PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A LEI Nº 11.645

Publicado em 11/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1016-0

Título do Trabalho
PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A LEI Nº 11.645
Autores
  • Bárbara Freitas do Nascimento
  • Ana Maria Bueno Accorsi
Modalidade
Resumo
Área temática
Corpo-Território: Povos Originários, Povos do Campo e da Cidade, Comunidades Tradicionais
Data de Publicação
11/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/meu-corpo-e-terra-territorio/990351-proposta-de-formacao-de-professores-para-a-lei-n-11645
ISBN
978-65-272-1016-0
Palavras-Chave
Direitos Humanos, narrativas orais, Mbyá-Guarani.
Resumo
Este trabalho, em andamento, é parte da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs/Litoral Norte). O principal objetivo é analisar a efetividade e continuidade estratégica na documentação e preservação das narrativas orais dos povos indígenas Mbyá-Guarani. Os objetivos específicos são: Investigar os métodos e técnicas utilizados pelos povos indígenas Mbyá-Guarani para salvaguardar seus saberes ancestrais; Identificar os principais desafios e obstáculos enfrentados na documentação e preservação das narrativas dos povos indígenas Mbyá-Guarani; Analisar o papel das instituições governamentais para a promoção dos saberes ancestrais indígenas no âmbito da Educação Básica; Verificar a disponibilidade e acessibilidade de materiais etnoculturais em escolas e nas próprias comunidades indígenas; Desenvolver um produto educacional ligado ao lócus de pesquisa. Busca-se investigar o potencial étnico das narrativas orais em uma aldeia Mbyá-Guarani localizada em um município da Grande Porto Alegre/RS. A abordagem metodológica é qualitativa, fundamentada nas concepções de Michel Thiollent, adotando-se a pesquisa-ação. Propõe-se a criação de caminhos literários com base em obras de autorias indígenas, voltadas para a formação de professores da Educação Básica, visando promover o letramento literário tanto para docentes quanto para discentes. Acredita-se que a literatura indígena, ao ser inserida no ambiente escolar, contribui para a construção de uma educação mais inclusiva e plural, onde diferentes perspectivas culturais são reconhecidas e respeitadas. Assim, a dissertação adentrará o universo cultural dos povos originários, destacando as especificidades de suas "oralituras" (Martins, 2021). Ao estudar as narrativas dos povos indígenas, este estudo contribuirá para compreensões valiosas sobre a sociedade à qual pertencemos, promovendo a valorização da cultura e história indígena, além de potencializar a formação crítica e reflexiva no contexto educacional. A preservação dessas histórias orais é fundamental para garantir a continuidade da identidade cultural dos povos indígenas e sua transmissão para as futuras gerações.
Título do Evento
1º Seminário Internacional "Meu Corpo é Terra Território" e 5ª Mostra ObservaCampos "Territórios em Retomada"
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional Meu Corpo é Terra Território e Mostra ObservaCampos Territórios em Retomada
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Bárbara Freitas do; ACCORSI, Ana Maria Bueno. PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A LEI Nº 11.645.. In: Anais do Seminário Internacional Meu Corpo é Terra Território e Mostra ObservaCampos Territórios em Retomada. Anais...São Francisco de Paula(RS) UERGS HORTÊNSIAS, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/meu-corpo-e-terra-territorio/990351-PROPOSTA-DE-FORMACAO-DE-PROFESSORES-PARA-A-LEI-N-11645. Acesso em: 16/12/2025

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