METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR: SIMULAÇÃO DE CONSULTORIA EM GESTÃO PARA UMA CANTINA-ESCOLA DESENVOLVIDA PELAS ALUNAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO.

Publicado em 19/02/2025 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR: SIMULAÇÃO DE CONSULTORIA EM GESTÃO PARA UMA CANTINA-ESCOLA DESENVOLVIDA PELAS ALUNAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO.
Autores
  • angelica dos santos cunha
  • Natália Lopes Coelho
  • Ana Clara Fecher Senna
  • Humberto Medrado
Modalidade
PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS - atividades e produtos de caráter pedagógico, que NÃO são fruto de pesquisa científica ou de atividade de extensão, mas exploram novas possibilidades de aplicação do conhecimento científico através de atividades educativas no âmbito dora ensino em sala de aula ou fora dela, que são inspiradas pelo espírito científico-investigativo sobre a realidade.
Área temática
TECNOLOGIAS, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS - Uso inteligente e inovador de conhecimentos e recursos tecnológicos para desenvolver produtos e processos sustentáveis, buscando promover a sustentabilidade ambiental e a preservação da biodiversidade. O reconhecimento e valorização da sabedoria acumulada pelos sistemas biológicos e pelas comunidades tradicionais, aplicado na gestão de projetos, organizações e em políticas públicas, para o benefício da sociedade, desenvolvendo ações, produtos, materiais e sistemas na busca de soluções de problemas socioambientais. Ex: tecnologias sociais, economia circular, tecnologias verdes, biodesign, arquitetura vernacular, biomimética, bioplásticos, biocombustíveis, biofertilizantes, saberes tradicionais aplicados à conservação dos alimentos, etc.
Data de Publicação
19/02/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2024/923828-metodologia-ativa-no-ensino-superior--simulacao-de-consultoria-em-gestao-para-uma-cantina-escola-desenvolvida-pel
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Consultoria; Ensino superior; Gestão; Sustentabilidade
Resumo
INTRODUÇÃO As Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem (MAEA) possibilitam trazer o estudante para o centro da discussão, sendo ele o responsável pela construção do seu conhecimento. As instituições de ensino superior se adaptaram a um novo cenário e as inseriram em seu currículo como proposta de ensino, de modo que facilite a articulação entre teoria e prática, possibilitando ao aluno vivenciar situações que o prepare para vida profissional. No contexto do curso de Nutrição, a simulação de consultoria em gestão para uma Cantina-escola emerge como uma estratégia pedagógica inovadora, que visa promover um aprendizado mais dinâmico e prático. MÉTODOS Trata-se de uma atividade de simulação de consultoria, promovida pela disciplina de Gestão de negócios e desenvolvida por alunas do curso de graduação em Nutrição. O cenário para a simulação deveria ocorrer em uma empresa real. O grupo então escolheu a Cantina-escola de uma Instituição de Ensino Superior do município de Petrópolis, RJ, no período de maio a junho de 2024. Sendo a Cantina-escola o local propício para isso, já que funciona também como laboratório de estudos e práticas para os acadêmicos de nutrição. Para isso, as alunas realizaram uma avaliação organizacional. Com o objetivo de identificar as dificuldades que a empresa possui no que diz respeito à sua gestão, abrangendo planejamento, estratégia, marketing, finanças, gestão de pessoas e sustentabilidade. A consultoria para a Cantina-escola foi realizada através de 6 etapas: diagnóstico organizacional, análise de mercado, definição de objetivos e metas, desenvolvimento de estratégias de comunicação, monitoramento e avaliação e elaboração de propostas de melhorias. Para o levantamento de dados que pudessem auxiliar na análise das informações e realizar o diagnóstico, foram utilizadas ferramentas como a matriz SWOT, entrevista com os gestores e funcionários, avaliação da concorrência local, análise do cenário de mercado, identificação das ferramentas utilizadas na comunicação, gestão de lideranças e avaliação das práticas de sustentabilidade usadas pela cantina, possibilitando assim propor possíveis intervenções. RESULTADOS Após a avaliação realizada na Cantina-escola, identificamos que a empresa enfrenta desafios significativos de organização e planejamento. A gestão ocorre de maneira híbrida, integrando tanto os interesses acadêmicos quanto administrativos. A falta de divulgação e promoções eficazes também tem afetado a capacidade de competir no mercado. Para impulsionar o crescimento de uma pequena empresa, é muito importante adotar práticas sustentáveis para valorizar sua marca, realizar ajustes na burocracia para agilizar os processos internos e expandir o quadro de funcionários conforme as demandas aumentam. Para isso foi elaborado um conjunto de propostas a fim de solucionar os problemas encontrados e superar as dificuldades. Alguns pontos podem ser destacados: definimos metas de curto, médio e longo prazo com o objetivo de aprimorar o planejamento e a organização da cantina, propusemos estratégias para fidelização do cliente como promoções de aniversário e aumentar a divulgação em redes sociais, com intuito de superar a concorrência e aumentar as vendas. Em relação aos funcionários as propostas foram de reconhecimento e de recompensas, além da ampliação do quadro de funcionários de acordo com o aumento da clientela. Como também, propusemos a informatização dos sistemas internos, com o intuito de agilizar as questões burocráticas e assim evitar atrasos em alguns processos. Além disso, também sugerimos a adoção de práticas sustentáveis, com o objetivo de além contribuir para a conservação ambiental também reduzir custos operacionais, melhorando, ao mesmo tempo, a qualidade de vida de todos os envolvidos. A incorporação dessas práticas visa não apenas o crescimento econômico, mas também a valorização da marca por meio do compromisso com a responsabilidade social e ambiental. CONCLUSÃO A simulação de consultoria em gestão utilizada nesta disciplina mostrou-se uma estratégia pedagógica inovadora e relevante no ensino e contribuiu significativamente para a formação integral das alunas de Nutrição. Possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades interpessoais, como a comunicação, a liderança e o trabalho em equipe. Além disso, as alunas puderam vivenciar situações que refletem a realidade do mercado de trabalho, e essa experiência prática possibilitou identificar problemas e propor soluções, estimulando também a criatividade. Preparando-as assim de maneira mais efetiva para o mercado de trabalho.
Título do Evento
XXX Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CUNHA, angelica dos santos et al.. METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR: SIMULAÇÃO DE CONSULTORIA EM GESTÃO PARA UMA CANTINA-ESCOLA DESENVOLVIDA PELAS ALUNAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO... In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) UNIFASE/FMP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2024/923828-METODOLOGIA-ATIVA-NO-ENSINO-SUPERIOR--SIMULACAO-DE-CONSULTORIA-EM-GESTAO-PARA-UMA-CANTINA-ESCOLA-DESENVOLVIDA-PEL. Acesso em: 08/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes