TAXONOMIA DAS VIOLAÇÕES DE DIREITOS CONTRA O POVO KARIPUNA DE RONDÔNIA (2020-2023)

Publicado em 11/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1016-0

Título do Trabalho
TAXONOMIA DAS VIOLAÇÕES DE DIREITOS CONTRA O POVO KARIPUNA DE RONDÔNIA (2020-2023)
Autores
  • Rafael Ademir Oliveira de Andrade
  • Adriano Karipuna
  • Ana Mel Pinheiro Dos Santos
  • Estevão Rafael Fernandes
  • Maria Eduarda
Modalidade
Resumo
Área temática
Corpo-Território: Povos Originários, Povos do Campo e da Cidade, Comunidades Tradicionais
Data de Publicação
11/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/meu-corpo-e-terra-territorio/981727-taxonomia-das-violacoes-de-direitos-contra-o-povo-karipuna-de-rondonia-(2020-2023)
ISBN
978-65-272-1016-0
Palavras-Chave
Karipunas, Rondônia, Território, Violações
Resumo
O objetivo deste trabalho é esquematizar as principais violações de direitos contra os Karipunas de Rondônia, que são um povo Kawahib que enfrenta violências desde o contato feito pela Comitiva Rondon no começo do século XX, sendo um povo cujo território é espaço importante de preservação ambiental e constantemente atacado por agentes externos. O levantamento e a análise de dados seguirão o modelo de pesquisa documental, focando nos relatórios do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) sobre a violência contra povos indígenas no Brasil, entre 2020 e 2023. Serão incluídas violações de direitos que envolvam diretamente o povo Karipuna de Rondônia no mesmo período. A análise de 2023 sobre a Terra Indígena (TI) Karipuna revela violações territoriais e humanitárias alarmantes que afetam diretamente os povos indígenas, comprometendo seus direitos fundamentais, conforme previsto na Constituição. As invasões constantes por grileiros e madeireiros, mesmo diante de denúncias, expõem a fragilidade dos mecanismos de proteção e a precarização da FUNAI. Além disso, a presença de agentes privados e a conivência estatal agravam a situação, com a legalização da grilagem por meio de Cadastros Ambientais Rurais (CAR), intensificando os conflitos fundiários. As invasões impedem o pleno acesso dos Karipuna ao seu território, afetando sua liberdade de circulação e práticas tradicionais, essenciais para sua sobrevivência cultural e física. A exploração ilegal de madeira, o desmatamento e a construção de usinas hidrelétricas no rio Madeira resultam na destruição de aldeias e deslocamento forçado. Além disso, a deterioração das estradas isola ainda mais as comunidades, dificultando o acesso a serviços básicos como saúde e educação. As ameaças contra lideranças indígenas e a violência promovida por figuras políticas regionais agravam o cenário de vulnerabilidade, enquanto a falta de tratamento de saúde revela o descaso estatal com os Karipuna, consolidando um quadro de violência sistêmica e negligência estatal.
Título do Evento
1º Seminário Internacional "Meu Corpo é Terra Território" e 5ª Mostra ObservaCampos "Territórios em Retomada"
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional Meu Corpo é Terra Território e Mostra ObservaCampos Territórios em Retomada
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANDRADE, Rafael Ademir Oliveira de et al.. TAXONOMIA DAS VIOLAÇÕES DE DIREITOS CONTRA O POVO KARIPUNA DE RONDÔNIA (2020-2023).. In: Anais do Seminário Internacional Meu Corpo é Terra Território e Mostra ObservaCampos Territórios em Retomada. Anais...São Francisco de Paula(RS) UERGS HORTÊNSIAS, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/meu-corpo-e-terra-territorio/981727-TAXONOMIA-DAS-VIOLACOES-DE-DIREITOS-CONTRA-O-POVO-KARIPUNA-DE-RONDONIA-(2020-2023). Acesso em: 16/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes