PRÁTICAS DE LEITURA COM O APOIO DE LIVROS PARADIDÁTICOS E DAS TIC COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-732-3

Título do Trabalho
PRÁTICAS DE LEITURA COM O APOIO DE LIVROS PARADIDÁTICOS E DAS TIC COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores
  • Francisca Petronilha Martins
Modalidade
Resumo
Área temática
Anos finais do Ensino Fundamental
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/597523-praticas-de-leitura-com-o-apoio-de--livros-paradidaticos-e-das-tic-como--recursos-pedagogicos-para-aulas-de--ling
ISBN
978-85-5722-732-3
Palavras-Chave
TIC,Projeto,Língua Portuguesa,Leitura,Oralidade.
Resumo
O uso das TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação) na Educação como recursos tecnológicos digitais de apoio ao ensino e à aprendizagem tornou- se mais comum na pandemia. No entanto, o relato de prática que se pretende compartilhar revela uma prática pedagógica que integrou o uso das ferramentas Google, editores de vídeo e outros aplicativos como recursos pedagógicos desde 2009, na rede de ensino municipal de São José dos Campos. A primeira etapa desta integração aconteceu com a criação do Blog da ProfessoraFran (https://francisprofessora.blogspot.com/) e posteriormente a criação do site do Projeto Ler é um Prazer (https://sites.google.com/view/projetolereumprazer) para que pudesse se dar um destaque aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos relativos à prática da leitura. De 2009 até os dias de hoje, o uso do blog e do site tornou-se parte integrante das aulas de língua portuguesa e o uso destes espaços digitais faz parte da rotina dos alunos, que fazem parte das turmas da professora. Há evidências de que a integração dessas e de outras TIC têm trazido muitos benefícios à aprendizagem dos alunos. Por isso, a ênfase deste relato será sobre os benefícios do uso das TIC no desenvolvimento das habilidades de leitura e da oralidade dos alunos. O projeto Ler é um Prazer desenvolvido há 13 anos na mesma instituição já teve várias versões ao longo do tempo, as estratégias para o incentivo à leitura e os recursos de apoio usados pela professora e pelos alunos vem se modificando para atender o perfil dos alunos participantes do projeto. A proposta do Projeto Ler é um Prazer incluiu práticas como: o professor ser o modelo de leitor para seus alunos, o professor demonstrar entusiasmo por uma obra e fazer recomendações de leitura, criar na aula um espaço reservado para a leitura de livros, que despertem o prazer de ler obras literárias nos estudantes, que compartilham suas impressões por meio da produção de vídeos empregados para realização da propaganda da leitura. Esta prática de produção de vídeos pelos alunos traz contribuição para o desenvolvimento da oralidade, contribui para o incentivo à leitura e para o desenvolvimento das competências digitais. A propaganda da leitura feita pelos alunos, a partir da leitura de livro paradidático, faz parte da prática desenvolvida pela professora em todos os bimestres. Assim, os alunos compreendem a importância da leitura e se tornam protagonistas da sua aprendizagem ao produzirem o vídeo, por meio do qual compartilham suas impressões a respeito da leitura realizada.
Título do Evento
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - IV ENCONTRO DE EGRESSOS - II ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO – MPE-UNITAU
Título dos Anais do Evento
Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Francisca Petronilha. PRÁTICAS DE LEITURA COM O APOIO DE LIVROS PARADIDÁTICOS E DAS TIC COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.. In: Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Universidade de Taubaté, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/597523-PRATICAS-DE-LEITURA-COM-O-APOIO-DE--LIVROS-PARADIDATICOS-E-DAS-TIC-COMO--RECURSOS-PEDAGOGICOS-PARA-AULAS-DE--LING. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes