INSTRUÇÃO DIRETA OU INSTRUÇÃO EXPLÍCITA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

Publicado em 01/10/2025 - ISSN: 2763-8588

Título do Trabalho
INSTRUÇÃO DIRETA OU INSTRUÇÃO EXPLÍCITA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
Autores
  • Brenda Rosana Goulart
  • Luciana Piccoli
Modalidade
Comunicação oral - presencial
Área temática
Alfabetização e suas práticas
Data de Publicação
01/10/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-congresso-brasileiro-alfabetizacao/1135641-instrucao-direta-ou-instrucao-explicita-na-alfabetizacao-de-criancas
ISSN
2763-8588
Palavras-Chave
Alfabetização; Instrução direta; Mediação pedagógica; Apropriação do princípio alfabético; Instrução explícita.
Resumo
Este resumo tem como objetivo problematizar a aplicação do termo “instrução explícita” no âmbito da faceta linguística da alfabetização, realizando um contraponto a como esse conceito vem sendo aplicado nas abordagens fônicas. O aporte teórico são os conceitos de facetas da alfabetização, desinvenção da alfabetização, mediação pedagógica, instrução direta e sequência didática. A metodologia consiste em uma pesquisa de intervenção pedagógica com abordagem qualitativa, composta pela avaliação diagnóstica das aprendizagens, planejamento e aplicação de intervenções. O corpus empírico é formado pela descrição de três situações de instrução direta que ocorreram em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola da periferia de Porto Alegre/RS. Os resultados demonstram que as mediações visam relacionar o gesto vocal com o grafema correspondente a partir de análises e reflexões linguísticas, em contraposição à segmentação de palavras em fonemas. As conclusões finais destacam que a construção da didática da alfabetização deve se concentrar na seleção de habilidades linguísticas para serem desenvolvidas de acordo com cada etapa da aprendizagem da língua escrita, superando modelos tradicionais do método fônico. A progressão das habilidades metalinguísticas desenvolvidas ao longo do ano, se dá, dessa forma, em conjunto com a gradual apropriação das crianças do princípio alfabético, garantindo sua consolidação.
Título do Evento
VII Congresso Brasileiro de Alfabetização
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Alfabetização
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOULART, Brenda Rosana; PICCOLI, Luciana. INSTRUÇÃO DIRETA OU INSTRUÇÃO EXPLÍCITA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Alfabetização. Anais...Sao Paulo(SP) Universidade Federal de São Paulo, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-congresso-brasileiro-alfabetizacao/1135641-INSTRUCAO-DIRETA-OU-INSTRUCAO-EXPLICITA-NA-ALFABETIZACAO-DE-CRIANCAS. Acesso em: 19/10/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes