ENFRENTAMENTO À BRANQUITUDE HEGEMÔNICA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Publicado em 26/03/2025 - ISBN: 978-65-272-1264-5

DOI
10.29327/9786527212645.1028634  
Título do Trabalho
ENFRENTAMENTO À BRANQUITUDE HEGEMÔNICA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Autores
  • Maria de Fatima Borges
  • ANDREA MAILA VOSS KOMINEK
Modalidade
Artigo Completo
Área temática
Educação e Mediação Tecnológica
Data de Publicação
26/03/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vi-conferencia-de-teoria-historico-cultural-ciencia-tecnologia-e-sociedade-443172/1028634-enfrentamento-a-branquitude-hegemonica--caminhos-para-uma-educacao-antirracista
ISBN
978-65-272-1264-5
Palavras-Chave
Educação; Branquitude; Antirracismo; Análise do Discurso
Resumo
Este artigo discorre sobre alguns pressupostos teóricos sobre branquitude e apresenta alguns conceitos fundamentais sobre a análise do discurso, sob viés do debate racial. Os pressupostos apresentados englobam parte de uma proposta de análise de documentos produzidos nos ambientes escolares que baseiam as práticas educativas. Tais produções integram a documentação pedagógica e, geralmente, recebem o nome de “proposta pedagógica” e “plano de ação”. O foco do estudo apresentado neste trabalho está em pensar nas ações antirracistas realizadas nas escolas que têm como base esses documentos. Entendendo que eles se configuram como dispositivos que regulam e organizam os fazeres nesses espaços, é urgente pensar por que as ações antirracistas não se sobressaem, apesar de passados mais de 20 anos da Lei 10.639/2003. Para análise das proposições desses documentos, propomos a abordagem teórico-metodológica da Análise do Discurso (AD), com base na perspectiva dos estudos da branquitude. Lembrando que, para este estudo, limitamo-nos a uma explanação sobre as possibilidades, iniciando com uma apresentação geral dos conceitos trabalhados, seguido de alguns apontamentos e discussões sobre os postulados apresentados, entremeados com algumas proposições de trabalho de análise dos planos de ação voltados para uma prática de educação antirracista.
Título do Evento
VI CONFERÊNCIA DE TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais da Sexta Conferência de Teoria Historico Cultural e CTS
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

BORGES, Maria de Fatima; KOMINEK, ANDREA MAILA VOSS. ENFRENTAMENTO À BRANQUITUDE HEGEMÔNICA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.. In: Anais da Sexta Conferência de Teoria Historico Cultural e CTS. Anais...Curitiba(PR) UTFPR, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vi-conferencia-de-teoria-historico-cultural-ciencia-tecnologia-e-sociedade-443172/1028634-ENFRENTAMENTO-A-BRANQUITUDE-HEGEMONICA--CAMINHOS-PARA-UMA-EDUCACAO-ANTIRRACISTA. Acesso em: 02/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes