VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NAS TURMAS DO 2º ANO, ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE OCARA-CEARÁ.

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-732-3

Título do Trabalho
VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NAS TURMAS DO 2º ANO, ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE OCARA-CEARÁ.
Autores
  • Lucilane Ferreira Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/597716-vivencias-pedagogicas-nas-turmas-do-2-ano-ensino-fundamental-anos-iniciais-da-rede-municipal-de-ocara-ceara
ISBN
978-85-5722-732-3
Palavras-Chave
Spaece Alfa, Intervenções Pedagógicas, Alfabetização e Letramento.
Resumo
O Spaece Alfa que é a Avaliação da Alfabetização do 2º ano ensino fundamental e acontece de forma externa, censitária e com periodicidade anual, tendo por objetivo avaliar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública do Ceará, em 2022, tem sua aplicação no dia 29/11. A SME-Ocara, por meio dos agentes pedagógicos do ciclo de alfabetização, após monitorar e refletir sobre os resultados do Spaece Diagnóstico, do Protocolo MaisPaic, da situação de leitura e escrita bimestral, dos diagnósticos internos, dos relatos dos docentes nas formações e acompanhamento pedagógico das aulas nas turmas de 2º ano, eclodiu a inquietação: Como, a SME pode intervir e contribuir para a disseminação de práticas pedagógicas exitosas de alfabetização e letramento num contexto de aprendizagem significativa, lúdica e interativa no 2º ano, nesse período de pré aplicação da provinha? Assim, após as reflexões foi perceptível a necessidade de traçar um plano de ação com estratégias pontuais de intervenções pedagógicas, fomentando a leitura, a compreensão e a interpretação textual no âmbito da matriz de referência do Spaece Alfa. Num viés que instigasse a replicação pelos docentes daqueles procedimentos, bem como motivasse os discentes ao hábito leitor reflexivo. Sendo assim o objetivo desta apresentação é elencar as atividades desenvolvidas pela equipe da SME - Ocara junto às turmas do 2º ano. Os dados foram obtidos por meio da realização das atividades junto à comunidade escolar (17 turmas, cerca de 320 alunos, 13 escolas, 30 professores e a equipe da SME Ocara) e as observações pela equipe da SME e das escolas, sobre os desdobramentos das mesmas. As ações tinham como objetivo incentivar o prazer pela leitura e estimular o conhecimento cognitivo dos alunos com foco na leitura, compreensão o interpretação textual; e contemplaram três momentos distintos no segundo semestre letivo, os quais foram: O meu superpoder é a leitura (visita as turmas do 2º ano, roda de conversa “o que é esverdear”, contação da história “A descoberta do Ariel” – usando a história na lata, análise textual por meio do dispositivo passe a caixa pela roda... paródia “Se você já sabe ler”); Quero te ouvir (visita as turmas do 2º ano, audiência individual da leitura de cada aluno, com posterior devolutiva e sugestões pedagógicas) e Aulão Spaece Nauta (realizado no auditório da SME, com atividades lúdicas contemplando: musicalização, dança, contação de história, movimentos, jogos pedagógicos e brincadeiras. Para os alunos, uma aula de campo, dado o deslocamento dos mesmos até a sede do município, atravessando diversas vivências). Como conclusão, a relação entre a ludicidade, a literatura, os jogos, os movimentos e a musicalização fomenta positivamente a mais básica de todas as necessidades do processo de aprendizagem dos alunos, a alfabetização e o letramento. Portanto, a ensinagem deve trilhar em suas práticas pedagógicas cotidianas, esse caminho do alfaletrar lúdico, interativo e afetuoso, onde o discente é o protagonista de sua aprendizagem.
Título do Evento
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - IV ENCONTRO DE EGRESSOS - II ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO – MPE-UNITAU
Título dos Anais do Evento
Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Lucilane Ferreira. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NAS TURMAS DO 2º ANO, ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE OCARA-CEARÁ... In: Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Universidade de Taubaté, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/597716-VIVENCIAS-PEDAGOGICAS-NAS-TURMAS-DO-2-ANO-ENSINO-FUNDAMENTAL-ANOS-INICIAIS-DA-REDE-MUNICIPAL-DE-OCARA-CEARA. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes