O POVO KAINGANG E O TERRITÓRIO INDÍGENA MANGUEIRINHA: SABERES E MEMÓRIAS

Publicado em 11/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1016-0

Título do Trabalho
O POVO KAINGANG E O TERRITÓRIO INDÍGENA MANGUEIRINHA: SABERES E MEMÓRIAS
Autores
  • Ana Caroline Neres
  • Josiane Carine Wedig
Modalidade
Resumo
Área temática
Corpo-Território: Povos Originários, Povos do Campo e da Cidade, Comunidades Tradicionais
Data de Publicação
11/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/meu-corpo-e-terra-territorio/959868-o-povo-kaingang-e-o-territorio-indigena-mangueirinha--saberes-e-memorias
ISBN
978-65-272-1016-0
Palavras-Chave
Antropoceno, Colonialismo, Povos Indígenas, Saberes Ancestrais, Crise Ambiental, Monocultura,Decolonialidade
Resumo
O texto aborda a importância de discutir as questões indígenas e os impactos coloniais que continuam a afetar esses povos. A liderança indígena Davi Kopenawa é citada, afirmando que os povos indígenas sempre cuidaram de sua terra (Hutukara) com respeito, em contraste com a destruição trazida pelos colonizadores. Busca destacar a perspectiva indígena em relação aos impactos coloniais sobre o território de Mangueirinha e também afirmar que os saberes ancestrais permanecem vivos, sendo transmitidos de geração em geração. Observar também o termo "Antropoceno", referindo-se à era geológica marcada pela ação humana sobre a Terra, propõe uma releitura desse conceito através da visão indígena. Os povos originários vem enfrentando crises ambientais e sociais desde o início da colonização. Aborda a questão ambiental e a invisibilidade intencional do sistema capitalista, visão indígena de respeito à natureza é representada nas palavras de Ailton Krenak, que fala da relação ancestral dos povos originários com os rios, considerados seres vivos. O texto sugere que, se as vozes indígenas tivessem sido ouvidas desde o início, muitos dos problemas ambientais atuais poderiam ter sido evitados. O texto propõe o termo “Colonoceno” como uma alternativa ao "Antropoceno", argumentando que, para os povos indígenas, a destruição do meio ambiente começou com a colonização. Desde então, os territórios indígenas têm sido atacados de forma contínua. O artigo centraliza a discussão no território indígena de Mangueirinha, onde os impactos da colonização são evidentes, especialmente na introdução de práticas agrícolas que rompem com os modos tradicionais de cultivo. Segundo relatos da comunidade, os colonizadores introduziram novas tecnologias e formas de agricultura, que, embora parecessem atraentes no início, levaram ao enfraquecimento dos saberes indígenas. Vandana Shiva é citada, alertando sobre os perigos das "monoculturas da mente", que fazem desaparecer a diversidade e excluem alternativas de vida e conhecimento.
Título do Evento
1º Seminário Internacional "Meu Corpo é Terra Território" e 5ª Mostra ObservaCampos "Territórios em Retomada"
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional Meu Corpo é Terra Território e Mostra ObservaCampos Territórios em Retomada
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NERES, Ana Caroline; WEDIG, Josiane Carine. O POVO KAINGANG E O TERRITÓRIO INDÍGENA MANGUEIRINHA: SABERES E MEMÓRIAS.. In: Anais do Seminário Internacional Meu Corpo é Terra Território e Mostra ObservaCampos Territórios em Retomada. Anais...São Francisco de Paula(RS) UERGS HORTÊNSIAS, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/meu-corpo-e-terra-territorio/959868-O-POVO-KAINGANG-E-O-TERRITORIO-INDIGENA-MANGUEIRINHA--SABERES-E-MEMORIAS. Acesso em: 19/06/2025

Trabalho

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