PATROCÍNIO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NO MAIOR CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESPORT

Publicado em 09/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0876-1

Título do Trabalho
PATROCÍNIO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NO MAIOR CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESPORT
Autores
  • Luana Klauck Kern
  • Letícia Colli
  • Naiara Ferraz Moreira
  • Alessandra Silva Dias de Oliveira
  • Caroline Moreira
Modalidade
Relatos de Pesquisa
Área temática
2. Ambiente Alimentar Digital
Data de Publicação
09/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-seminario-latino-americano-de-ambiente-alimentar-e-saude-458810/897296-patrocinio-de-alimentos-ultraprocessados-no-maior-campeonato-brasileiro-de-esport
ISBN
978-65-272-0876-1
Palavras-Chave
Jogos de vídeo, Jovens, Marketing, Publicidade de alimentos, Vídeo em Streaming.
Resumo
Objetivos: Descrever o perfil das marcas de alimentos/bebidas patrocinadoras do maior campeonato brasileiro de eSport e dos seus times competidores. Métodos: Estudo exploratório transversal (maio/2024) que identificou patrocinadores da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) e dos dez times competidores nos respectivos sites oficiais. Os patrocinadores foram identificados como: (a) produto não alimentício; (b) alimentos/bebidas; (c) redes de fast-food/serviços delivery, sendo as últimas duas categorias classificadas conforme tipo de alimento e perfil nutricional do principal produto comercializado da marca, segundo classificação NOVA. Além disso, obteve-se dados sobre quantidade de títulos anteriormente conquistados pelos times competidores. Resultados: Identificou-se 49 patrocinadores, sendo 04 marcas oficiais do campeonato e 45 dos times competidores. Dentre essas marcas, 07 (14,3%) eram de alimentos/bebidas, sendo: (a) 2 patrocinadoras oficiais da competição: 01 de bebida alcoólica (cerveja) e 01 de alimentos ultraprocessados (chocolates); (b) 5 patrocinadoras dos times competidores: 01 de bebida ultraprocessada (energético), 02 de alimentos ultraprocessados (balas e chocolates), 01 de suplementos alimentares e 01 de rede fast-food (sanduíches). Notou-se maior participação de patrocinadores de marcas de alimentos/bebidas em times com três ou mais títulos conquistados no campeonato. Conclusões: Houve importante presença de marcas do setor de alimentos/bebidas patrocinadoras oficiais do maior campeonato brasileiro de eSport e dos times competidores, e características de desempenho esportivo parecem influenciar na presença de patrocínio. É iminente adotar medidas regulatórias da publicidade de alimentos/bebidas no Brasil, sobretudo no ambiente de jogos eletrônicos com foco no público infantojuvenil.
Título do Evento
IV Seminário Latino-Americano de Ambiente Alimentar e Saúde
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Seminário Latino-Americano de Ambiente Alimentar e Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KERN, Luana Klauck et al.. PATROCÍNIO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NO MAIOR CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESPORT.. In: Anais do IV Seminário Latino-Americano de Ambiente Alimentar e Saúde. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-seminario-latino-americano-de-ambiente-alimentar-e-saude-458810/897296-PATROCINIO-DE-ALIMENTOS-ULTRAPROCESSADOS-NO-MAIOR-CAMPEONATO-BRASILEIRO-DE-ESPORT. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes