SOCIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO NOVO ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO: ANÁLISE DA OBRA CONTEXTO E AÇÃO (PNLD 2021)

Publicado em 07/11/2023 - ISBN: 978-65-272-0063-5

Título do Trabalho
SOCIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO NOVO ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO: ANÁLISE DA OBRA CONTEXTO E AÇÃO (PNLD 2021)
Autores
  • Zulcimara Araujo Amorim
  • Bianca dos Santos Caldas
  • Nathalia da Silva Rocha
Modalidade
Apresentação em Grupos de Trabalho
Área temática
GT 1 - Ensino de Ciências Sociais no Ensino Médio (Coordenação: Adelson Dias de Oliveira e Rosicleide Araújo de Melo)
Data de Publicação
07/11/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/x-semana-de-ciencias-sociais-368949/705865-sociologia-nos-livros-didaticos-do-novo-ensino-medio-em-pernambuco--analise-da-obra-contexto-e-acao-(pnld-2021)
ISBN
978-65-272-0063-5
Palavras-Chave
Novo Ensino Médio, Sociologia, livro didático
Resumo
Com o advento do Novo Ensino Médio, a disciplina de Sociologia deixou de ser obrigatória pra os três anos desta etapa de ensino e passou a compor o itinerário formativo da área de “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, que abrange também as disciplinas de Filosofia, Geografia e História, e em Pernambuco, Sociologia compõe apenas a grade curricular do 2º ano. Parte importante da efetivação do novo modelo, os livros didáticos unitários foram substituídos por coleção de 6 volumes, que pretendem abranger toda essa área de conhecimento. A partir disso, o presente artigo tem o objetivo de expor e discutir a análise da obra "Contexto e Ação" da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da Editora Scipione, utilizada em escolas da rede pública de Pernambuco. A análise buscou identificar os objetos de conhecimento próprios à Sociologia definidos pelo Organizador Curricular de Sociologia para os segundos anos do Ensino Médio de Pernambuco (2020) presentes na coleção e compreender de que forma estão mobilizados na obra. Identificou-se a presença de apenas presença de apenas 37 dos 48 objetos de conhecimento exigidos pelo organizador e, em relação a outros objetos de conhecimento, foi possível inferir incompletude ou superficialidade nas abordagens. Além disso, há títulos de capítulos e seções pouco elucidativos e alguns conteúdos apresentam-se diluídos em diferentes volumes, o que dificulta sua identificação. A partir das problemáticas observadas são colocadas algumas proposições, tais como: escolha de uma coleção de livros didáticos que aborde todos os objetos exigidos pelo organizador curricular e facilite sua identificação; a reutilização de volumes únicos acessíveis como apoio para estudo, planejamento e produção de materiais para as aulas; apontamento para a necessidade de mais professores formados na área, que possam identificar os melhores livros didáticos e, ao mesmo tempo, não depender deles.
Título do Evento
X Semana de Ciências Sociais da Univasf
Cidade do Evento
Juazeiro
Título dos Anais do Evento
Anais da semana de ciências sociais da univasf
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AMORIM, Zulcimara Araujo; CALDAS, Bianca dos Santos; ROCHA, Nathalia da Silva. SOCIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO NOVO ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO: ANÁLISE DA OBRA CONTEXTO E AÇÃO (PNLD 2021).. In: Anais da semana de ciências sociais da univasf. Anais...Juazeiro(BA) UNIVASF, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/x-semana-de-ciencias-sociais-368949/705865-SOCIOLOGIA-NOS-LIVROS-DIDATICOS-DO-NOVO-ENSINO-MEDIO-EM-PERNAMBUCO--ANALISE-DA-OBRA-CONTEXTO-E-ACAO-(PNLD-2021). Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes