Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Neste ano de 2022 nosso evento recebeu 497 inscrições de
participação nas modalidades ouvinte e foram apresentados 120 trabalhos em
Sessões de Comunicação, o que mostra que a cada ano nos superamos em termos de
participação trazendo trabalhos resultantes de relatos de experiências de
docentes da educação básica, vivenciadas no contexto escolar no período pós
pandemia.
Considerando a função social desempenhada pela produção
advinda de um EVENTO ACADÊMICO, algo que deve ser aberto à toda participação,
envidamos esforços para criar estratégias que incentivassem a participação de todas
as pessoas. Um evento científico que intencionalmente se organizou para ser
acessível em todas as dimensões: o evento todo aconteceu de forma
gratuita; tivemos a presença de intérpretes de Libras; os participantes
utilizaram de audiodescrição em suas apresentações. Dessa forma, o PROTOCOLO DE
ACESSIBILIDADE pretendeu criar um local acessível e confortável, foi
convidativo e aberto a qualquer participante. Esse nosso fio condutor buscou
trazer algumas explicações, fazendo um convite ao exercício da acessibilidade.
Teve como temática: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: DESAFIOS DA
PRÁTICA NO PÓS PANDEMIA, e a participação foi aberta a docentes de todos os
níveis da Educação que quisessem compartilhar seus sucessos, preocupações e
perspectivas no conturbado período que ainda vivemos no Brasil, mediado pelas
determinações pandêmicas que nos atravessaram/atravessam.
Nesse caminho, teve como objetivo geral colaborar com a
garantia de um importante espaço para apresentação e discussão de relatos de
experiências para que os professores da educação básica e os estudantes de
pós-graduação pudessem divulgar suas experiências pedagógicas, contribuindo
assim para construção coletiva da reflexão sobre educação enquanto campo de
pesquisa e formação docente, além da aproximação da universidade com a escola.
A construção coletiva de conhecimento foi farta,
incrementada e abrilhantada pela participação dos palestrantes internacionais
que compartilharam saberes essenciais, inovadores e atuais. Professora Rachel
Lotan da Universidade estadunidense de Stanford, trazendo seus estudos sobre
estratégias de formação de professores voltadas à promoção da equidade social.
Professor Carlos Marcelo, da Universidade de Sevilla, na Espanha, foi quem
também compartilhou suas pesquisas sobre desafios da pandemia para os docentes
e seu desenvolvimento profissional.
As participações dos egressos foram, como sempre a menina
dos olhos do nosso programa! Neste ano cada uma das egressas participantes
relatou em suas apresentações a relevância dos grupos de estudos existentes desde
2020 no MPE-UNITAU. Laura Rechdan, sobre as importantes mediações
teórico-metodológicas construídas no (GT-SÓCIO-HISTÓRICO); Verônica
Arantes, relatando as contribuições para as pesquisas advindas do Grupo de
Estudo em Pesquisa Colaborativa em Educação (GEPCED); Dila Aquino, nos
relatou a grandeza da contribuição de discussões sobre estudos em Arte-Educação
junto ao Grupo de Pesquisa em Arte Educação e Criação (GAEC); Raissa
Duarte foi a egressa que fez também uma bela apresentação acerca do Grupo de Estudo
Práticas pedagógicas em Matemática (PPMAT) e Heidy Costa trabalhou em sua
apresentação o tema do Desenho Universal do Grupo de Estudo em DUA (GEDUA).
A Comissão Científica e Organizadora valorizou relatos de
experiência que dialogaram com a produção de conhecimentos profissionais dos
docentes; os processos de formação inicial e continuada de professores voltados
ao desenvolvimento de práticas pedagógicas relevantes; aos processos de ensino
e aprendizagem e às experiências que exploraram estratégias de uma educação
inclusiva e para a equidade voltada às diversidades no contexto escolar.
As apresentações versaram sobre os seguintes Eixos
Temáticos:
Educação Infantil: 11 trabalhos inscritos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental: 15 trabalhos
inscritos
Anos Finais do Ensino Fundamental: 17 trabalhos
inscritos
Ensino Médio: 22 trabalhos inscritos
Ensino Técnico e Profissionalizante: 8 trabalhos
inscritos
Educação Inclusiva e Diversidade: 13 trabalhos
inscritos
Formação de Professores: 28 trabalhos inscritos
Gestão Escolar: 10 trabalhos inscritos
Feita esta síntese das contribuições do evento, é com
muita satisfação e com a sensação de dever cumprido no âmbito científico,
colaborativo e social que fazemos esta apresentação dos Anais do III Seminário Internacional de
Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na
Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU, esperando que todos apreciem a
leitura, e que esta possa ser fonte para pesquisas e formação, contribuindo com
todos os processos educacionais.
Apresentamos
os títulos dos trabalhos por Eixos Temáticos
Educação
Infantil: 10 Trabalhos Inscritos
1. Histórias
Infantis: Uma Aproximação Das Crianças E Das Famílias Em Meio À Pandemia
2. Saúde
Bucal Na Educação Infantil: Contribuições Da Contação De História E Atividade
Experimental
3. Ivan
Cruz: Uma Releitura Lúdica Com Alunos Da Educação Infantil
4. Experiência
Exitosa Na Educação Infantil Através Do Programa Mais Paic E Suas Peculiaridades
5. O
Papel Da Educação Física Escolar No Desenvolvimento Psicomotor Para Alunos Da
Educação Infantil e Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
6. Um
Por Que, Várias Investigações: Potencializando As Experiências E Aprendizagens
Das Crianças.
7. Mudança
De Rota: Os Bebês E As Tintas
8. Formando
Mentes Para O Processo De Inclusão
9. Revista
Digital: Documentação Pedagógica Em Contexto De Pandemia Em Unidades De
Educação Infantil
10. Partilhando
Saberes, Seu Olhar Melhora o Meu
Anos
Iniciais Do Ensino Fundamental: 14 Trabalhos Inscritos
1. Brincadeira
De Roda, Uma Arte Cultural Essencial
2. Brincando
Com Jogos Da Cultura Africana Na Disciplina De Arte
3. Avaliação
Da Coordenação Motora Após Inclusão Do Professor De Educação Física Nas Series
Do 1º Ao 3° Ano Do Ensino Fundamental I
4. Avaliação
Inclusiva Em Educação Física
5. Poema
E Painel De Memória Em Arte
6. Vivências
Pedagógicas Nas Turmas Do 2º Ano, Ensino Fundamental, Anos Iniciais Da Rede
Municipal De Ocara-Ceará.
7. Jogos
No Aprendizado Da Língua Inglesa: Interação E Conhecimento
8. Resolução
De Problemas, Como Proposta Inicial Para A Construção De Novos Conhecimentos.
9. Educação
Antirracista: Criação De Um Canal De Youtube Por Alunos Do Quinto Ano Do Ensino
Fundamental
10. Alfabetização
Em Atendimento Personalizado: Um Relato De Experiência Na Psicopedagogia
11. Indisciplina
Escolar: A Pedagogia Da Presença Como Norteadora Das Ações
12. Leiturando:
O Ensino Da Leitura No Cotidiano Da Escola
13. Segunda
Professora Alfabetizadora: Olhares Para o Processo De Alfabetização
14. Meus
Monstros e Heróis Na Sala De Aula: Composições Poéticas De Estudantes
Anos
Finais Do Ensino Fundamental: 17 Trabalhos Inscritos
1. Jogos:
Recursos Lúdicos Para Interação No Ensino De Arte E Matemática Na Educação
Básica
2. O
Uso Da Tecnologia Como Ferramenta Didática Para O Ensino De História Na
Educação Básica Pública
3. A
Importância Da Música No Processo De Ensino, Aprendizagem e Socioemocional.
4. A
Importância Do Percurso Formativo Para a Vida No Ensino Fundamental: Um Relato
Docente
5. Trabalho
Colaborativo: AEE E Matemática Motivando O Ensino E A Aprendizagem
6. Sarau
Literário: Enaltecendo Vida E Obra De Vinicius De Moraes
7. Práticas
De Leitura Com O Apoio De Livros Paradidáticos E Das Tic Como
Recursos Pedagógicos Para Aulas De Língua Portuguesa
8. A
Importância Do Uso De Estratégias E Metodologias Inovadoras No Processo De
Ensino E Aprendizagem De Ciências.
9. Uso
De Palavras Cruzadas No Ensino - Aprendizagem De Conceitos De Ciências Da
Natureza Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental
10. O
Uso Das Atividades Abertas No Ensino Da Matemática: Uma Prática Contextualizada
Para Os Alunos Dos Anos Finais Do Fundamental.
11. Práticas
Pedagógicas No Ensino De Ciências Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental
12. Uma
Viagem Ao Mundo Das Narrativas De Aventura
13. Atividades
Lúdicas Para O Ensino Dos Temas Sistema Reprodutor Humano, Métodos
Contraceptivos
14. Pandemia
Em Foco
15. Cubo
Mágico: Brincando e Aprendendo Matemática
16. Rússia
e Seus Surtos Históricos: Relato De Experiência
17. Festival
De Documentários: Um Trabalho Interdisciplinar
Ensino
Médio: 22 Trabalhos Inscritos
1. O
Sentido E O Significado Da Escola Para Alunos Do Ensino Médio Na Volta Às Aulas
Pós Pandemia- Um Estudo De Caso
2. O
Olhar Pedagógico Dos Professores Do Ensino Médio Em São Josés Dos Campos Sobre
A Aprendizagem De Filosofia
3. Soletrando
& Significando: Uma Estratégia Para Nivelamento Das Aprendizagens Em Língua
Portuguesa e Matemática
4. Práticas
Político-Pedagógicas Contra Hegemônicas Na Educação Física Escolar No Contexto
Do Ensino Médio Integrado No Pós-Pandemia
5. Metodologias
Ativas Em Educação E O Desenvolvimento Do Protagonismo Em Adolescentes: Uma
Investigação Teórica
6. Práticas
Metodológicas Inclusiva No Ensino De Biologia: Um Relato De Experiência
7. Generalização
Do Teorema De Pitágoras E Metodologia Resolução De Problemas Uma Proposta Para
Ensino E Aprendizagem
8. A
Pedagogia Da Presença Na Construção Do Processo Ensino-Aprendizagem No Ensino
Médio Da Educação Integral De Goiás
9. A
Disciplina Eletiva Viver Mais Na Perspectiva Colaborativa
10. Soro
Caseiro: Prática De Laboratório Interdisciplinar Diferenciada Para Alunos De
Primeiras Séries Do Ensino Médio
11. Utilização
De Ferramentas De Gestão Empresarial Para Indicar Soluções Para o Problema De
Espera Na Fila Da Cantina Da Escola
12. Prática
De Laboratório: Utilização De Placa Solar Para Estudar Os Efeitos Da Poluição
Na Redução Da Energia Solar Útil Para Geração De Energia Elétrica
13. A
Leitura Nas Aulas De Física Do Ensino Médio: Processos Interdisciplinares No
Universo Das Ciências Exatas
14. Biofotografia
15. Minecraft:
Utilização De Ferramenta On-Line Para Aprendizagem De Conceitos Físicos,
Matemáticos e Programação De Computadores.
