BRINCAR JUNTO A FAMÍLIA SUA CRIANÇA NO HOSPITAL: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Publicado em 19/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-763-7

Título do Trabalho
BRINCAR JUNTO A FAMÍLIA SUA CRIANÇA NO HOSPITAL: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Autores
  • Jéssica Renata Bastos Depianti
  • Mayara Cristina Nunes Ferreira
  • Larissa Menezes
  • Juli valadares Bezerra
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
EIXO 2 - Brinquedoteca como território de criação, descoberta e humanização: Brincar e bem-estar para todos e em todas as idades; Brincar e intergeracionalidade; Brincar e igualdade (social, de gênero, etnia etc.).
Data de Publicação
19/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/616843-brincar-junto-a-familia-sua-crianca-no-hospital--experiencia-de-um-projeto-de-extensao
ISBN
978-85-5722-763-7
Palavras-Chave
Família; Jogos e Brinquedos; Criança Hospitalizada; Enfermagem pediátrica
Resumo
Problemática estudada: os Projetos de Extensão acercar do brincar no ambiente hospitalar, em sua maioria, tem como foco apenas as crianças como participantes. Neste sentido, deve-se estimular a presença das famílias na brincadeira pois promove o bem-estar da criança e sua família durante hospitalização, além de tornar estimular os familiares coparticipação deste cuidado. Eixo temático: Brincar e Intergeracionalidade. Objetivo: Relatar a experiência de um Projeto de Extensão do curso Enfermagem quanto ao brincar junto a família e sua criança no hospital. Metodologia: Relato de Experiência de atividades extensionistas, realizado por três acadêmicas de enfermagem, no período de julho a dezembro de 2022 em uma enfermaria pediátrica de um hospital público da cidade do Rio de Janeiro. Para a realização da brincadeira, cada acadêmica recebeu um kit contendo os seguintes materiais e brinquedos, a saber: jogo da velha, dominó, quebra-cabeça, jogo da memória, uma boneca, uma bola, três carrinhos, um ônibus, uma mola maluca, utensílios domésticos, ferramentas, lápis de cor, lápis grafite, apontador, massa de molar, giz de cera e folhas A4. As atividades eram realizadas uma vez na semana, com duração de uma hora e meia, e após, registradas em um diário de campo. Resultados: Participaram do projeto durante as atividades lúdicas, os familiares reconheceram a importância do brincar para sua criança e relataram ficar animados com a brincadeira. Além disso, destacaram a importância dessa atividade para sua criança, uma vez que ficava mais alegre e aceitava melhor os procedimentos e cuidados. Uma das mães participantes disse: “então a gente vê um outro lado do cuidado sem ser os cuidados de enfermagem ditados por bibliografias”. Ressalta-se que as famílias destacaram a importância da realização do projeto e reforçam a necessidade de implementação de forma efetiva da brincadeira no hospital. As famílias também relataram quanto a não abertura da brinquedoteca ou os horários reduzidos da mesma, sendo este um local onde as crianças gostam de ir para brincarem juntas. Alguns familiares, apesar de reconhecerem a importância do brincar, não participaram da atividade junto da criança e acadêmicas de enfermagem. Conclusão: o projeto de extensão possibilitou ampliar o olhar para a inclusão da família quanto a copartificação no cuidado do brincar à criança no hospital. Neste sentido, os Projetos de extensão de enfermagem, cujas ações estão articuladas aos direitos do brincar, às Políticas de Humanização e Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, possibilitam a mudança de um paradigma biomédico para um modelo de cuidado cujo centro seja a criança, sua família e a suas necessidades, entre elas o brincar.
Título do Evento
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABBRI
Título dos Anais do Evento
Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do II Simpósio Internacional da ABBri
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DEPIANTI, Jéssica Renata Bastos et al.. BRINCAR JUNTO A FAMÍLIA SUA CRIANÇA NO HOSPITAL: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO.. In: Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do Simpósio Internacional da ABBri. Anais...São Paulo(SP) ABBri, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/616843-BRINCAR-JUNTO-A-FAMILIA-SUA-CRIANCA-NO-HOSPITAL--EXPERIENCIA-DE-UM-PROJETO-DE-EXTENSAO. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes