LABORATÓRIO LÚDICO PEDAGÓGICO (LALUPE) - BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA

Publicado em 19/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-763-7

Título do Trabalho
LABORATÓRIO LÚDICO PEDAGÓGICO (LALUPE) - BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA
Autores
  • Cristiana Reis
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
EIXO 2 - Brinquedoteca como território de criação, descoberta e humanização: Brincar e bem-estar para todos e em todas as idades; Brincar e intergeracionalidade; Brincar e igualdade (social, de gênero, etnia etc.).
Data de Publicação
19/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/622861-laboratorio-ludico-pedagogico-(lalupe)---brinquedoteca-universitaria
ISBN
978-85-5722-763-7
Palavras-Chave
Lúdico, Intencionalidade, Tecnologias
Resumo
Título: LABORATÓRIO LÚDICO PEDAGÓGICO (LALUPE): BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA Autora: CRISTIANA SILVA DOS REIS Instituição: Universidade Estácio de Sá/UNESA E-mail: cristianareis2020@gmail.com Resumo PROBLEMÁTICA ESTUDADA: Este trabalho visa apresentar a experiência de um Laboratório Lúdico Pedagógico, uma brinquedoteca universitária. A brinquedoteca física possibilita um espaço intencional de brincadeiras visando o aprendizado através de atividades lúdicas para crianças, entretanto ela foi sendo ressignificada através de um processo de (re)criação de novas estratégias pedagógicas e tecnologias. Diante deste quadro, o presente visa o relato das experiências desta brinquedoteca onde suas experiências e vivências ocorrem presencialmente e remotamente, onde pessoas são beneficiadas, principalmente crianças da comunidade interna (filhas e filhos de estudantes, docentes e funcionários) e externa (crianças da comunidade do entorno) do Campus Duque de Caxias da Universidade Estácio de Sá/UNESA no Rio de Janeiro, através de vivências lúdicas, valorizando o ato de brincar intencionalmente; onde ocorrem também práticas de estágios obrigatórios de estudantes dos cursos de licenciaturas, incluindo vivências com as metodologias ativas contribuindo para a sua profissionalização, aproximando mais a universidade dos munícipes, ratificando o papel entre a universidade e a sociedade: ensino, pesquisa e extensão. EIXO TEMÁTICO: Estudos sobre a brinquedoteca como um lugar de vivências lúdicas e bem-estar para qualquer pessoa em todas as idades. OBJETIVOS: promoção de vivências e pesquisas lúdicas; criação de diversos materiais e brinquedos para a utilização nas vivências; interação e socialização em ambiente de aprendizagem presencial e virtual para o desenvolvimento de atividades lúdicas; valorização do ato do brincar com intencionalidade; elaborar e desenvolver campo de estágio curricular obrigatório para estudantes dos cursos de licenciaturas; e parcerias beneficiando o atendimento de crianças e adultos da comunidade acadêmica e da comunidade do entorno. METODOLOGIA ADOTADA: Para o desenvolvimento deste projeto a pesquisa-ação central ocorreu e ocorre na construção de um espaço onde estagiários(as), monitores e monitoras, além de docentes possam através das vivências e utilização de metodologias ativas, realizarem suas práticas interdisciplinares; propiciando a exploração e criação de brinquedos, brincadeiras, jogos, histórias, artes, literatura, música; criação de materiais instrucionais e a contribuição para o trabalho com os componentes curriculares de seus cursos. CONCLUSÕES RELEVANTES: a vivência ocorrida neste laboratório lúdico pedagógico configurou-se como um grande momento impactando a formação profissional da equipe (estagiárias, voluntárias, monitoras e docentes) e interação com estudantes de outros cursos do campus (pais, mães e outros familiares das crianças atendidas), unindo teorias dos componentes curriculares às práticas neste laboratório lúdico formalizando a construção de saberes integrando o lúdico, aliadas e ajustadas as exigências do contexto atual. E como resultados houve a produção de materiais instrucionais; a criação do curso de brinquedista, a criação de grupo de estudos lúdicos (produção e submissão); parceria com o projeto intergeracional de Alfabetização de Adultos e Idosos, visitações a outras instituições e espaços dentro do projeto interno Brinquedoteca Itinerante; atendimento a crianças da comunidade local, incluindo crianças com necessidades educativas especiais (impacto social local) e parcerias com atendimentos a comunidade local adulta (Projeto interno chamado Andragoteca).
Título do Evento
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABBRI
Título dos Anais do Evento
Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do II Simpósio Internacional da ABBri
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REIS, Cristiana. LABORATÓRIO LÚDICO PEDAGÓGICO (LALUPE) - BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA.. In: Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do Simpósio Internacional da ABBri. Anais...São Paulo(SP) ABBri, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/622861-LABORATORIO-LUDICO-PEDAGOGICO-(LALUPE)---BRINQUEDOTECA-UNIVERSITARIA. Acesso em: 07/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes