O ENSINO DE HISTÓRIA NO PRIMEIRO SEGMENTO DO 1º. GRAU NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CARIOCA NOS ANOS 1980

Publicado em 12/06/2025 - ISBN: 978-65-272-1393-2

Título do Trabalho
O ENSINO DE HISTÓRIA NO PRIMEIRO SEGMENTO DO 1º. GRAU NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CARIOCA NOS ANOS 1980
Autores
  • PATRÍCIA COELHO DA COSTA
  • Emanuela Goes de Araujo Braga
  • Lucas Matheus de Oliveira da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
07. Instituições, Disciplinas Escolares e Práticas Difusas de Educação
Data de Publicação
12/06/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iv-encontro-historia-educacao-estado-rj/950281-o-ensino-de-historia-no-primeiro-segmento-do-1-grau-na-rede-municipal-de-educacao-carioca-nos-anos-1980
ISBN
978-65-272-1393-2
Palavras-Chave
História do ensino de História; Integração Social; Ensino de 1º Grau.
Resumo
O tema desta comunicação é o ensino de História no primeiro segmento do ensino de 1º. Grau no município do Rio de Janeiro na década de 1980. A história do ensino de História mostra que o seu conteúdo sempre esteve presente nos currículos dos anos iniciais da escolarização. A Lei n° 5692/71 transformou as disciplinas de História e Geografia em Estudos Sociais, no caso das primeiras séries se constituiu uma área do conhecimento denominada Integração Social. Para atender às demandas criadas pela lei, foram elaboradas propostas curriculares que afastavam o ensino de História de sua ciência de referência. A historiografia ressalta que os programas de ensino de Integração Social das quatro séries iniciais formulados na década de 1970, eram baseados em práticas de civismo, no culto aos sujeitos históricos e na glorificação de suas ações. Enquanto nas séries finais do ensino de 1º. Grau e no 2º. Grau houve a resistência à implantação da disciplina de Estudos Sociais, com a mobilização dos professores por mudanças, a formação fragilizada dos docentes de 1ª. a 4 séries, em cursos profissionalizantes, colaborava para a imposição dos conteúdos. Durante os anos de 1980, houve o processo de redemocratização do país, e ocorreu a mobilização dos professores objetivando mudanças nas propostas curriculares. Houve o retorno da História e da Geografia como disciplinas autônomas, e a elaboração de currículos que se referenciavam nos novos paradigmas do conhecimento histórico e, nas inovações das ciências da educação. Em 1983, no município do Rio de Janeiro foi apresentado o livro “Reformulação Curricular – História 5ª a 8ª séries” elaborado pelos professores Francisco Alencar, Ana Maria Monteiro, Nádia Cruz e Heloísa Menandro também conhecido como “Livro Azul” que fez parte do documento “Fundamentos para elaboração do Currículo Básico das escolas públicas do Município do Rio de Janeiro”. Advinda das experiências desenvolvidas no Laboratório de Currículos, essa proposta curricular tinha como referência a perspectiva de que deveria ser desenvolvido o senso crítico do aluno, que deveria se reconhecer como sujeito e protagonista do processo histórico. Também houve a criação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), que tinham uma proposta pedagógica específica com cursos de formação de professores. Os pesquisadores do Laboratório de Currículos concebiam a História como uma disciplina fundamental para a construção da identidade dos alunos. Nem todas as escolas conseguiram resgatar o ensino de história. Os docentes das escolas regulares da rede relataram dificuldades para trabalhar com o ensino de história, a saber, falta de livros e outros materiais, turnos com horários reduzidos, poucas oportunidades de atividades externas. As grades curriculares dos cursos normais, que formavam a maior parte desses professores, também mostram uma carga horária reduzida para o ensino de história. Utilizando como fontes livros didáticos, entrevistas com docentes que trabalharam como regentes nos anos 1980, programas curriculares e cadernos escolares pretende-se analisar as práticas de ensino de história de 1ª. a 4ª. séries no período baseadas nas experiências desenvolvidas pelo Laboratório de Currículos, a partir da metodologia de análise de discurso. Este estudo contribui para ampliar, aprofundar e difundir o conhecimento da área sobre a história do ensino de história de modo, a subsidiar os debates sobre o papel da escola na educação histórica entre professores, diretores, pesquisadores e secretarias de educação, objetivando influenciar na elaboração de políticas públicas.
Título do Evento
IV Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro
Cidade do Evento
São Gonçalo
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, PATRÍCIA COELHO DA; BRAGA, Emanuela Goes de Araujo; SILVA, Lucas Matheus de Oliveira da. O ENSINO DE HISTÓRIA NO PRIMEIRO SEGMENTO DO 1º. GRAU NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CARIOCA NOS ANOS 1980.. In: Anais do Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro. Anais...São Gonçalo(RJ) UERJ-FFP, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iv-encontro-historia-educacao-estado-rj/950281-O-ENSINO-DE-HISTORIA-NO-PRIMEIRO-SEGMENTO-DO-1-GRAU-NA-REDE-MUNICIPAL-DE-EDUCACAO-CARIOCA-NOS-ANOS-1980. Acesso em: 09/09/2025

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