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Apresentação
Nos
dias 5 a 7 de novembro de 2024,
pesquisadoras e pesquisadores do campo da História da Educação
vinculados a diversas instituições fluminenses se encontraram na Faculdade de
Formação de Professores/câmpus São Gonçalo da Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (UERJ) para a realização do IV
Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro (EHED-RJ).
Este encontro representou uma frutífera oportunidade
de apresentação e debate de novas pesquisas em torno da análise histórica da
educação em suas diversas formas e modalidades de realização. Sendo assim,
permitiu em boa medida o conhecimento do estado da arte dos temas e abordagens
que vêm sendo trabalhados na área de História da Educação, privilegiadamente no
estado do Rio de Janeiro.
O evento buscou, portanto, retomar esforços
anteriores com o mesmo objetivo e que vieram a se materializar em três
encontros realizados respectivamente na Universidade Federal Fluminense (UFF) em
2007, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2010 e na
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2013.
Refletindo
a intenção de consolidar sua presença no calendário de encontros científicos da
área de História da Educação em uma perspectiva regional, o IV EHED-RJ contou
em seu comitê organizador e avaliador com a participação de pesquisadoras e
pesquisadores de diversas instituições nas quais se realizam pesquisas voltadas
ao aprofundamento da compreensão do fenômeno educacional em suas variadas formas
de materialização. Com isso, espera-se, também, oportunizar a socialização de
novos estudos e abordagens no campo da História da Educação, especialmente os
relacionados direta ou indiretamente ao território do estado do Rio de Janeiro
em variados tempos e lugares.
Buscando
contemplar as diversas áreas de pesquisa em que se divide o esforço
investigativo das pesquisadoras e pesquisadores da área, foi definido um elenco
de dez Eixos Temáticos no âmbito dos quais se realizou a exposição e discussão
dos trabalhos inscritos no evento.
O
eixo temático Educação e Movimentos
Sociais abrigou Investigações interessadas pelos sujeitos e os
processos educativos, relacionando-os aos movimentos sociais em suas
experiências, lutas e resistências.
O
eixo temático Educação e Interseccionalidades
contemplou trabalhos que assumem diferentes marcadores sociais como seus
objetos de investigação, bem como fazem uso de análises interseccionais como
perspectiva teórica e metodológica. Utilizam, de acordo com a sua temática, os
diferentes marcadores sociais, entre eles: raças, classes, gêneros,
sexualidades, gerações, religiões, pessoas com deficiência e outras possíveis
intersecções.
O
eixo temático Histórias da Profissão
Docente encampou Estudos focados nos estabelecimentos de formação
docente; nos saberes e práticas profissionais; nas trajetórias de vida de
professoras e professores; nas memórias docentes; nos sujeitos e suas relações
concretizadas em tempos e espaços diversificados.
O
eixo temático Projetos Educacionais e
Políticas Públicas abarcou análises que discutem investimentos
educacionais voltados para o governo das populações; reformas e políticas
educacionais.
O
eixo temático Imprensa, Impressos e
Periódicos debateu pesquisas que analisam a imprensa e os impressos e
suas relações históricas com diferentes projetos educativos; histórias do
impresso e dos sujeitos envolvidos na sua idealização, organização, circulação;
imprensa pedagógica; imprensa operária; e imprensa comercial.
O
eixo temático Arquivos, Acervos, Fontes
e Preservação Documental discutiu trabalhos que se concentram na
reflexão, construção conservação e preservação de acervos e arquivos escolares,
educacionais, públicos e privados, e outros; instituições de guarda, proteção e
difusão de acervos como museus e centros de memória; problematizações
teórico-metodológicas referentes às construções de repertório de fontes e
coleções documentais; a materialidade das fontes a partir dos arquivos e
acervos digitais.
O
eixo temático Instituições, Disciplinas
Escolares e Práticas Difusas de Educação analisou Investimentos
direcionados para o exame de instituições escolares e não escolares;
disciplinas e prescrições escolares; propostas curriculares; apropriação dos
saberes e métodos; processos educativos diversificados; sentidos plurais da
educação; espaços e tempos escolares e não escolares.
O
eixo temático Sujeitos, Intelectuais e
Ideias Pedagógicas acolheu Análises centradas em trajetórias de sujeitos
que produziram interferências na arena educacional; redes de sociabilidade;
suas atuações em instituições educativas, mercado editorial e políticas
públicas.
O
eixo temático Teorias da História e
Historiografia da Educação recebeu Estudos voltados para as interfaces
da História da Educação com a Historiografia e a Educação; a artesania da
pesquisa historiográfica com suas potencialidades e limites; as artes de fazer
da História da Educação.
Finalmente,
o eixo temático História das Infâncias
e das Juventudes discutiu pesquisas que se dedicam a promover análises
sobre as infâncias e as juventudes em diferentes espaços/tempos educativos; as
instituições e os processos de institucionalização; projetos e iniciativas
públicas e privadas destinadas à assistência das infâncias e das juventudes; os
processos de judicialização e os marcos regulatórios; os processos de
escolarização.
A
presente publicação dos Anais do IV Encontro de História da Educação do estado
do Rio de Janeiro almeja oferecer um registro do conjunto dos resumos inscritos
e com isso contribuir para um mapeamento das redes de pesquisa e rumos
teórico-metodológicos no campo da História da Educação em um recorte regional.
Espera-se que também venha a constituir fonte de consulta para demais
estudiosos da área em nível nacional.
Fernando César Ferreira Gouvêa (UFRRJ).
Flávio Anício Andrade (UFRRJ).
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Responsável
gouveafcf@uol.com.br; flavioandrade.ufrrj@gmail.com
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