{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação




A VI  Conferência da Teoria Histórico Cultural e Ciência Tecnologia e Sociedade é anualmente  promovida pelo grupo de pesquisa do CNPq -TASS- Tecnologia, Atividade, Subjetividade e Saúde, integrado à linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho do Programa de Mestrado e Doutorado em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Composto por pesquisadores nacionais e internacionais bem como alunos de mestrado e doutorado, com pesquisas que incluem além da formação interdisciplinar o viés da subjetividade nos seus estudos. Assim o grupo está voltado para formação de um pesquisador reflexivo e para atuação transformadora na sociedade.

Este ano se iniciou pela Conferencia e pelo Grupo TASS um grande desafio de debater sobre a vulnerabilidade dos seres humanos frente ao grande desenvolvimento científico e tecnológico observado nos últimos tempos. No qual a sensação de assujeitamento e de vulnerabilidade permea o nosso cotidiano em um tempo presente cada vez mais implacável em relação às redes sociais e à inteligência artificial. 

Enquanto campo de conhecimento, a ciência, tecnologia e sociedade através da prática interdisciplinar podem estabelecer a crítica aplicada na relação humano e máquina, buscando a via contraditória e excludente do conhecimento em que se dá a vulnerabilidade social.

A proposta deste evento foi de levantar pensamentos críticos, com  propostas que possam melhor esclarecer esse período de transição onde homem e máquina produzem os excluídos, e os vulneráveis. 

Acreditamos que o ser humano, como está na teoria sociocultural desenvolvida por Vygotsky, se desenvolve nas relações e interações sociais em que se apresentam no contexto histórico e cultural e na superação dos conflitos no qual se desenvolve.

A VI Conferência como evento  interdisciplinar, recebeu autores de todas as áreas do conhecimento efetivando uma grande participação de pesquisadores. Com a participação  de cientístas do Brasil, de Cuba e da Ucrania, se configura como um evento internacional. Ainda contou com a participação de pesquisadores de todo o Brasil, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paula e Goiás, estão entre os muitos Estados, tivemos representações de indígenas de todo o Brasil que viajaram para participar do evento além de toda a comunidade estudantil e científica da UTFPR, a quem novamente agradecemos a colaboração. 
Cientístias de diferentes areas do saber permitiram tratar o tema da Inteligência Artificial e da vulnenrabilidade de uma forma ampla com  temas abertos que podem ser agora conhecidos e amplamente visibilizados.

Dentro da epistemologia sociocultural no aprofundamento do pensamento vygotskyano é fundamental a integração de áreas do saber acadêmico no desenvolvimento científico.

Desta forma desejamos agradecer a todos os envolvidos e participantes por estarem efetivamente e afetivamente presentes nesta Conferencia,  posto que a presença nos possibilita acreditar na importancia dos novos encontros.
 






{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Professora Dr. Maria Sara de Lima Dias

mariadias@professores.utfpr.edu.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}