16. Trebuchet
e Modelagem Matemática: Determinando a Distância De Lançamento Do Projétil
17. Eletiva
De Robótica: Projeto, Simulação e Desenvolvimento Com Eletrônica Básica e
Arduíno
18. O
Ensino De Língua Portuguesa Por Meio Do Uso De Metodologias Ativas
19. O
Ensino Remoto Na Perspectiva Do PIBID De Física: Relato De Experiência
20. A
Horta Uma História Virtual Para O Ensino De Área Desenvolvida No Segundo Ano Do
Ensino Médio
21. Desenvolvimento
De Um Portal Educacional (Inforgeomath)
22. Participação
De Alunos Do Ensino Médio Na Adesão Ao Tratamento Farmacológico De Familiares
Idosos Portadores De Doenças Crônicas
Ensino
Técnico e Profissionalizante: 7 Trabalhos Inscritos
1. Projeto
Integrador: Estratégia De Ensino E Aprendizagem Para A Construção Do
Conhecimento No Curso Técnico Em Nutrição E Dietética
2. Avaliação,
Autoavaliação E Avaliação De Pares Em Disciplina De Graduação Em Enfermagem:
Relato De Experiência
3. Uso
De Fluxogramas Em Anotação De Enfermagem No Curso Técnico De Enfermagem
4. O
Imaginário Na Produção Artística De Um Estudante Do Curso Técnico Em Artes
Visuais
5. Processos
De Formação No Instituto Federal De São Paulo - São José Dos Campos: A Busca Da
Construção Coletiva De Acessibilidade Curricular
6. Educação
Especial-Inclusiva No Instituto Federal De São Paulo: A Importância Do Debate
No Pós-Isolamento Social
7. Educar
Ou Punir? O Papel Da Educação Na Problemática Do Encarceramento
Educação
Inclusiva e Diversidade: 13 Trabalhos Inscritos
1. Considerações
Sobre A Relação Entre Os Conceitos De Educação E Emancipação Em Adorno
2. Cultura
Escolar: Análise Do Cotidiano De Escolas Públicas Do Vale Do Paraíba-Sp
Participantes De Um Concurso Literário
3. Pessoas
Com Deficiência Na Educação Profissional: Uma Análise Das Significações De
Docentes Do IFSP
4. Educação
Musical De Surdo cegos: Configurações Táteis Como Estratégia Pedagógica Para O
Ensino E Aprendizagem De Notas Musicais
5. Acesso
E Permanência De Discentes Surdos No Stricto Sensu: A Língua Espanhola Como
Opção De Proficiência
6. Desigualdade
Social E O Contexto Pandêmico: Os Desafios Concernentes Ao Acesso à Educação
7. Práticas
Pedagógicas Na Formação Docente Em Nível Superior: Interseccionando Gênero e
Raça
8. Feminismo
Anárquico No Brasil - Entre Esquecimentos E Resistências: A História De Maria
Lacerda De Moura (1887-1945)
9. Estratégias
Pedagógicas Para a Educação Especial Na Escola Estadual Professor Expedito
Camargo Freire
10. Educação
Bilíngue: Um Olhar Inclusivo Na Educação Infantil
11. A
Alfabetização E A Inclusão Da Criança Com Deficiência: Impactos Da Pandemia
(Covid-19)
12. Vivências
De Aprendizagem: a Inclusão Escolar No Processo De Alfabetização
13. Libras
Na Graduação E Criação De Conteúdo No Tik Tok: Uma Brincadeira Que Deu Certo
Formação
De Professores: 27 Trabalhos Inscritos
1. O
Papel Da Coordenação Pedagógica Na Formação Continuada Do Docente Na Aman
2. Formação
De Professores: Libras Como Recurso De Acesso Comunicativo
3. O
Diário De Bordo Como Espaço De Pesquisa, Troca E Desenvolvimento Profissional
Docente: Um Olhar Para 2020
4. Autoavaliação
Crítica Como Estratégia De Ensino-Aprendizagem
5. Gestão
Integradora No Curso De Formação De Professores: Relatos De Experiências
Colaborativas Entre Coordenação De Curso E Equipe Docente
6. Os
Desafios Da Pandemia Para A Docência Na Alfabetização E O Ingresso No Ensino
Superior: O Diálogo Entre Perspectivas
7. O
Processo De Formação Continuada Dos Professores Dos Centros De Ensino Em
Período Integral De Goiás
8. Memória
E Formação Através De Fragmentos Autobiográficos: Narrando Uma Experiência Na
Formação Continuada De Professores
9. As
Técnicas De Laboratório Através De Uma Sequência Didática Investigativa: Relato
De Experiência De Um Professor Em Formação.
10. O
Papel Do Coordenador Pedagógico E Os Reflexos Na Formação De Professores:
Análise De Uma Escola Municipal Infantil Em Diadema.
11. Desenvolvimento
Profissional: As Significações Professores Do Ensino Médio No Processo De
Formação Continuada
12. Seminários
Temáticos Em Química Orgânica Utilizando a Metodologia Sala De Aula Invertida
13. As
Contribuições Da Extensão Universitária Na Formação Inicial De Professores Em
Um Curso De Licenciatura Em Química.
14. A
Lei 10.639/2003 Nos Documentos Normativos De Uma Escola Quilombola Da Zona
Rural No Município De Penedo-Al
15. Educação
Especial-Inclusiva: A Necessidade Da Formação Continuada Em Cursos De
Licenciatura
16. Observação
De Aulas: O Papel Do Coordenador Pedagógico Na Formação Continuada De
Professores
17. O
Desenvolvimento Infantil Na Pós Pandemia E A Influência Dos Espaços Que Educam
18. Trajetórias
Curriculares No Brasil E Em Alagoas: Qual O Lugar Das Discussões De Gênero Nas
Escolas
19. Análise
Temporal Do Pedagogo Empresarial Como Instrumento Disseminador Da Consciência
Ecológica: Reflexões De Uma Década
20. Imersões
E Intervenções Possíveis No Ensino Remoto: O Ensino De Arte Em Contexto
Pandêmico Nos Anos Finais Em Maracanaú
21. O
Rompimento De Um Currículo Tradicional Em Uma Sala De Pós- Graduação
22. Educação
Para O Trânsito: Impasses E Perspectivas
23. Como
Uma Turma De Sétimo Ano Do Ensino Fundamental Ii Inclui Os Quatro Colegas Com
Transtorno Do Espectro Autista
24. Contextos
E Reflexões Acerca Do Curso A Distância Em Licenciatura Em Matemática
25. Prática
Pedagógica: Capacidades De Leitura E Os Multiletramentos
26. Comunicando
Saberes: Formação De Professores Do Ensino Fundamental De Portel (PA)
27. Formações
Visíveis: Estratégias Formativas Para Docentes Do Ensino Fundamental
Gestão
Escolar: 10 Trabalhos Inscritos
1. Trabalho Colaborativo E Interdisciplinaridade:
Práticas Possíveis
2. Monitoramento De Desempenho Bimestral Dos Alunos
Do Programa Ensino Integral e Possibilidades De Atuação
3. Feira De Conhecimentos No Ensino Médio:
Planejamento, Execução e Conclusões
4. Bem-Estar Físico e Aprendizagem: Uma Parceria
Entre Escola e Secretaria Municipal De Saúde Para o Mapeamento Da Saúde Dos
Alunos Do Ensino Médio
5. A Atuação Da Orientação Educacional Em Uma Etec
6. A Ação Supervisora No Período Pós Isolamento:
Impactos E Desafios No Acompanhamento Das Equipes Gestoras.
7. A Academia Militar Das Agulhas Negras No Contexto
Da Pandemia
8. A Construção Coletiva Do Projeto Político
Pedagógico Como Fator De Pertencimento Em Um Centro De Educação Infantil
9. O Papel Do Gestor Escolar E A Proposta De
Formação Do Maispaic Com Foco Nos Processos Educacionais
10. Projeto Especial De Ação E As Possibilidades De
Intervenção No Cotidiano Da Creche
O
evento, organizado pelo Mestrado Profissional em Educação - MPE com a
participação intensa de seus professores, alunos ativos e egressos, com o apoio
da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, foi viabilizado em parceria com a
Fapeti, Central de Comunicação - Acom Unitau, Tv Unitau, Rádio Unitau, Núcleo
de Apoio a Eventos, além do envolvimento e apoio das Pró-reitorias que compõem
a administração superior da Universidade de Taubaté.
Nesta publicação estão disponíveis
os resumos apresentados durante o evento. Os textos são de
inteira responsabilidade de seus autores.
Boa leitura!
{{item.denominacao}} |
Responsável
juliana.mbussolotti@unitau.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}