FARMAQUEST: UM JOGO DE TABULEIRO QUE ENSINA SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Publicado em 19/02/2025 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
FARMAQUEST: UM JOGO DE TABULEIRO QUE ENSINA SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
Autores
  • Marcela Facchetti Gomes
  • Isabela Murray Lefevre
  • Jorge Cauã Lemes De Oliveira
  • Ana Carolina Pacheco
  • Carlos Eduardo Chaves Aguiar Guizarra
  • Narah Luiza Ribeiro Ferreira
  • Bruna Tomé de Sousa e Silva
  • Ana Beatriz Ribeiro Ferreira
  • Thayssa Tavares da Silva Cunha
Modalidade
PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS - atividades e produtos de caráter pedagógico, que NÃO são fruto de pesquisa científica ou de atividade de extensão, mas exploram novas possibilidades de aplicação do conhecimento científico através de atividades educativas no âmbito dora ensino em sala de aula ou fora dela, que são inspiradas pelo espírito científico-investigativo sobre a realidade.
Área temática
CUIDADO E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE - Cuidado em saúde transcende a realização de técnicas e aspectos físicos, contempla a compreensão do conceito ampliado de saúde, e envolve uma interação afetiva que respeita, acolhe e considera a diversidade da existência humana. Nesse contexto, a humanização significa dialogar com a singularidade de cada pessoa, reconhecendo suas crenças e valores, compartilhando assim um ambiente de cuidado implicado com a realidade, com as políticas públicas e com a necessidade dos coletivos que vivem nos territórios.
Data de Publicação
19/02/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2024/947015-farmaquest--um-jogo-de-tabuleiro-que-ensina-sobre-o-uso-racional-de-medicamentos
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Educação em Saúde, Uso Correto de Medicamentos, Automedicação, Farmacologia.
Resumo
INTRODUÇÃO: A utilização correta de medicamentos é um tema crucial na área da saúde, especialmente no que diz respeito à disseminação de informações corretas e à desmistificação de crenças equivocadas. Foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1985, como a situação em que “os pacientes recebem medicamentos adequados às suas necessidades clínicas, em doses que atendam às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo para eles e sua comunidade”. Com o objetivo de promover o conhecimento sobre mitos e verdades relacionados ao uso de medicamentos para o público adulto, foi desenvolvido o jogo "FarmaQuest", cujo propósito é trazer o lúdico juntamente com informações importantes sobre o uso de medicamentos por essa parcela da população. Consistiu na criação de um tabuleiro em grande escala, onde os participantes pudessem interagir de forma estimulante e educativa, abordando questões essenciais sobre o tema. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: O "FarmaQuest" consiste em um jogo de tabuleiro com as dimensões de 126 cm x 90 cm, que pode ser jogado por 2 a 4 pessoas. O jogo contém: 4 pinos, 1 dado, 1 tabuleiro e 25 cartas (sendo elas de mitos e verdades ou de perguntas misteriosas). Cada jogador recebe um pino e o movimenta conforme o número da casa indicado pelo dado; cada participante joga o dado 1 vez antes de iniciar. As casas do tabuleiro contêm diferentes cenários, em que os participantes têm que responder de acordo com suas vivências do dia a dia. O acerto ou o erro determina se eles avançam ou voltam no jogo. Essas hipóteses abordam diversas afirmações sobre o uso, armazenamento e descarte de medicamentos. A dinâmica do jogo foi pensada para ser tanto educativa quanto envolvente, permitindo que os participantes fixassem o conteúdo de forma prática e divertida. O jogo contém um total de 34 casas 12 dessas casas são de verdadeiro ou falso; 2 dessas casas são de perguntas misteriosas; 3 dessas casas são de sorte; 2 casas dessas casas são de azar; O restante das casas está livre. Se o participante parar na casa de verdadeiro ou falso e acertar a resposta da pergunta proposta na carta, ele deverá avançar uma casa (casas verdadeiro ou falso: 1, 3, 6, 8, 12, 15, 18, 22, 25, 27, 29 e 32). Se o participante parar na casa 10, que é uma casa de pergunta misteriosa, e acertar, ele deverá atravessar a ponte que existe no tabuleiro até a casa 14. Se parar na casa 34 e acertar, que também é de perguntas misteriosas, deverá avançar uma casa (final do jogo). Existem 10 opções diferentes de cartas criadas para as perguntas misteriosas. As casas de sorte apresentam situações hipotéticas em que o participante agiu de forma correta, podendo assim avançar o número determinado de casas pela carta ou jogar o dado novamente (casas de sorte: 5, 20 e 24). As casas de azar apresentam situações hipotéticas em que o participante agiu de forma incorreta, trazendo consequências como sair do jogo ou voltar para o início (casas de azar: 17 e 31). APRENDIZAGEM E ENSINO: O "FarmaQuest" foi criado na proposta de ser uma atividade inovadora no contexto do ensino de Farmacologia. Ao transformar o aprendizado teórico em uma experiência interativa, o projeto contribuiu significativamente para o desenvolvimento de novas competências nos alunos, como o pensamento crítico, a capacidade de trabalhar em equipe e o desenvolvimento do espírito científico-investigativo. A atividade foi pensada para estimular o público-alvo, ou seja, a população adulta, a refletir sobre a importância do uso correto de medicamentos, bem como sobre os riscos associados à automedicação. Além disso, o caráter dinâmico do jogo manteve os alunos engajados e facilitou a retenção do conhecimento. O projeto visa cumprir de forma eficaz seu objetivo de desvendar os mitos que envolvem tal prática. Através desta atividade, é possível não apenas transmitir informações importantes, mas também fomentar o desenvolvimento de competências essenciais para a prática profissional futura dos alunos. O projeto destaca a importância de metodologias alternativas no processo de ensino-aprendizagem, especialmente em áreas tão complexas quanto a Farmacologia. CONCLUSÃO: Conclui-se, portanto, que o jogo pode ser utilizado como uma forma inovadora de educação em saúde, uma vez que tem potencial para gerar discussões pertinentes sobre os assuntos propostos, cumprindo assim sua função de conscientizar e ensinar o público-alvo de uma forma lúdica e prazerosa.
Título do Evento
XXX Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Marcela Facchetti et al.. FARMAQUEST: UM JOGO DE TABULEIRO QUE ENSINA SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS.. In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) UNIFASE/FMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2024/947015-FARMAQUEST--UM-JOGO-DE-TABULEIRO-QUE-ENSINA-SOBRE-O-USO-RACIONAL-DE-MEDICAMENTOS. Acesso em: 10/07/2025

Trabalho

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