USO DE PALAVRAS CRUZADAS NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-732-3

Título do Trabalho
USO DE PALAVRAS CRUZADAS NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Mirian Vieira Teixeira
  • Marcilene Barbosa de Andrade
  • Gustavo Bordignon Franz
  • Welliton Correia Vale
Modalidade
Resumo
Área temática
Anos finais do Ensino Fundamental
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/597869-uso-de-palavras-cruzadas-no-ensino---aprendizagem-de-conceitos-de-ciencias-da-natureza-nos-anos-finais-do-ensino-
ISBN
978-85-5722-732-3
Palavras-Chave
Ensino de Ciências da Natureza, Palavras cruzadas, Metodologia de Ensino
Resumo
Na disciplina de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental, muitos conteúdos envolvem conceitos abstratos e, de difícil compreensão, que ainda hoje sofrem influências da abordagem tradicional do processo educativo. Diante disso, é preciso utilizar modelos e práticas que tornem a aula mais interessante e prazerosa. A utilização de métodos ativos de aprendizagem, como a aprendizagem baseada em jogos, pode possibilitar um melhor engajamento e uma boa assimilação dos conteúdos abordados na teoria. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo aplicar e avaliar o uso de palavras cruzadas com conceitos de Ciências da Natureza, como recurso didático para ser usado nas aulas voltadas ao Ensino Fundamental. A avaliação destas palavras cruzadas foi realizada por 3 turmas de estudantes do 7ºAno do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Pública Estadual de ensino de Goiás da cidade de Goiânia- Go, num total de 100 discentes. Os dados obtidos sugerem, que a utilização de palavras cruzadas possibilitou uma maior interação entre o conhecimento, o professor e o estudante e, serve como atividade reforço/ fixação de conteúdos de Ciências da Natureza, previamente desenvolvidos nas aulas e, avaliação do aprendizado. Ao unir o conhecimento científico com recursos lúdicos, como palavras cruzadas, as aulas tornam-se mais atraentes, participativas e capazes de prender a atenção dos estudantes aos conteúdos de Ciências da Natureza trabalhados. Assim, o uso de atividades lúdicas no ensino aprendizagem dos conteúdos de Ciências da Natureza, propicia a capacidade dos estudantes em relacionar-se consigo mesmo e com o próximo, promovendo a interação entre os acontecimentos na sala de aula e a vontade de aprender.
Título do Evento
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - IV ENCONTRO DE EGRESSOS - II ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO – MPE-UNITAU
Título dos Anais do Evento
Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TEIXEIRA, Mirian Vieira et al.. USO DE PALAVRAS CRUZADAS NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Universidade de Taubaté, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/597869-USO-DE-PALAVRAS-CRUZADAS-NO-ENSINO---APRENDIZAGEM-DE-CONCEITOS-DE-CIENCIAS-DA-NATUREZA-NOS-ANOS-FINAIS-DO-ENSINO-. Acesso em: 24/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes