RELATO SOBRE A ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO TOCANTINS

Publicado em 09/12/2024 - ISBN: 978-65-272-1032-0

Título do Trabalho
RELATO SOBRE A ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO TOCANTINS
Autores
  • Osvaldo Henrique Lima Silva
  • Alaides Cardoso Dias de Paula
  • VANILSON PEREIRA DA SILVA
  • Mayra Dayanne Soares Barbosa
Modalidade
Resumo
Área temática
Experiências Exitosas em Medidas Socioeducativas
Data de Publicação
09/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-diferentes-olhares-do-trabalho-socioeducativo-486555/986179-relato-sobre-a-elaboracao-do-projeto-politico-pedagogico-do-sistema-socioeducativo-do-tocantins
ISBN
978-65-272-1032-0
Palavras-Chave
Documento, Socioeducação, Participativo.
Resumo
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento teórico-metodológico que estabelece orientações para o cotidiano das unidades socioeducativas do Tocantins, alinhando e norteando as práticas ao dever em relação à missão institucional. Nesse sentido, o documento representa um trabalho de reflexão conjunta sobre os processos de trabalho da instituição, com ênfase nas ações intersetoriais de educação, saúde, segurança, profissionalização, convivência familiar e comunitária, cultura, esporte e lazer. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais legislações pertinentes com a realidade do Sistema Socioeducativo do Tocantins, dispõem sobre direitos e responsabilidades, definindo o compromisso para com a socioeducação. A elaboração do PPP proporcionou momentos formativos e dialógicos, fomentando espaços de compreensão múltipla. Para tanto, instituiu-se uma comissão de sistematização como um canal institucional de interlocução ativa e participativa. A metodologia principal utilizada para apresentar e discutir a elaboração desse documento foram as reuniões presenciais e virtuais com os atores sociais envolvidos (servidores, colaboradores técnicos, socioeducandos e familiares destes). Na sequência, foi realizado o diagnóstico situacional, que permitiu definir a missão, visão e valores institucionais. Posteriormente, a comunidade socioeducativa definiu três palavras-chave que mais traduzem a identidade do Sistema sendo elas: humanização, responsabilização e protagonismo juvenil. Em seguida, traçou-se o perfil do público atendido, no qual foram explicitadas as seguintes informações: socioeducandos de 15 a 17 anos, pardos e pretos, com distorção educacional idade/série, provenientes de famílias monoparentais; declarados heterossexuais. Quanto à incidência de atos infracionais, destacam-se aqueles análogos ao roubo, tráfico de drogas e homicídio. No que tange as modalidades de atendimento socioeducativo, incluem-se a privação e a restrição de liberdade. A comunidade socioeducativa compreendeu e definiu a Pedagogia da Presença como a abordagem utilizada pela instituição, sendo evidenciadas as fases do atendimento socioeducativo: inicial, intermediária e conclusiva para cada modalidade. Foram elaborados instrumentos e fluxos para o atendimento socioeducativo, incluindo o Plano Individual de Atendimento (PIA), Estudo de Caso e Diagnóstico Polidimensional, que são ferramentas de gestão essenciais para a eficiência do planejamento e execução das medidas socioeducativas. Além disso, foram trabalhadas as diretrizes das práticas socioeducativas nos seguintes eixos: Sistema de Informação e Central de Vagas, Suporte Institucional e Pedagógico, Saúde, Saúde Mental, Cultura de Paz, Convivência Familiar e Comunitária, Diversidade Étnico-Racial, Gênero e Orientação Afetivo-Sexual, Educação Formal, Educação Não Formal, Profissionalização, Trabalho e Previdência, Esporte, Cultura e Lazer, Suporte Jurídico, Segurança e Diretrizes para a política de recursos humanos. Ademais, discutiu-se a avaliação e o monitoramento das práticas socioeducativas e por fim, elaborou-se o Plano de Ação, sendo este, uma ferramenta fundamental para transformar os objetivos em realidade, ou seja: a promoção do protagonismo juvenil por meio da socioeducação. Destarte, concluímos que a elaboração do PPP reflete o compromisso com a educação e a justiça social.
Título do Evento
IV Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Osvaldo Henrique Lima et al.. RELATO SOBRE A ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO TOCANTINS.. In: Anais do IV Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo. Anais...Franca(SP) UNIFRAN, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-seminario-internacional-diferentes-olhares-do-trabalho-socioeducativo-486555/986179-RELATO-SOBRE-A-ELABORACAO-DO-PROJETO-POLITICO-PEDAGOGICO-DO-SISTEMA-SOCIOEDUCATIVO-DO-TOCANTINS. Acesso em: 18/06/2025

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