A BRINQUEDOTECA NO CONTEXTO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL ENQUANTO UM ESPAÇO DE ESCUTA E RESGATE DA HISTÓRIA INFANTIL.

Publicado em 19/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-763-7

DOI
10.29327/1234436.1-6  
Título do Trabalho
A BRINQUEDOTECA NO CONTEXTO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL ENQUANTO UM ESPAÇO DE ESCUTA E RESGATE DA HISTÓRIA INFANTIL.
Autores
  • Maria Clara Leão Oliveira
  • Victoria Maria Santiago Araújo
  • Celina Magalhães
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
EIXO 2 - Brinquedoteca como território de criação, descoberta e humanização: Brincar e bem-estar para todos e em todas as idades; Brincar e intergeracionalidade; Brincar e igualdade (social, de gênero, etnia etc.).
Data de Publicação
19/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/622870-a-brinquedoteca-no-contexto-do-acolhimento-institucional-enquanto-um-espaco-de-escuta-e-resgate-da-historia-infan
ISBN
978-85-5722-763-7
Palavras-Chave
Acolhimento Institucional; Infância; Psicologia do Desenvolvimento.
Resumo
¹Maria Clara Leão Oliveira, Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, mariaclaraleao@gmail.com; ² Victoria Maria Santiago Araújo, Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, victoriamariasant@gmail.com; ³Celina Maria Colino Magalhães, Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, celinaufpa@gmail.com; PROBLEMÁTICA ESTUDADA: De acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é garantido ao infante o direito à convivência familiar e comunitária, de modo que o acolhimento institucional se configura enquanto uma medida de caráter excepcional em caso de violação dos direitos dessa parcela populacional. Nesse sentido, na vivência do acolhimento a criança é o protagonista, uma vez que todas as decisões são tomadas em prol do seu bem-estar, no entanto ela é o sujeito menos ouvido, nega-se a ela o direito a ser escutada a respeito de suas vivências, emoções e desejos. É fundamental ouvir o infante a respeito de suas inquietações, necessidades e anseios a partir de sua entrada na instituição. Assim, o presente relato de experiência trata sobre a vivência na brinquedoteca de uma Instituição de Acolhimento infantil, e discute esse espaço enquanto um lugar de escuta do discurso desses indivíduos acerca de suas próprias histórias de vida, abarcando seus desejos, medos e expectativas acerca de seus processos de reintegração familiar e/ou colocação em família substituta. EIXO TEMATICO: Brinquedoteca como território de criação, descoberta e humanização. OBJETIVOS: Verificar de que maneira o espaço da brinquedoteca e o brincar corroboram para que crianças em situação de acolhimento manifestem suas próprias histórias de vida e sejam escutadas, na medida em que essas manifestações são determinantes para que as crianças sejam escutadas e tenham poder de decisão sobre seu futuro. METODOLOGIA ADOTADA: Trata-se de um relato de experiência advindo de uma pesquisa de iniciação científica que visava verificar a percepção de crianças acolhidas acerca de seu processo de institucionalização. Nesse estudo, participaram do estudo quatro crianças de zero a onze anos que estavam acolhidas há mais de três meses. De maneira a realizar um período de ambientação da pesquisadora com o público do espaço, os infantes foram convidados pela mesma para realizar atividades livres na brinquedoteca da instituição. As vivências deste período foram registradas em um Diário da Campo para posterior discussão dos discursos coletados nos estudos de caso realizados pela equipe técnica do local. CONCLUSÕES RELEVANTES: Durante o período de ocorrência das brincadeiras, principalmente, naquelas de “faz de conta”, foi possível compreender de maneira qualitativa de que forma se estrutura o universo social de cada infante, os significados e valores que elas absorvem das diferentes relações que estabeleceram ao longo da vida. No decorrer do brincar, as crianças representaram violações de direitos que sofreram ou presenciaram no decorrer de suas trajetórias, como violação sexual, violência doméstica, abandono e negligência e; ao mesmo tempo, denotaram seus desejos e expectativas a respeito do futuro, como a vontade de fazer parte de uma nova família ou retornar as suas famílias de origem, ter uma casa e construir relações saudáveis. Nesse interim, essas experiências foram discutidas nos estudos de caso individuais, que são determinantes para as audiências que decidirão o futuro desses infantes. Assim, considerando que a brinquedoteca é um espaço que reúne diversos instrumentais em que a criança pode fazer proveito do universo lúdico para reconstituir seu mundo de significações, é relevante ter em conta esse local enquanto um espaço de escuta dos indivíduos acolhidos, no qual eles são os protagonistas frente ao relato de suas próprias histórias e seus destinos.
Título do Evento
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABBRI
Título dos Anais do Evento
Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do II Simpósio Internacional da ABBri
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

OLIVEIRA, Maria Clara Leão; ARAÚJO, Victoria Maria Santiago; MAGALHÃES, Celina. A BRINQUEDOTECA NO CONTEXTO DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL ENQUANTO UM ESPAÇO DE ESCUTA E RESGATE DA HISTÓRIA INFANTIL... In: Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do Simpósio Internacional da ABBri. Anais...São Paulo(SP) ABBri, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/622870-A-BRINQUEDOTECA-NO-CONTEXTO-DO-ACOLHIMENTO-INSTITUCIONAL-ENQUANTO-UM-ESPACO-DE-ESCUTA-E-RESGATE-DA-HISTORIA-INFAN. Acesso em: 14/05/2025

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