Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
A Semana de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) chega à sua décima edição, que será realizada em Juazeiro (BA) a partir da noite de 4 de outubro de 2023. Mantendo a tradição de focar na reflexão de temas relevantes para o nosso tempo e espaço, esta edição do evento questiona a necessidade de decolonizar teorias e práticas nas ciências sociais. Para nosso contentamento, avançamos em muitas medidas de prevenção à covid-19 e poderemos realizar este evento de modo presencial, ocupando o campus universitário com o encontro físico de estudantes e profissionais de ciências sociais.
O tema central deste nosso evento retoma um debate presente há alguns anos nas Ciências Sociais da Univasf. Ilustrando o interesse da instituição em enfrentar a reflexão sobre a colonialidade, relembramos, por exemplo, que, a oitava edição da Semana de Ciências Sociais da Univasf oportunizou trocas enriquecedoras e diálogos profícuos com parceiros interessados na epistemologia das percepções de diferentes agências e projetos em África. Naquela edição, realizada em 2018, nosso evento foi feito em parceria com o Colóquio Internacional de História da África, levando ao centro do debate o duplo interesse de fazer e pensar sobre “História e Ciências Sociais”.
Agora, depois de cinco anos, a África volta ao centro de nosso evento pelo interesse de focar a decolonialidade como chave importante para as reflexões contemporâneas das ciências sociais. Esta décima edição da Semana de Ciências Sociais da Univasf visa a problematizar conceitos, práticas e referenciais teóricos que afetam a atuação profissional de cientistas sociais com diversas marcas da colonialidade do pensamento e da ação. Tomando um questionamento como título, convidamos colegas e estudantes de ciências sociais a refletir conosco sobre a descolonização do nosso campo de atuação. Para isso, nosso evento contará com conferências de pesquisadores que contribuíram para a consolidação de diferentes perspectivas neste debate, bem como teremos mesas redondas e GTs abordando o tema de modo central.
Além disso, temos a intenção de fazer com que este nosso evento marque positivamente a retomada de intercâmbios mais diretos entre profissionais de ciências sociais no Vale do São Francisco. Portanto, esta é também uma Semana em que cultivamos a esperança de que a mitigação da covid-19 no mundo e as recentes mudanças políticas em nosso país nos deem condições de retomar a marcha da produção de ciências sociais com sotaques e entonações próprias à nossa região.
A programação geral do evento terá conferências, mesas redondas, grupos de trabalho, minicursos, apresentação de posters e lançamento de livros ao longo dos quatro dias de evento. As atividades se iniciarão na noite de 4 de outubro e se estenderão pelas tardes e noites dos dois dias seguintes. O último dia, 7 de outubro, será dedicado à realização de minicursos que ocorrerão apenas no período da manhã. Com isso, realizaremos um evento com diversas formas de participação, que impliquem igualmente em debates qualificados e produtivos.
Por fim, vale dizer que – apesar da escolha de um tema central – a X Semana de Ciências Sociais da Univasf continua a manter outra tradição, que é a do pluralismo de ideias. Deste modo, pretendemos continuar sendo um espaço plural de trocas diversas no qual encorajamos também a proposição de atividades que não têm a decolonialidade no centro de suas preocupações teóricas e práticas.
{{item.denominacao}} |
Responsável
semana.coloquio@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}