{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Nos dias 5 a 7 de novembro de 2024, pesquisadoras e pesquisadores do campo da História da Educação vinculados a diversas instituições fluminenses se encontraram na Faculdade de Formação de Professores/câmpus São Gonçalo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para a realização do IV Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro (EHED-RJ).

Este encontro representou uma frutífera oportunidade de apresentação e debate de novas pesquisas em torno da análise histórica da educação em suas diversas formas e modalidades de realização. Sendo assim, permitiu em boa medida o conhecimento do estado da arte dos temas e abordagens que vêm sendo trabalhados na área de História da Educação, privilegiadamente no estado do Rio de Janeiro.

O evento buscou, portanto, retomar esforços anteriores com o mesmo objetivo e que vieram a se materializar em três encontros realizados respectivamente na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2007, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2010 e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2013.

Refletindo a intenção de consolidar sua presença no calendário de encontros científicos da área de História da Educação em uma perspectiva regional, o IV EHED-RJ contou em seu comitê organizador e avaliador com a participação de pesquisadoras e pesquisadores de diversas instituições nas quais se realizam pesquisas voltadas ao aprofundamento da compreensão do fenômeno educacional em suas variadas formas de materialização. Com isso, espera-se, também, oportunizar a socialização de novos estudos e abordagens no campo da História da Educação, especialmente os relacionados direta ou indiretamente ao território do estado do Rio de Janeiro em variados tempos e lugares.

Buscando contemplar as diversas áreas de pesquisa em que se divide o esforço investigativo das pesquisadoras e pesquisadores da área, foi definido um elenco de dez Eixos Temáticos no âmbito dos quais se realizou a exposição e discussão dos trabalhos inscritos no evento.

O eixo temático Educação e Movimentos Sociais abrigou Investigações interessadas pelos sujeitos e os processos educativos, relacionando-os aos movimentos sociais em suas experiências, lutas e resistências.

O eixo temático Educação e Interseccionalidades contemplou trabalhos que assumem diferentes marcadores sociais como seus objetos de investigação, bem como fazem uso de análises interseccionais como perspectiva teórica e metodológica. Utilizam, de acordo com a sua temática, os diferentes marcadores sociais, entre eles: raças, classes, gêneros, sexualidades, gerações, religiões, pessoas com deficiência e outras possíveis intersecções. 

O eixo temático Histórias da Profissão Docente encampou Estudos focados nos estabelecimentos de formação docente; nos saberes e práticas profissionais; nas trajetórias de vida de professoras e professores; nas memórias docentes; nos sujeitos e suas relações concretizadas em tempos e espaços diversificados.

O eixo temático Projetos Educacionais e Políticas Públicas abarcou análises que discutem investimentos educacionais voltados para o governo das populações; reformas e políticas educacionais. 

O eixo temático Imprensa, Impressos e Periódicos debateu pesquisas que analisam a imprensa e os impressos e suas relações históricas com diferentes projetos educativos; histórias do impresso e dos sujeitos envolvidos na sua idealização, organização, circulação; imprensa pedagógica; imprensa operária; e imprensa comercial. 

O eixo temático Arquivos, Acervos, Fontes e Preservação Documental discutiu trabalhos que se concentram na reflexão, construção conservação e preservação de acervos e arquivos escolares, educacionais, públicos e privados, e outros; instituições de guarda, proteção e difusão de acervos como museus e centros de memória; problematizações teórico-metodológicas referentes às construções de repertório de fontes e coleções documentais; a materialidade das fontes a partir dos arquivos e acervos digitais. 

O eixo temático Instituições, Disciplinas Escolares e Práticas Difusas de Educação analisou Investimentos direcionados para o exame de instituições escolares e não escolares; disciplinas e prescrições escolares; propostas curriculares; apropriação dos saberes e métodos; processos educativos diversificados; sentidos plurais da educação; espaços e tempos escolares e não escolares. 

O eixo temático Sujeitos, Intelectuais e Ideias Pedagógicas acolheu Análises centradas em trajetórias de sujeitos que produziram interferências na arena educacional; redes de sociabilidade; suas atuações em instituições educativas, mercado editorial e políticas públicas.

O eixo temático Teorias da História e Historiografia da Educação recebeu Estudos voltados para as interfaces da História da Educação com a Historiografia e a Educação; a artesania da pesquisa historiográfica com suas potencialidades e limites; as artes de fazer da História da Educação. 

Finalmente, o eixo temático História das Infâncias e das Juventudes discutiu pesquisas que se dedicam a promover análises sobre as infâncias e as juventudes em diferentes espaços/tempos educativos; as instituições e os processos de institucionalização; projetos e iniciativas públicas e privadas destinadas à assistência das infâncias e das juventudes; os processos de judicialização e os marcos regulatórios; os processos de escolarização.

A presente publicação dos Anais do IV Encontro de História da Educação do estado do Rio de Janeiro almeja oferecer um registro do conjunto dos resumos inscritos e com isso contribuir para um mapeamento das redes de pesquisa e rumos teórico-metodológicos no campo da História da Educação em um recorte regional. Espera-se que também venha a constituir fonte de consulta para demais estudiosos da área em nível nacional.

Fernando César Ferreira Gouvêa (UFRRJ).

Flávio Anício Andrade (UFRRJ). 





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

gouveafcf@uol.com.br; flavioandrade.ufrrj@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}