DA TEORIA À PRÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A REGÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Publicado em 09/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1340-6

Título do Trabalho
DA TEORIA À PRÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A REGÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Autores
  • Maria Clara Almeida Rodrigues
  • Isabel Nascimento Macedo
  • Wellington Donizet Ferreira
  • Francine Kateriny Santos
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Interdisciplinar
Data de Publicação
09/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/imepexbio2025/1097102-da-teoria-a-pratica--reflexoes-sobre-a-regencia-no-estagio-supervisionado-ii
ISBN
978-65-272-1340-6
Palavras-Chave
educação, experiência docente, vivências.
Resumo
O Estágio Supervisionado II é projetado nos cursos de Licenciatura como sendo a etapa de concretização prática dos saberes construídos teoricamente ao longo do processo de formação docente. Para isso, o plano de execução do componente curricular engloba atividades que abrangem dimensões do exercício do magistério, como a identificação do público alvo e a elaboração e aplicação de propostas educativas factíveis ao sistema educacional básico. A carga horária total da disciplina, correspondente a 100 horas, foi dividida em momentos de observação, coparticipação, planejamentos, orientações, regência e demais atividades complementares. Em conjunto, estas atividades agregam vivências valorosas que refletirão na atuação futura dos educandos. Assim sendo, o presente relato reúne as experiências adquiridas no estágio de regência em turmas do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma, destacando as principais contribuições viabilizadas nos âmbitos acadêmico e profissional das licenciandas, como o desenvolvimento de competências essenciais para a docência. Nesse sentido, foi possível durante o estágio a aproximação entre os procedimentos técnicos, compreendidos na formação acadêmica, e o “chão” da escola de Ensino Básico público, com toda a diversidade inerente a ela. Somado a isso, essa etapa curricular evidenciou que somente quando se conhece o contexto escolar e as problemáticas que refletem nele, é que se torna possível o desenvolvimento de metodologias apropriadas ao ensino-aprendizagem. Não obstante, essa experiência reafirma a importância da atuação prática para a consolidação e aprimoramento de competências pedagógicas, através, essencialmente, da experimentação e reflexão dos resultados relacionados ao ensino. O estágio também integra rendimentos pessoais, pois, se tratando do primeiro contato direto do graduando com a realidade da docência, o auto-reconhecimento dentro da profissão é um processo pertinente à situação. A prática da regência permite ao futuro professor reconhecer seu estilo de ensino, identificar suas forças e fraquezas e refletir criticamente sobre todo o sistema de Educação. Através dessa percepção, conclui-se, portanto, que o objetivo almejado para o Estágio Supervisionado II alcançou exitosamente seu propósito fundamental: preparar profissionais comprometidos com a qualidade do Ensino Básico brasileiro.
Título do Evento
I MEPEX BIO
Cidade do Evento
Guanambi
Título dos Anais do Evento
Anais MEPEX BIO: Mostra Científica de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Maria Clara Almeida et al.. DA TEORIA À PRÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A REGÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.. In: Anais MEPEX BIO: Mostra Científica de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Anais...Guanambi(BA) IFBAIANO Campus Guanambi, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/imepexbio2025/1097102-DA-TEORIA-A-PRATICA--REFLEXOES-SOBRE-A-REGENCIA-NO-ESTAGIO-SUPERVISIONADO-II. Acesso em: 16/07/2025

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