvolvidos na escola. Enfatiza a formação de professores e de gestores da escola e os estudos envolvendo alunos da educação básica, professores, gestores e famílias.


Acolhe trabalhos que têm por finalidade a pesquisa na formação de professores num processo de problematização, reflexão e análise da prática pedagógica. Focaliza o ensino, a aprendizagem, as tecnologias educacionais e saberes docentes na formação inicial e continuada.


Acolhe trabalhos que desenvolvem análises relacionadas aos conhecimentos dos diferentes campos que compõem o currículo da educação básica, bem como à sua recontextualização em diferentes dimensões.


Acolhe investigações, reflexões e experiências que discutam e analisem os impactos das tecnologias digitais no contexto educacional e como são assimiladas em espaços educacionais. Apresentar como o uso das tecnologias digitais é incorporado na prática docente, identificando novas práxis para construção de modelos de ensino-aprendizagem personalizados e colaborativos. Discutir de que maneira o reconhecimento da cultura digital e o uso das tecnologias se insere nos cursos de formação de professores. Apontar caminhos para o avanço da cultura digital no contexto educacional em todos os níveis de ensino.


Acolhe estudos, investigações que se voltem aos processos de ensino e aprendizagem, a partir de dimensões cognitivas, técnicas, políticas, histórico-culturais e artísticas, tendo como eixo temas postos pela contemporaneidade. Dentre eles, destacam-se: comunidades de aprendizagem, aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores e demais agentes educacionais, currículo, tecnologias da informação e comunicação, educação a distância, políticas públicas educacionais, políticas de inclusão (raça, etnia, gênero, necessidades especiais, digital etc.), cultura escolar e da escola, produção e avaliação de recursos digitais. 

SUBMISSÕES

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

REALIZAÇÃO & APOIO

ANAIS DE EDIÇÕES ANTERIORES






SOBRE O GRUPO GEICS

O Grupo GEICS, Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade, é composto por pessoas que têm produzido na área de formação de professores e sobre o uso de diferentes linguagens e recursos na prática docente. Pensar as questões do currículo e seus desdobramentos, tais como a docência, as correntes pedagógicas, a relação entre currículo e sociedade, as questões psicossociais e os avanços envolvidos no processo educacional e na formação dos professores é objetivo desse grupo. Espera-se explicitar as epistemologias e ideologias que subjazem às práticas pedagógicas cotidianas, bem como analisar o que sustenta a formulação de propostas curriculares nos vários níveis de ensino, desde a educação básica até o Ensino Superior. Espera-se explicitar como os movimentos e avanços sociais e tecnológicos afetam e movimentam o currículo, a prática e a identidade docente. Entendemos que há necessidade de pesquisas que fortaleçam e explicitem essa construção, para uma prática mais coerente e consciente das escolas com suas propostas pedagógicas.


INTERESSE

Seja o primeiro a receber novidades sobre nosso evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}