O PAPEL DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DA DIDÁTICA DE APRENDIZAGEM

Publicado em 14/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0567-8

DOI
10.29327/sarau-pedagogiando-teorias-e-praticas-na-educacao-contemporanea.867018  
Título do Trabalho
O PAPEL DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DA DIDÁTICA DE APRENDIZAGEM
Autores
  • Claudia Rosana Ferreira Silva
  • Cícera Eunice de Souza Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
História de vida e superação
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sarau-pedagogiando-teorias-e-praticas-na-educacao-contemporanea/867018-o-papel-da-psicologia-do-desenvolvimento-e-suas-contribuicoes-no-processo-da-didatica-de-aprendizagem
ISBN
978-65-272-0567-8
Palavras-Chave
Sarau Pedagogiando
Resumo
Discente 1 – Cícera Eunice de Souza Santos, Faculdade Malta - FACMA Discente 2 – Cláudia Rosana Ferreira Silva, Faculdade Malta - FACMA Docente 1 – Bianca de Lima Pereira Silva de Sá Leal, Faculdade Malta - FACMA Docente 2 – Maria Augusta Lopes da Silva, Faculdade Malta - FACMA Esse trabalho, tem como finalidade discutir as abordagens do papel da psicologia do desenvolvimento e da didática na contribuição para o processo de aprendizagem e discutir métodos e técnicas que possam serem utilizadas como mediadores dos conteúdos junto aos indivíduos e a sociedade. Ademais, ambos estudam os estágios da maturação corporal e a Didática a arte de ensinar. Sendo assim, procuram meios e técnicas que facilitem a procura modelo de abordagem que possibilitam o aprendizado do discente. Nesse sentido, pode-se afirmar que é um estudo reflexivo, a partir das mudanças ocorridas no decorrer dos anos, as metodologias de ensino foram se modernizando e os educadores precisam estar atentos com as mudanças ocorridas. De acordo, com as bases teóricas que influenciam a prática, à formação da identidade profissional do professor. Ressaltamos a importância teórica para uma prática docente transformadora, necessita de uma didática e uma psicologia que valorize todos os envolvidos no processo educacional de aprendizagem. Diante do exposto, a intencionalidade define o caminho a ser percorrido para alcançar as técnicas. O problema de pesquisa permeia: Como a compreensão dos princípios da psicologia do desenvolvimento pode aprimorar práticas didáticas no contexto educacional contemporâneo? Somando a isso temos como objetivo: analisar os diferentes processos de aprendizagem do indivíduo e a sua relação com os métodos de ensinos pedagógicos. Ainda temos: Compreender como a psicologia do desenvolvimento busca entender o processo do desenvolvimento de aprendizagem do indivíduo. Discutir os métodos e as técnicas que possam ser utilizadas para ensinar conteúdos aos indivíduos e a sociedade como um todo. Nesta visão, o trabalho se caracteriza como bibliográfico, enfatizando a importância da leitura como um processo ativo em que o leitor busca compreender e interpretar o texto de forma mais profunda. Após o estudo, percebeu-se a formação do educador deve proporcionar o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva, onde o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, em situações que o aluno construa seus próprios saberes empíricos sem esquecer o cientifico. Por último, O estudo desses dois campos, a Psicologia do desenvolvimento e a Didática estão inteiramente ligadas a promoção de práticas educacionais embasadas em evidências científicas, que levem em consideração as características individuais e o processo de desenvolvimento de cada aluno, contribuindo para um ensino mais eficaz. REFERÊNCIAS: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica, 8. ed. – São Paulo: Atlas, 2017. CUNHA, Paulo Vitor Louback de. A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. Pedagogia ao pé da letra, 2013. Disponível em:https://pedagogiaaopedaletra.com/a-psicologia-do-desenvolvimento/. MALTA, Faculdade. Apostila de Didática. Teresina-PI: FACMA, 2021.
Título do Evento
SARAU PEDAGOGIANDO: teorias e práticas na educação contemporânea
Cidade do Evento
Carnaubeira da Penha
Título dos Anais do Evento
ANAIS 2024 FACULDADE MALTA SARAU PEDAGOGIANDO: teorias e práticas na educação contemporânea 2024
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Claudia Rosana Ferreira; SANTOS, Cícera Eunice de Souza. O PAPEL DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DA DIDÁTICA DE APRENDIZAGEM.. In: ANAIS 2024 FACULDADE MALTA SARAU PEDAGOGIANDO: teorias e práticas na educação contemporânea 2024. Anais...Caiçarinha da Penha (Serra Talhada)(PE) CAPAJT, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sarau-pedagogiando-teorias-e-praticas-na-educacao-contemporanea/867018-O-PAPEL-DA-PSICOLOGIA-DO-DESENVOLVIMENTO-E-SUAS-CONTRIBUICOES-NO-PROCESSO-DA-DIDATICA-DE-APRENDIZAGEM. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes