A PSICOPEDAGOGIA NAS INTERFACES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELA LITERATURA INFANTIL

Publicado em 14/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0567-8

DOI
10.29327/sarau-pedagogiando-teorias-e-praticas-na-educacao-contemporanea.867272  
Título do Trabalho
A PSICOPEDAGOGIA NAS INTERFACES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELA LITERATURA INFANTIL
Autores
  • Eloiza Lopes De Sá Guerra
  • Maria Do Socorro De Souza Santos
  • Janiely ednilda da silva
  • Maria Augusta Lopes da Silva
  • Bianca de Lima Pereira Silva de Sá Lial
Modalidade
Resumo
Área temática
Criatividade e expressão artística
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sarau-pedagogiando-teorias-e-praticas-na-educacao-contemporanea/867272-a-psicopedagogia-nas-interfaces-da-educacao-inclusiva-pela-literatura-infantil
ISBN
978-65-272-0567-8
Palavras-Chave
Inclusão
Resumo
Discente 1 - Eloiza Lopes de Sá Guerra, Faculdade Malta - FACMA Discente 2 - Janiele Ednilda da Silva, Faculdade Malta - FACMA Discente 3 - Maria do Socorro de Souza Santos, Faculdade Malta - FACMA Docente 1 - Bianca de Lima Pereira Silva de Sá Lial, Faculdade Malta - FACMA Docente 2-Maria Augusta Lopes da Silva, Faculdade Malta - FACMA INTRODUÇÃO - A educação inclusiva vem abordar e garantir que todos os alunos, independentemente de suas diferenças de dificuldades, tenham oportunidade. Além disso, o professor tem o papel de ensinar e estimular as crianças no âmbito escolar para termo aprendizado de que necessitam, com isso a literatura infantil está ligada ao processo de ensino e aprendizagem, onde alunos têm a flexibilidade de estarem desenvolvendo novos conhecimentos. PROBLEMA: Como a utilização da literatura infantil pode ser utilizada para promover a educação inclusiva e o desenvolvimento educacional, especialmente no contexto da psicopedagogia? OBJETIVOS: Este estudo visa investigar e compreender de que forma a literatura infantil pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz no contexto da educação inclusiva e da psicopedagogia, visando promover o desenvolvimento educacional de todos os alunos, independentemente de suas diferenças individuais. Identificar os desafios e limitações na utilização da literatura infantil como recurso educacional na promoção da inclusão, propondo estratégias para superar esses obstáculos e maximizar os benefícios dessa abordagem no desenvolvimento educacional das crianças. MÉTODO: Os educadores podem aproveitar o poder da literatura infantil para promover a educação inclusiva e atender às necessidades psicopedagógicas dos alunos, criando um ambiente de aprendizado acolhedor e enriquecedor para todos. METODOLOGIA: Para Prioste, Raiça e Machado (2006, p.41) entendem que: "Falar de educação inclusiva é, acima de tudo, proclamar os direitos humanos e universais." Castro e Freitas (2008, p. 49) afirmam que: "A educação inclusiva se baseia no ideário da educação como direito de todo, comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática, não excludente, promovendo o convívio com a diversidade". RESULTADOS E DISCUSSÕES: Os resultados indicaram que o papel crucial que a literatura infantil desempenha no contexto da educação inclusiva e da psicopedagogia, contribuindo de maneira multifacetada para o desenvolvimento educacional dos alunos. A literatura infantil emerge não apenas como uma ferramenta pedagógica, mas também como um veículo poderoso para promover a inclusão, a diversidade e o desenvolvimento integral das crianças. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, é fundamental reconhecer e valorizar o potencial transformador da literatura infantil na promoção da inclusão e no desenvolvimento educacional das crianças. Ao incorporar estrategicamente a literatura infantil ao ambiente educacional, podemos criar escolas mais inclusivas, diversificadas e acolhedoras, que atendam às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas diferenças individuais. REFERÊNCIAS: PRIOSTE, C.; RAIÇA, D. & MACHADO, M.L.G. São Avercamp, 2006. SILVA, A.M.M. (org). Educação inclusiva e direitos humanos: perspectivas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2015. SOUZA, S.F. Educação especial: caminhos e (des)caminhos. In: Paideia, ano 11, n. 17, jul./dez., 2014, p.
Título do Evento
SARAU PEDAGOGIANDO: teorias e práticas na educação contemporânea
Cidade do Evento
Carnaubeira da Penha
Título dos Anais do Evento
ANAIS 2024 FACULDADE MALTA SARAU PEDAGOGIANDO: teorias e práticas na educação contemporânea 2024
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

GUERRA, Eloiza Lopes De Sá et al.. A PSICOPEDAGOGIA NAS INTERFACES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELA LITERATURA INFANTIL.. In: ANAIS 2024 FACULDADE MALTA SARAU PEDAGOGIANDO: teorias e práticas na educação contemporânea 2024. Anais...Caiçarinha da Penha (Serra Talhada)(PE) CAPAJT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sarau-pedagogiando-teorias-e-praticas-na-educacao-contemporanea/867272-A-PSICOPEDAGOGIA-NAS-INTERFACES-DA-EDUCACAO-INCLUSIVA-PELA-LITERATURA-INFANTIL. Acesso em: 31/07/2025

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