DIAFANIZAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: PROCESSO, DESAFIOS E RESULTADOS NA VISUALIZAÇÃO DE HERPETOFAUNA DA CAATINGA

Publicado em 09/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1340-6

Título do Trabalho
DIAFANIZAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: PROCESSO, DESAFIOS E RESULTADOS NA VISUALIZAÇÃO DE HERPETOFAUNA DA CAATINGA
Autores
  • João Vitor dos Santos Ramos
  • SAYONARA COTRIM SABIONI
  • Ana Paula De Oliveira Lima
  • Sandra Miranda Xavier
  • Sammhyra Gabriela Alves E Diedrichs
  • Luiza Martins Lima
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Interdisciplinar
Data de Publicação
09/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/imepexbio2025/1085002-diafanizacao-no-ensino-de-biologia--processo-desafios-e-resultados-na-visualizacao-de-herpetofauna-da-caatinga
ISBN
978-65-272-1340-6
Palavras-Chave
Aula prática, diafanização, amostragem de fauna
Resumo
A diafanização é um processo utilizado para tornar um corpo semitransparente, podendo ser aplicada em análises clínicas e estudos zoológicos. Este método permite observar estruturas internas de organismos de forma mais eficiente, tornando os tecidos visíveis por meio de técnicas especiais de coloração histológica. Nos laboratórios de análises clínicas, a técnica é utilizada para observar cortes histológicos, enquanto em estudos de anatomia animal, visa clarificar tecidos musculares e destacar os tecidos ósseos e cartilaginosos. Este trabalho relata a elaboração e a aplicação de uma aula sobre diafanização voltada para o estudo da fauna da caatinga, interligado a Biologia Celular. A proposta foi desenvolvida por cinco alunos estudantes do 4º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IF BAIANO Campus Guanambi, como uma atividade dentro da disciplina Fundamentos da Biologia. Foi realizada a evisceração dos exemplares, com o objetivo de integrar os temas: Biodiversidade da Caatinga e Biologia Celular. O processo de diafanização deu-se a partir do uso de dois espécimes: um lagarto do gênero TROPIDURUS e uma rã do gênero SCINAX. Os animais foram armazenados em solução de álcool 70% e depositados no Laboratório de Biologia, do IF BAIANO, Campus Guanambi. Foi realizada a evisceração dos exemplares, incluindo a remoção da pele, olhos e vísceras dos espécimes através de pinças especificas para essa prática, além do uso adequado de EPI´s. Os espécimes passaram por várias etapas de imersão em soluções de álcool 70%, 92,8%, e 100% e, posteriormente, foram colocados em xilol a 50% por cinco dias pra preparar os tecidos para a coloração. No penúltimo dia, os espécimes foram corados utilizando corantes específicos: azul de toluidina para os ossos e vermelho do congo para a cartilagem. A exposição aos corantes foi de 5 minutos, sendo, em seguida, armazenados na solução de xilol. A prática foi apresentada para a turma do 3º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no ano de 2024, sendo conduzido no Laboratório de Biologia do Instituto IF BAIANO campus Guanambi, tendo duração de 30 minutos. Apesar de a prática ter sido bem-sucedida na execução do processo, alguns erros metodológicos foram observados. O corante vermelho do congo foi mais eficiente do que esperado, deixando os músculos vermelhos. O corante azul de toluidina misturou-se com o outro corante, comprometendo a distinção entre ossos e cartilagem. Além disso, o tempo de execução foi insuficiente para um processo eficiente de diafanização, que geralmente exige mais tempo para clarificar completamente os tecidos. Embora o processo de diafanização seja relativamente simples, ele demanda tempo adequado para garantir resultados satisfatórios. A experiência também revelou como práticas laboratoriais podem apresentar imprevistos, mas ao final proporcionam um aprendizado significativo tanto sobre a técnica quanto sobre o processo de ensino.
Título do Evento
I MEPEX BIO
Cidade do Evento
Guanambi
Título dos Anais do Evento
Anais MEPEX BIO: Mostra Científica de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RAMOS, João Vitor dos Santos et al.. DIAFANIZAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: PROCESSO, DESAFIOS E RESULTADOS NA VISUALIZAÇÃO DE HERPETOFAUNA DA CAATINGA.. In: Anais MEPEX BIO: Mostra Científica de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Anais...Guanambi(BA) IFBAIANO Campus Guanambi, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/imepexbio2025/1085002-DIAFANIZACAO-NO-ENSINO-DE-BIOLOGIA--PROCESSO-DESAFIOS-E-RESULTADOS-NA-VISUALIZACAO-DE-HERPETOFAUNA-DA-CAATINGA. Acesso em: 16/07/2025

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