FARMACO-MEMÓRIA: CRIAÇÃO DE UM JOGO DA MEMÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS PARA O PÚBLICO INFANTIL

Publicado em 19/02/2025 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
FARMACO-MEMÓRIA: CRIAÇÃO DE UM JOGO DA MEMÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS PARA O PÚBLICO INFANTIL
Autores
  • Leonardo Rekson Ribeiro
  • Manuela Taboada Zeitune
  • Maria Eduarda Ferreira Rizzo
  • Maria Luiza Mello Queiroz
  • Melany Badini Schuab
  • Vinícius Leite Miranda da Rosa
  • Rafaela De Almeida Franz Rixhon
  • Thayssa Tavares da Silva Cunha
Modalidade
PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS - atividades e produtos de caráter pedagógico, que NÃO são fruto de pesquisa científica ou de atividade de extensão, mas exploram novas possibilidades de aplicação do conhecimento científico através de atividades educativas no âmbito dora ensino em sala de aula ou fora dela, que são inspiradas pelo espírito científico-investigativo sobre a realidade.
Área temática
CUIDADO E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE - Cuidado em saúde transcende a realização de técnicas e aspectos físicos, contempla a compreensão do conceito ampliado de saúde, e envolve uma interação afetiva que respeita, acolhe e considera a diversidade da existência humana. Nesse contexto, a humanização significa dialogar com a singularidade de cada pessoa, reconhecendo suas crenças e valores, compartilhando assim um ambiente de cuidado implicado com a realidade, com as políticas públicas e com a necessidade dos coletivos que vivem nos territórios.
Data de Publicação
19/02/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2024/939850-farmaco-memoria--criacao-de-um-jogo-da-memoria-e-a-conscientizacao-sobre-o-uso-correto-de-medicamentos-para-o-pub
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Medicamentos, uso correto de medicamentos, crianças, farmaco-memória.
Resumo
INTRODUÇÃO: O uso inadequado de medicamentos é um problema que atinge diferentes faixas etárias, inclusive o público infantil. A compreensão limitada das crianças sobre a importância do uso correto de medicamentos pode levar a práticas perigosas, como a automedicação ou a ingestão inadequada de remédios, potencialmente resultando em efeitos adversos à saúde. Com o objetivo de promover a educação em saúde de forma lúdica e acessível para crianças, alunos de medicina, sob a orientação da professora Thayssa Tavares, desenvolveram o projeto "Farmaco-memória", um jogo da memória voltado para conscientizar o público infantil sobre o uso correto de medicamentos. Esse projeto foi realizado no primeiro semestre de 2024, em parceria com os alunos do até então, segundo período do curso de Medicina da UNIFASE. OBJETIVOS: O projeto "Farmaco-memória" teve como objetivo principal elaborar um material que pudesse conscientizar as crianças sobre a importância do uso correto e seguro de medicamentos, utilizando uma abordagem lúdica que facilitasse a compreensão e retenção das informações. Os objetivos específicos incluíram: i) ensinar conceitos básicos sobre farmacologia de maneira simples e divertida; ii) Incentivar práticas seguras no uso de medicamentos desde a infância; iii) promover a interação e o aprendizado em grupo, estimulando o diálogo sobre o tema entre as crianças e iv) criar um material educativo que pudesse ser utilizado em diversas atividades extensionistas, atingindo um público maior. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE REALIZADA: A atividade foi estruturada a partir da criação de um jogo da memória, composto por 54 cartas que formam 27 pares. Cada par de cartas foi desenhado com imagens didáticas que abordam temas essenciais sobre o uso correto de medicamentos, como horário de administração, necessidade de ingestão com água ou alimentos, diferenças entre medicamentos de referência e genéricos, e importância do descarte seguro. O jogo foi concebido para ser jogado por 2 a 4 participantes, sendo que cada jogador deve, em sua vez, virar duas cartas na tentativa de encontrar o par correspondente. Se o par for encontrado, o jogador pode jogar novamente; caso contrário, as cartas são viradas para baixo, e a vez passa para o próximo jogador. Ganha quem encontrar o maior número de pares ao final do jogo. Os temas representados nas cartas foram escolhidos com base na relevância para a formação de hábitos seguros em relação ao uso de medicamentos. Entre as combinações propostas, estavam situações como "Horário de Administração", onde uma carta mostrava um relógio e outra o medicamento com um lembrete de tomar na hora certa, e "Descarte Seguro", com uma carta mostrando uma caixa de medicamentos vazia e outra com um símbolo de descarte correto. Essas combinações foram projetadas para que, além de jogar, as crianças pudessem aprender conceitos importantes de forma divertida e interativa, sob a orientação de profissionais de saúde. ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: O desenvolvimento e a aplicação do jogo da memória representaram uma rica oportunidade de aprendizado para os alunos de medicina envolvidos no projeto, que puderam não apenas revisar e aplicar conceitos de farmacologia básica, como também aprender a traduzir esse conhecimento em uma linguagem acessível para crianças. A criação do jogo exigiu que os alunos explorassem a didática, design gráfico e psicologia infantil, habilidades que complementam a formação médica e ampliam a capacidade de comunicação em saúde. CONCLUSÃO: O projeto "Farmaco-memória" alcançou seu objetivo em produzir um material que pudesse conscientizar o público infantil sobre o uso correto de medicamentos de maneira divertida e educativa. A experiência mostrou que a educação em saúde pode ser efetivamente integrada em atividades lúdicas, promovendo a compreensão e a retenção de conceitos importantes desde a infância. A utilização de um jogo da memória como ferramenta pedagógica revelou-se uma estratégia eficaz para abordar temas complexos, como a farmacologia, de forma acessível e atraente para as crianças. O sucesso da iniciativa abre caminho para futuras ações extensionistas, planejadas para implementar o jogo em escolas e comunidades, ampliando seu alcance e impacto. Ao levar essa atividade para diferentes contextos educativos, espera-se contribuir para a formação de uma geração mais consciente e responsável no uso de medicamentos, reduzindo os riscos associados à automedicação e ao uso inadequado de fármacos. A continuidade e expansão desse tipo de projeto reforçam a importância de iniciativas de educação em saúde que dialoguem com o público desde a infância, preparando-os para tomar decisões mais seguras e informadas em relação à saúde ao longo da vida.
Título do Evento
XXX Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, Leonardo Rekson et al.. FARMACO-MEMÓRIA: CRIAÇÃO DE UM JOGO DA MEMÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS PARA O PÚBLICO INFANTIL.. In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) UNIFASE/FMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2024/939850-FARMACO-MEMORIA--CRIACAO-DE-UM-JOGO-DA-MEMORIA-E-A-CONSCIENTIZACAO-SOBRE-O-USO-CORRETO-DE-MEDICAMENTOS-PARA-O-PUB. Acesso em: 02/07/2025

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