O USO DAS ATIVIDADES ABERTAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA OS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL.

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-732-3

Título do Trabalho
O USO DAS ATIVIDADES ABERTAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA OS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL.
Autores
  • Mateus Pin Corrêa
  • Maria Teresa de Moura Ribeiro
Modalidade
Resumo
Área temática
Anos finais do Ensino Fundamental
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/598044-o-uso-das-atividades-abertas-no-ensino-da-matematica--uma-pratica-contextualizada-para-os-alunos-dos-anos-finais-
ISBN
978-85-5722-732-3
Palavras-Chave
Matemática, Atividades Abertas, Prática Pedagógica.
Resumo
Este relato apresenta uma prática desenvolvida por um professor de matemática que participa do Grupo de Estudo: PPMat do Mestrado Profissional de Educação, da Universidade de Taubaté e leciona a disciplina de Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola pública no Estado do Espírito Santo. O estudo em questão teve início com a leitura e discussão dos capítulos iniciais da escritora e pesquisadora Jo Boaler (2018), do qual podemos observar questões que despertam o interesse e a curiosidade dos alunos, ajudando-os a desenvolver mentalidades matemáticas. Estas atividades são denominadas pelo estudo como “atividade aberta”, que são aquelas capazes de despertar os conteúdos matemáticos no decorrer da sua resolução, trazendo o entusiasmo dos estudantes pela matemática. Desta forma, a prática pedagógica em questão procurou trabalhar com essa ideologia utilizada por Boaler e foi debatida no grupo de estudo. Foi uma proposta levada a sala de aula das turmas do oitavo e nono ano durante as aulas de matemática e supervisionada pelo professor. No primeiro momento, o professor organizou a turma em grupos e entregou uma atividade para cada um. Esta atividade traz o conteúdo: “Princípio Multiplicativo da Contagem”, que tem como habilidade: identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes. O docente determinou um tempo para que o problema fosse desenvolvido pelos grupos de alunos e que seja discutido entre eles os caminhos que utilizaram para chegar a resposta final. Com as atividades concluídas, foi feito uma plenária de apresentação com os resultados e o docente fez as anotações para a correção final. Após a exposição dos resultados, o professor fez a intervenção nos mesmo, indicando os caminhos poderiam utilizar para alcançar o objetivo final, além disso, o docente explicou o conteúdo ali utilizado e demonstrou que esta atividade aberta permitiu que os alunos aprendessem a desenvolver sem precisar de um conhecimento específico, ou seja, o assunto matemático foi surgindo no decorrer da resolução do problema proposto. Nos resultados desta atividade foi possível destacar o sucesso do trabalho em grupo, a baixa compreensão do comando da atividade, a falta de conteúdos matemáticos básicos ocasionados pelo período da pandemia e a participação dos alunos na explicação final do professor. Conclui-se então que estas atividades permitem que os estudantes sejam encorajados a pesar sobre diferentes métodos, rotas e representações de resultados ao desenvolver uma atividade, dando-lhes a oportunidade de aprendizagens matemáticas mais profundas e ao professor um melhor resultado da sua prática de ensino.
Título do Evento
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - IV ENCONTRO DE EGRESSOS - II ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO – MPE-UNITAU
Título dos Anais do Evento
Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CORRÊA, Mateus Pin; RIBEIRO, Maria Teresa de Moura. O USO DAS ATIVIDADES ABERTAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA OS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL... In: Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Universidade de Taubaté, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/598044-O-USO-DAS-ATIVIDADES-ABERTAS-NO-ENSINO-DA-MATEMATICA--UMA-PRATICA-CONTEXTUALIZADA-PARA-OS-ALUNOS-DOS-ANOS-FINAIS-. Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes