A PRODUÇÃO TEXTUAL COM RECURSOS DIGITAIS NA PESQUISA ALFABECLICANDO

Publicado em 01/10/2025 - ISSN: 2763-8588

Título do Trabalho
A PRODUÇÃO TEXTUAL COM RECURSOS DIGITAIS NA PESQUISA ALFABECLICANDO
Autores
  • Luciene de Sousa Teixeira Vales
Modalidade
Comunicação oral - online (dias 29 e 30/07/2025)
Área temática
Alfabetização e culturas digitais, tecnologias e outras linguagens
Data de Publicação
01/10/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vii-congresso-brasileiro-alfabetizacao/1133172-a-producao-textual-com-recursos-digitais-na-pesquisa-alfabeclicando
ISSN
2763-8588
Palavras-Chave
alfabetização; produção textual; jogos na alfabetização; jogos digitais; ensino público.
Resumo
Este artigo reflete sobre a produção textual com recursos digitais e uso de Metodologias Ativas, em oficinas de reforço escolar de alfabetização, para crianças do 3º ao 5º ano dos Anos Iniciais. Este trabalho faz parte da Pesquisa Alfabeclicando: Reforço Escolar de Alfabetização com uso de Games Educativos – ISERJ/FORPROTEC/FAETEC/FAPERJ que está em fase final de execução, e que tem como objetivo identificar quais competências e habilidades de alfabetização não conseguiram ser ensinadas devido ao contexto da pandemia de Covid-19. As crianças participantes, alunos do GET (03.12.044) Elza Soares, apresentavam grande defasagem na aprendizagem da leitura e da escrita inicialmente. Durante as oficinas, foram desenvolvidas várias atividades com uso e produção de jogos físicos e jogos digitais, pois identificam-se semelhanças e possibilidades educativas nos dois formatos de jogo. Neste recorte apresentamos o Projeto Coletânea de Histórias, descrevendo e analisando o processo de construção de um livro com histórias autorais das crianças, composto também por jogos digitais feitos por elas. Refletimos ainda sobre o uso dos jogos e de tecnologias na produção de textos, demonstrando a importância e o papel do jogo na alfabetização. A produção textual é vista pela Pesquisa como fundamental no processo de alfabetização, pois possibilita a aprendizagem do sistema alfabético de escrita e do letramento, de forma interdependente (Soares, 2020). Verificamos ainda que as Metodologias Ativas da Aprendizagem foram aplicadas de forma satisfatória nas oficinas de reforço escolar, pois as crianças conseguiram realizar as tarefas propostas com muita motivação.
Título do Evento
VII Congresso Brasileiro de Alfabetização
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Alfabetização
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VALES, Luciene de Sousa Teixeira. A PRODUÇÃO TEXTUAL COM RECURSOS DIGITAIS NA PESQUISA ALFABECLICANDO.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Alfabetização. Anais...Sao Paulo(SP) Universidade Federal de São Paulo, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-congresso-brasileiro-alfabetizacao/1133172-A-PRODUCAO-TEXTUAL-COM-RECURSOS-DIGITAIS-NA-PESQUISA-ALFABECLICANDO. Acesso em: 13/10/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes