{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O III Seminário Internacional GEICS - Sociedade, Currículo e Formação Docente em debate: condições para o conhecimento poderoso foi realizado nos dias 22 e 23 de outubro de 2021, on-line e gratuito para ouvintes. Contou com conferência de abertura, mesa temática internacional, apresentação de trabalhos científicos e painel síntese.

O evento ocorreu em um momento crucial em nosso país, diante da reforma curricular que está sendo implementada da Educação Básica até a formação de professores. Discutiu-se sobre que escola queremos e que professores são necessários para essa escola é fundamental para o enfrentamento de nossa realidade educacional. Refletiu-se a partir dos seguintes questionamentos: Qual o “lugar” dos conhecimentos especializados nos currículos escolares da Educação Básica e dos cursos de formação de professores? Qual o “lugar” do conhecimento poderoso no desenvolvimento de pessoas conscientes, atuantes e autônomas? Entendemos que é o conhecimento poderoso, trabalhado por professores didática e pedagogicamente bem-preparados, que poderá favorecer o desenvolvimento de pessoas que se sintam estimuladas em suas vidas e autônomas em seus processos decisório a contribuir para a busca de uma sociedade mais justa. Para tanto, a tensão entre o desenvolvimento de habilidades e competências e a aquisição dos conhecimentos conceituais precisa ser enfrentada.

Foram apresentados 40 trabalhos, em 10 sessões temáticas, a partir de 6 eixos temáticos: (i) Escola e Currículo: Docência, Cultura e Sociedade, (ii) Cultura Digital e Prática Docente; (iii) Aspectos psicossociais do processo ensino e aprendizagem; (iv) Visão de mundo, educação e sociedade; (v) Movimentos identitários de docentes na escola.

A conferência de abertura contou com a participação do Prof. Dr. José Carlos Libâneo (PUC-GO) intitulada “Finalidades educativas escolares em disputa e o currículo: o lugar da escola e do conhecimento escolar”. Já a mesa temática “Sociedade, Currículo e Formação Docente” contou com a participação do Prof Dr. Marcelo Furlin (UMESP) e Profa. Dra. Lee Rusznyack (University of the Witwatersrand).

Nos resumos expandidos desses Anais, o leitor terá oportunidade de conhecer pesquisas realizadas em diferentes instituições brasileiras, com temáticas relacionadas desde a Educação Básica ao Ensino Superior. Ressalta-se que as opiniões e conclusões emitidas nos diversos trabalhos são de responsabilidade de seus autores exclusivamente. 




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA

GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CURRÍCULO E SOCIEDADE (GEICS)

Rua da Consolação, 930 - Prédio 16, primeiro andar

Consolação, CEP: 01302-907, São Paulo - SP - Brasil

Tel: (11) 2114 - 8710 e grupogeics@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}