SEMINÁRIOS TEMÁTICOS EM QUÍMICA ORGÂNICA UTILIZANDO A METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-732-3

Título do Trabalho
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS EM QUÍMICA ORGÂNICA UTILIZANDO A METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA
Autores
  • Gedson Nascimento Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/597187-seminarios-tematicos-em-quimica-organica-utilizando-a-metodologia-sala-de-aula-invertida
ISBN
978-85-5722-732-3
Palavras-Chave
Seminários temáticos. Sala de aula invertida. Química orgânica.
Resumo
As micro aulas temáticas são bastante utilizada nos cursos de Licenciatura como recursos educacionais de ensino através de seminários as quais os alunos estudam e se preparam para apresentar de forma expositiva um determinado conteúdo, uma vez que essa modalidade de curso está preparando professores para atuarem em salas de aula, e em redes educacionais de ensino, o presente trabalho teve como objetivo realizar um seminário temático em Química orgânica utilizando a metodologia sala de aula invertida, a intenção de agrupar os seminários temáticos e a sala de aula invertida em uma atividade avaliativa se dá pelo fato dos seminários temáticos exigirem dos alunos muita preparação para apresentar um determinado conteúdo, o que é benéfico aos alunos que assumem uma postura de protagonismo e iniciam os primeiros passos na docência, o que também deixa a desejar nessa abordagem que a bagagem de conteúdos que serão apresentados de forma expositiva sem um preparo metodológico adequado para a parcela da turma que vai assistir, além da metodologia sala de aula invertida ter seus pontos positivos como os alunos aprenderem em seu ritmo e o lado ruim que o aluno não sabe criar essa responsabilidade de estudar sem a presença física do professor e assumir a sua autonomia na aprendizagem, logo agrupou as duas metodologias em um seminário temático em Química orgânica onde a turma foi dividida em dois grupos, ao qual o grupo I apresentaria o conteúdo análise conformaçional de forma expositiva e o grupo II estudaria em casa a unidade referente ao assunto através de e-book, livros e materiais disponibilizados pelo professor, a socialização desse estudo se daria na apresentação expositiva do grupo I, onde os alunos do Grupo II apresentaram seus resumos elaborados a partir da sala de aula invertida e as principais dúvidas desenvolvidas ao longo do estudo, onde o grupo I ao apresentar o conteúdo expositivo houve grandes interações entre quem explicava e quem ouvia, fazendo com que as metodologias sala de aula invertida e seminário temáticos proporcionasse aprendizagens cada vez mais significativas, uma vez que os alunos ouvintes já tinham uma base consolidada do assunto estudado e o grupo expositivo tinha menos trabalho na exposição, fazendo jus a reflexão do quanto as metodologias de ensino são necessárias na formação inicial de professores, valendo ressaltar o quanto uma metodologia complementou a outra no processo de ensino-aprendizagem onde os recursos educacionais ausentes nos seminários foi preenchido pela sala de aula invertida, e a sala de aula invertida gerou uma base consolidada para compreensão dos conteúdos expositivos apresentados pelo outro grupo, fortalecendo assim a ideia das diversificação das metodologias educacionais sejam ela tradicionais ou ativas nos cursos de Licenciaturas.
Título do Evento
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - IV ENCONTRO DE EGRESSOS - II ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO – MPE-UNITAU
Título dos Anais do Evento
Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Gedson Nascimento. SEMINÁRIOS TEMÁTICOS EM QUÍMICA ORGÂNICA UTILIZANDO A METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA.. In: Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Universidade de Taubaté, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/597187-SEMINARIOS-TEMATICOS-EM-QUIMICA-ORGANICA-UTILIZANDO-A-METODOLOGIA-SALA-DE-AULA-INVERTIDA. Acesso em: 18/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes