ESTRATÉGIAS DE PUBLICIDADE DE ALIMENTOS E BEBIDAS NO MAIOR CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESPORT

Publicado em 09/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0876-1

Título do Trabalho
ESTRATÉGIAS DE PUBLICIDADE DE ALIMENTOS E BEBIDAS NO MAIOR CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESPORT
Autores
  • Luana Klauck Kern
  • Letícia Colli
  • Naiara Ferraz Moreira
  • Alessandra Silva Dias de Oliveira
  • Caroline Moreira
Modalidade
Relatos de Pesquisa
Área temática
2. Ambiente Alimentar Digital
Data de Publicação
09/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-seminario-latino-americano-de-ambiente-alimentar-e-saude-458810/897317-estrategias-de-publicidade-de-alimentos-e-bebidas-no-maior-campeonato-brasileiro-de-esport
ISBN
978-65-272-0876-1
Palavras-Chave
Jogos de vídeo, Ambiente Alimentar, Jovens, Marketing, Vídeo em Streaming.
Resumo
Objetivos: Descrever estratégias de publicidade de alimentos e bebidas no maior campeonato brasileiro de eSport. Métodos: Estudo piloto transversal (maio/2024). Um dia de transmissão ao vivo do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) foi gravado a partir de sua página oficial na Twitch®, utilizando o software Movavi Screen Recorder®. As estratégias de publicidade foram identificadas com protocolo adaptado a partir do Stream Hatchet Brands in Gaming and Esports Report e classificadas em: (a) banners físicos; (b) banners digitais; (c) patrocínios em uniformes; (d) utilização de produtos; (e) publicidade automatizada; (f) anúncios no chat. A ocorrência das estratégias foi coletada manualmente e os dados tabulados no Epi InfoTM®. Resultados: Foram analisadas 05:04:22 horas de transmissão, com audiência máxima de 27.063 espectadores simultâneos. Constatou-se, principalmente, a utilização de patrocínios em uniformes (constantemente expostos exclusivamente pelas marcas patrocinadoras dos times), presença de banners digitais e publicidade automatizada. As estratégias banner digital e publicidade automatizada (00:32:18 horas | 10,61% da transmissão) foram utilizadas pelos dois patrocinadores oficiais da competição. A marca de chocolate publicizou 00:26:35 e 00:00:23 horas, e a marca de bebida alcoólica 00:03:48 e 00:01:32 horas, através de banners digitais e publicidade automatizada, respectivamente. Conclusões: Há diversidade, dinamismo e frequente exposição às estratégias utilizadas pelas marcas de alimentos e bebidas não saudáveis durante a maior competição brasileira de eSport. Os dados reforçam a complexidade de monitoramento do ambiente alimentar digital e a iminência da implementação de medidas regulatórias.
Título do Evento
IV Seminário Latino-Americano de Ambiente Alimentar e Saúde
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Seminário Latino-Americano de Ambiente Alimentar e Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KERN, Luana Klauck et al.. ESTRATÉGIAS DE PUBLICIDADE DE ALIMENTOS E BEBIDAS NO MAIOR CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESPORT.. In: Anais do IV Seminário Latino-Americano de Ambiente Alimentar e Saúde. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-seminario-latino-americano-de-ambiente-alimentar-e-saude-458810/897317-ESTRATEGIAS-DE-PUBLICIDADE-DE-ALIMENTOS-E-BEBIDAS-NO-MAIOR-CAMPEONATO-BRASILEIRO-DE-ESPORT. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes