Título do Trabalho
O USO DE MAPAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autores
  • Sara de Andrade Ferreira
  • Danithieli Gourlart de Luna
Modalidade
Resumo
Área temática
Modalidades de apresentações
Data de Publicação
04/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/pibidunasp2019/223971-o-uso-de-mapas-no-ensino-de-historia
ISBN
978-85-5722-413-1
Palavras-Chave
Mapas; Ensino de História; Recurso Didático.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo explorar o uso de mapas como recurso didático e pedagógico, facilitando e desenvolvendo o ensino de história e a compreensão dos alunos sobre os espaços territoriais – sejam eles regionais, estaduais ou mundiais. O método de desenvolviemnto desta pesquisa foi a revisão bibliográfica e o trabalho de campo na sala de aula. Como introdução, podemos observar que os docentes se utilizam de diversos recursos tecnológicos e convencionais como mídias visuais (slides e vídeos), músicas e paródias, filmes, documentários e reportagens, jornais e etc. No entando, o desenvolvimento desta pesquisa demonstra que os professores de história optam por afastar os mapas em suas aulas e não trabalham a relaçao entre conteúdo histórico e espaço geográfico, que justamente a relação entre espaço e tempo. Tradicionalmente o uso de mapas está atrelado à disciplina de geografia, contudo, se faz necessário a utilização de mapas antigos que mostrem aos alunos países que já não existem mais, alterações na geografia das paisagens devido a passagem do tempo, rotas comerciais antigas e muitas outras possibilidades de uso deste recurso. Desta forma, como possíveis considerações ou conclusão podemos afirmar que os mapas não só podem como devem também ser usados como recursos históricos, pois trazem muitas informações de época, imagens, recursos visuais e “aproxima” o aluno do conteúdo estudado. Além disso, se fortalece a relação entre tempo e espaço, o que acaba por facilitar a compreensão do mesmo, e consequentemente, coloca em evidências as relações interdisciplinares entre geografia e história.
Título do Evento
PIBID: Autonomia e Protagonismo na Articulação Teoria e Prática da Formação Docente
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do II Encontro Tricampi do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – “Pibid: autonomia e protagonismo na articulação teoria e prática”
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Sara de Andrade; LUNA, Danithieli Gourlart de. O USO DE MAPAS NO ENSINO DE HISTÓRIA.. In: Anais do II Encontro Tricampi do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – “Pibid: autonomia e protagonismo na articulação teoria e prática”. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP-EC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/pibidunasp2019/223971-O-USO-DE-MAPAS-NO-ENSINO-DE-HISTORIA. Acesso em: 04/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes