Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
A Mostra Científica de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas — I MEPEX BIO — foi um evento promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano campus Guanambi, em 2025, que teve como objetivo divulgar produções da Área Biológica e da Formação Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
O evento buscou dar visibilidade à diversidade de atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por discentes, docentes e técnicos administrativos em educação, tanto no contexto das salas de aula quanto em ações extracurriculares. Muitas dessas iniciativas ainda são pouco conhecidas pelas comunidades acadêmica e externa, e sua divulgação por meio da popularização das ciências contribui para a democratização do acesso ao conhecimento e para o fortalecimento da alfabetização científica da população.
Os trabalhos apresentados contemplaram diferentes áreas e formatos, como relatos de experiências pedagógicas, atividades de estágio supervisionado, relatórios do PIBID, projetos de extensão, projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I), projetos de Iniciação Científica (PIBIC) e ações vinculadas a diversos editais institucionais. Os trabalhos foram submetidos sob a forma de Resumo Simples, com até 500 palavras. Além disso, o evento contou com a exposição dos Projetos de Curricularização da Extensão (PCEs), que contribuem diretamente para a formação acadêmica e profissional dos participantes, ao integrar teoria e prática em contextos reais de aprendizagem.
A publicação destes Anais visa registrar e valorizar a produção técnico-científica dos envolvidos, fortalecendo os currículos dos autores e promovendo a visibilidade institucional. As vivências e experiências compartilhadas durante o evento contribuem para o fortalecimento da identidade docente, para o enriquecimento da formação dos licenciandos e para o exercício da cidadania, ao devolver à sociedade os conhecimentos produzidos no âmbito da educação pública.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Sayonara Cotrim Sabioni - sayonara.sabioni@ifbaiano.edu.br
e-mail do evento: mepexbio@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}