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Apresentação
Em 2025, a Associação Brasileira de Alfabetização celebrou, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, na capital paulista, o VII Congresso Brasileiro de Alfabetização.
A temática que direcionou a organização do VII CONBAlf centrou-se nas interfaces entre políticas públicas, pesquisas e a sala de aula. Essa escolha deveu-se ao fato de que essas três dimensões são estratégicas e fundamentais para se pensar avanços significativos no campo educacional, especialmente no contexto em que se vive a implementação de novas políticas de leitura e de escrita por meio de ações do governo federal e dos governos estaduais e municipais com vistas a impulsionar a qualidade do ensino público.
Como demonstra o acúmulo de conhecimento na área e as pesquisas mais recentes desenvolvidas no Brasil e no exterior, a garantia da escolarização é decisiva para o acesso ao mundo da cultura letrada em uma sociedade grafocêntrica, no entanto, somente a conquista do grau de escolaridade não é garantia de um processo de apropriação da leitura e da escrita que permita a formação de sujeitos alfabetizados com autonomia e senso crítico. Faz-se fundamental investimentos em políticas públicas focadas na superação de desigualdades sociais e de acesso à leitura e à escrita, pautadas em pesquisas e conhecimentos científicos de relevância e efetivo impacto na realidade educacional de todo o país, que dialogue, subsidie e amplifique as potencialidades do fazer escolar cotidiano no que se refere às práticas de alfabetização.
Nesse sentido, o VII Congresso Brasileiro de Alfabetização se propôs a congregar pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação e professores e gestores da Educação Básica a discutir formas de articulação entre a produção de conhecimento científico em alfabetização, a elaboração, a execução e a avaliação de políticas públicas focadas na leitura e na escrita e os principais desafios, dificuldades, avanços e possibilidades da alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos provenientes das mais diversas realidades escolares do Brasil.
Como decorrência disso, durante o VII Congresso Brasileiro de Alfabetização foram apresentados 443 trabalhos em sessões de comunicação, abrangendo 10 eixos temáticos: Alfabetização e políticas públicas; Alfabetização e história; Alfabetização, diversidades e inclusão; Alfabetização e infância; Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos; Alfabetização e culturas digitais, tecnologias e outras linguagens; Alfabetização e formação inicial e continuada de professores; Alfabetização e suas práticas; Alfabetização e literatura; Alfabetização, pesquisa autobiográfica e história de vida de professor.
Esses trabalhos, que compreendem resultados de pesquisas científicas e relatos de experiência focados em práticas de alfabetização, os quais compõem os anais da 7ª edição do CONBAlf, cujo objetivo principal é contribuir para a disseminação dos conhecimentos, debates e reflexões produzidas no âmbito do evento.
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