ENSINO DE ARTES E AS ESTÉTICAS DO LÚDICO

Publicado em 19/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-763-7

Título do Trabalho
ENSINO DE ARTES E AS ESTÉTICAS DO LÚDICO
Autores
  • Ana Valeria Figueiredo da Costa
  • Beatriz Sampaio Iacillo de Albuquerque
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
EIXO 2 - Brinquedoteca como território de criação, descoberta e humanização: Brincar e bem-estar para todos e em todas as idades; Brincar e intergeracionalidade; Brincar e igualdade (social, de gênero, etnia etc.).
Data de Publicação
19/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/623024-ensino-de-artes-e-as-esteticas-do-ludico
ISBN
978-85-5722-763-7
Palavras-Chave
Artes. Cultura Lúdica. Formação de Professores.
Resumo
O lúdico faz parte da natureza humana e aprendemos a ler o mundo e criar novas possibilidades para ele enquanto brincamos. A pesquisa “Estéticas do Lúdico, o brincar como poiésis” objetiva investigar jogos, brinquedos e brincadeiras nas memórias de infância de estudantes como narrativas de poéticas que encerram vivências e experiências estéticas, entendidas como poéticas da existência. Paulo Freire, em seu livro “A importância do ato de ler” (1989), nos brinda com a poética descrição de suas memórias de alfabetização, narrando ao leitor o processo de sua aprendizagem da leitura e escrita. Antes da decifração do código, o autor rememora o entorno sensorial no qual estava imerso, descrevendo o que denomina de “leitura do mundo”, expressão característica ao longo de sua obra. Dessa forma, pensar o lúdico na arte e na educação é buscar nas raízes desse processo o desenvolvimento que permeia a formação do ser como humano em sua constante interação com o meio que o cerca, suas construções individuais e coletivas e, dessa forma, buscar a estética da vida, pensando com a derivação do grego aísthesis, no sentido radical de “sentir com os sentidos” na elaboração poética, cotidianamente, para além dos muros da universidade. O ambiente de formação, seja este escolar ou não escolar, é permeado de ações lúdicas que, desde a mais tenra idade, têm centralidade nas interações humanas. Tomando por base os aspectos educativos, materiais e práticas pensadas para o desenvolvimento humano de forma geral, deve-se procurar levar em conta na sua elaboração, elementos lúdicos (HUIZINGA, 2001; KISHIMOTO, 2002; BROUGÈRE, 2002). Podemos dizer que o lúdico trabalha a aprendizagem da vida, no diálogo constante do construir-se e reconstruir-se continuamente, ação poética o que dialoga com a proposta do bem-viver. Diante dessa construção permanente da existência humana como poiésis algumas questões se levantam para: como as memórias de jogos, brinquedos e brincadeiras da infância transversalizam as poéticas da existência de cada sujeito, individual e coletivamente? Como os rastros dessas memórias se materializam nos objetos do lúdico? Que objetos são esses que carregam em si aspectos da Arte? Como expressões de cultura, o que dizem essas memórias e objetos, dos lugares sociais? A pesquisa é de abordagem qualitativa, na qual os dados serão analisados frente ao referencial teórico da Análise de Conteúdo, tal qual é prescrita por Bardin (2010), com a construção de categorias de análise. Os resultados iniciais apontam para a importância de se inserir o lúdico na formação de professores, buscando uma formação que os futuros docentes sejam mais sensíveis às suas particularidades e atentos aos processos de aprendizagem da leitura e escrita do outro como legítimas formas de aprendizagem, o que fortalece a construção de diálogos como pontes entre a educação mais ampla e a universidade. Fortalecendo a Agenda ESG, o projeto se alia frontalmente ao compromisso de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental como promoção de melhor qualidade de vida indicado no Objetivo de Desenvolvimento Social 3 (ODS 3) da Agenda 2030 (ONU, 2015), qual seja “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades” e o Objetivo 4 (ODS 4) “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Ao propor parcerias internacionais tendo por denominador comum a cultura lúdica e a formação para o brincar em todas as idades, o projeto se estrutura e responde aos objetivos comuns firmados na Agenda 2030, pois que atua diretamente na formação de licenciandos e outros profissionais, ampliando olhares e conhecimentos para e com a diversidade e a inclusão.
Título do Evento
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABBRI
Título dos Anais do Evento
Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do II Simpósio Internacional da ABBri
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Ana Valeria Figueiredo da; ALBUQUERQUE, Beatriz Sampaio Iacillo de. ENSINO DE ARTES E AS ESTÉTICAS DO LÚDICO.. In: Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do Simpósio Internacional da ABBri. Anais...São Paulo(SP) ABBri, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/623024-ENSINO-DE-ARTES-E-AS-ESTETICAS-DO-LUDICO. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

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