EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM RONDÔNIA: POLÍTICAS PÚBLICAS, CONTATO E AUSÊNCIAS

Publicado em 11/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1016-0

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM RONDÔNIA: POLÍTICAS PÚBLICAS, CONTATO E AUSÊNCIAS
Autores
  • Rafael Ademir Oliveira de Andrade
  • Ana Mel Pinheiro Dos Santos
  • LARISSA EMANUELA FERNANDES MARINHO
  • Adriano Karipuna
Modalidade
Resumo
Área temática
Corpo-Território: Povos Originários, Povos do Campo e da Cidade, Comunidades Tradicionais
Data de Publicação
11/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/meu-corpo-e-terra-territorio/981713-educacao-escolar-indigena-em-rondonia--politicas-publicas-contato-e-ausencias
ISBN
978-65-272-1016-0
Palavras-Chave
educação indígena, Rondônia, Políticas Públicas, Escolar
Resumo
A educação escolar para povos indígenas é fundamental para promover relações interétnicas positivas e, se implementada de maneira ideal, pode fortalecer a relação entre esses povos e o Estado, valorizando a cultura indígena conforme previsto na legislação. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o planejamento e a execução das políticas públicas de educação indígena em Rondônia, com foco nas estratégias adotadas para a execução dessas políticas no estado. A coleta de dados envolveu um levantamento documental e análise de conteúdo a partir da Bardin, além da participação dos pesquisadores no GAEPE-RO (Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia), o que permitiu acesso a documentos por meio da Lei da Transparência. Questionários semiabertos foram aplicados às secretarias municipais e à estadual de educação. Os resultados indicam que muitas escolas não estão preparadas para oferecer uma educação especializada, como a pedagogia da alternância ou educação no campo, conforme exigido para atender à demanda indígena. Há escolas que atendem estudantes indígenas, mas não conseguem identificar com precisão o número de alunos ou suas etnias, o que impede a oferta de uma educação intercultural e bilíngue, prevista em lei. Esse desconhecimento priva muitos estudantes indígenas de uma educação diferenciada, dificultando sua inclusão no ambiente escolar regular. Além disso, há pouca oferta de creches e pré-escolas em terras indígenas, o que agrava a situação educacional. Entre os principais desafios, destacam-se a falta de professores capacitados para contextos sociais e culturais específicos e a inadequação dos currículos, que não refletem a realidade dos povos indígenas. Apesar da existência de escolas em territórios indígenas, muitas comunidades ainda precisam se deslocar para áreas rurais ou urbanas, sem receber a atenção pedagógica necessária. Conclui-se que uma reestruturação urgente das práticas educacionais e políticas públicas é essencial para garantir uma educação equitativa e transformadora.
Título do Evento
1º Seminário Internacional "Meu Corpo é Terra Território" e 5ª Mostra ObservaCampos "Territórios em Retomada"
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional Meu Corpo é Terra Território e Mostra ObservaCampos Territórios em Retomada
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANDRADE, Rafael Ademir Oliveira de et al.. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM RONDÔNIA: POLÍTICAS PÚBLICAS, CONTATO E AUSÊNCIAS.. In: Anais do Seminário Internacional Meu Corpo é Terra Território e Mostra ObservaCampos Territórios em Retomada. Anais...São Francisco de Paula(RS) UERGS HORTÊNSIAS, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/meu-corpo-e-terra-territorio/981713-EDUCACAO-ESCOLAR-INDIGENA-EM-RONDONIA--POLITICAS-PUBLICAS-CONTATO-E-AUSENCIAS. Acesso em: 06/08/2025

Trabalho

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