A PROBLEMÁTICA DO USO DE DROGAS POR ADOLESCENTES: UMA ABORDAGEM CONTEMPLADA EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Publicado em 09/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1340-6

Título do Trabalho
A PROBLEMÁTICA DO USO DE DROGAS POR ADOLESCENTES: UMA ABORDAGEM CONTEMPLADA EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autores
  • Elisama Dos Santos Rocha
  • Jeová alves Caracas Filho
  • Izabel Oliveira Da Rocha
  • Sérgio Vitor Gomes Rodrigues
  • alessandra da Silva Santana Dias
  • Jailson Morais Santos
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Interdisciplinar
Data de Publicação
09/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/imepexbio2025/1097345-a-problematica-do-uso-de-drogas-por-adolescentes--uma-abordagem-contemplada-em-sequencia-didatica
ISBN
978-65-272-1340-6
Palavras-Chave
Adolescentes, Drogas, Sequência didática.
Resumo
O consumo de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, durante a adolescência, constitui um sério problema de saúde pública, sendo a dependência química considerada um problema de saúde que traz impactos significativos tanto para o desenvolvimento biossocial dos adolescentes quanto para a sociedade em geral. Os adolescentes recorrem a essas substâncias psicotrópicas por diferentes motivos, sejam eles relacionados ao ambiente social influenciador, curiosidade em experimentar novas sensações ou até mesmo ligados a crises existenciais aparentemente comuns no processo de adolescer. A iniciação no uso de drogas ocorre majoritariamente na juventude, tornando os adolescentes um grupo vulnerável devido às transformações biopsicológicas pelas quais passam na transição da infância para a idade adulta. Frente a esta problemática, o objetivo deste trabalho consiste em sistematizar em ações pedagógicas momentos que promovam diálogo construtivo com adolescentes sobre os riscos do uso de drogas diversas para à saúde. Para isso, será utilizada a metodologia de sequência didática baseada em Dolz, Noverraz e Schneuwly, sequenciada em momentos formativos, com ações didático- pedagógicas no espaço escolar direcionadas a implementação de diálogos sobre as drogas. A ação em sala de aula ocorrerá com uma turma de 8° ano do ensino fundamental II, do município de Guanambi - BA. A temática será apresentada por licenciandos do III período do curso de Ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Na sequência didática, a primeira ação pedagógica consiste em contextualizar o tema, fazendo uso de slides com imagens ilustrativas sobre os efeitos psicotrópicos do uso destas substâncias. A temática será subdividida nos seguintes tópicos: O que são drogas lícitas e ilícitas? Causas que levam ao uso de drogas na adolescência; O que é dependência química? Consequências dos entorpecentes para o corpo e vida pessoal; Relações saudáveis na transição da adolescência. Durante toda a apresentação dos slides, serão proporcionados momentos de diálogo com a turma, permitindo espaço para as vivências dos adolescentes. Após este momento, será proposta uma gincana didática baseada em perguntas e respostas para dinamizar o conteúdo, dada a sua natureza impactante no contexto de escolas públicas periféricas. As perguntas são relacionadas ao tema, com a turma dividida em pequenos grupos. Cada grupo receberá 100 pontos iniciais que serão apostados ao longo das respostas dadas para as perguntas feitas pelos mediadores. No quadro haverá uma tabela de acompanhamento dos pontos. Caso a resposta esteja correta, será somado o valor apostado aos pontos iniciais e caso esteja errada, será retirado dos 100 pontos iniciais. Ao final, serão distribuídos brindes para estimular a participação dos alunos durante a ação pedagógica. Espera-se que os alunos consigam sistematizar a temática, identificando as possíveis consequências do uso de substâncias químicas no organismo, sendo multiplicador de conhecimentos, com possibilidades de autonomia na tomada de decisões mais seguras. Por tudo isso, conclui-se que o uso da sequência didática possa abordar o tema de forma suave, com aquisição de habilidades pelos estudantes. Ao compreenderem as consequências das drogas, os alunos podem se tornar mais engajados na promoção de hábitos saudáveis e autonomia.
Título do Evento
I MEPEX BIO
Cidade do Evento
Guanambi
Título dos Anais do Evento
Anais MEPEX BIO: Mostra Científica de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Elisama Dos Santos et al.. A PROBLEMÁTICA DO USO DE DROGAS POR ADOLESCENTES: UMA ABORDAGEM CONTEMPLADA EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA.. In: Anais MEPEX BIO: Mostra Científica de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Anais...Guanambi(BA) IFBAIANO Campus Guanambi, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/imepexbio2025/1097345-A-PROBLEMATICA-DO-USO-DE-DROGAS-POR-ADOLESCENTES--UMA-ABORDAGEM-CONTEMPLADA-EM-SEQUENCIA-DIDATICA. Acesso em: 08/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes