SOLETRANDO & SIGNIFICANDO: UMA ESTRATÉGIA PARA NIVELAMENTO DAS APRENDIZAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-732-3

Título do Trabalho
SOLETRANDO & SIGNIFICANDO: UMA ESTRATÉGIA PARA NIVELAMENTO DAS APRENDIZAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
Autores
  • FELIPE AUGUSTO DE LUCA
  • Monica Regina Döbler Faria
  • Edmundo Camargo Junior
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino Médio
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/597702-soletrando--significando--uma-estrategia-para-nivelamento-das-aprendizagens-em-lingua-portuguesa-e-matematica
ISBN
978-85-5722-732-3
Palavras-Chave
Soletrando, Significando, Ensino Médio, Nivelamento, Competição
Resumo
Aumentar os níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática é um dos principais objetivos da educação brasileira. No Ensino Médio paulista não é diferente e há sempre um grande trabalho pedagógico dos professores destas disciplinas para fortalecer as competências e habilidades que convergem para este objetivo, que posteriormente é aferido através de provas externas elaboradas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Entre diversas estratégias possíveis de serem executadas com os alunos para nivelar e aperfeiçoar as proficiências, neste trabalho destacaremos uma que foi planejada e realizada em todas as séries do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª), tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, e que se mostrou muito produtiva junto dos alunos da Escola Estadual Prof. Expedito Camargo Freire. A estratégia foi chamada de “Soletrando & Significando”. Esta estratégia, executada no segundo semestre de 2022, consistiu em criar um banco de palavras das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática com base nos livros didáticos próprios destas séries, possibilitar aos alunos que as estudassem e depois pudessem jogar uma competição em sala de aula onde as soletrassem e também as significassem no quadro. Neste jogo, dois processos epistemológicos estavam em execução: de um lado, a assimilação das palavras e dos significados através de estudo contextualizado; de outro lado, o fortalecimento da memorização, que se deu através dos erros ou dos acertos dos competidores. O impacto desta competição que reforçou ainda mais os competências e habilidades trabalhadas nas disciplinas pode ser evidenciado nas provas externas acima mencionadas.
Título do Evento
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - IV ENCONTRO DE EGRESSOS - II ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO – MPE-UNITAU
Título dos Anais do Evento
Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LUCA, FELIPE AUGUSTO DE; FARIA, Monica Regina Döbler; JUNIOR, Edmundo Camargo. SOLETRANDO & SIGNIFICANDO: UMA ESTRATÉGIA PARA NIVELAMENTO DAS APRENDIZAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA.. In: Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Universidade de Taubaté, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/597702-SOLETRANDO--SIGNIFICANDO--UMA-ESTRATEGIA-PARA-NIVELAMENTO-DAS-APRENDIZAGENS-EM-LINGUA-PORTUGUESA-E-MATEMATICA. Acesso em: 21/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes