Título do Trabalho
TRABALHO COLABORATIVO: AEE E MATEMÁTICA MOTIVANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM
Autores
  • SANDRA APARECIDA VITORIANO
  • Valter Luís Lemes
Modalidade
Resumo
Área temática
Anos finais do Ensino Fundamental
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/592700-trabalho-colaborativo--aee-e-matematica-motivando-o-ensino-e-a-aprendizagem
ISBN
978-85-5722-732-3
Palavras-Chave
Atendimento Educacional Especializado. Jogos Matemáticos. Trabalho colaborativo.
Resumo
O Atendimento Educacional Especializado – AEE e a Matemática, são áreas que podem desenvolver um trabalho colaborativo com a intenção de beneficiar todos os alunos. Pensando na interação entre os alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem, público-alvo do AEE, e os alunos do ensino regular, ambos incluídos em 2 turmas de 7º ano do Ensino Fundamental II, os dois professores envolvidos, tiveram por objetivo organizar um projeto onde os alunos fossem capazes de resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros: as 4 operações matemáticas, por meio de jogos utilizados na Sala do AEE: Jogos de Dominó Matemático e Quebra-cabeças. O projeto foi desenvolvido quinzenalmente, durante 2 meses. A sala ambiente de Matemática foi organizada em estações: mesas com 4 a 5 cadeiras, onde foram disponibilizados os diversos jogos. As duas turmas de 7º ano foram trabalhadas separadamente, ao serem acomodadas na sala os dois professores orientaram os alunos, a fim de que, formando grupos menores, fossem passando de estação em estação. Nas estações havia jogos tipo Dominó com as 4 operações matemáticas, e jogos de quebra-cabeças, onde os grupos de alunos iam percorrendo conforme terminavam os jogos. Ao mesmo tempo que auxiliavam nas estações, os professores observavam os alunos em suas dificuldades e potencialidades, orientando-os em todos os desafios, também foi estimulado que os alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou deficiência, atendidos pelo AEE, fizessem parte dos grupos e trabalhassem em colaboração com os pares. Como forma de promover maior interação entre todos os alunos, o último encontro foi feito com as duas turmas juntas. Os resultados alcançados mostraram que os alunos desenvolvem condições de resposta mental mais facilmente quando estimulados por recursos lúdicos, os alunos com deficiência ou dificuldade de aprendizagem mostraram um envolvimento e afeição ao trabalho em grupo, foi sensível a aceitação dos grupos heterogêneos e o engajamento de todos os alunos nas atividades e o espírito de colaboração que todos apresentaram também foi um fator positivo de avaliação do projeto. Posteriormente e aproveitando esse modelo de trabalho, os professores pretendem desenvolver novos projetos com outros tipos de jogos mais complexos como o Xadrez.
Título do Evento
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - IV ENCONTRO DE EGRESSOS - II ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO – MPE-UNITAU
Título dos Anais do Evento
Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VITORIANO, SANDRA APARECIDA; LEMES, Valter Luís. TRABALHO COLABORATIVO: AEE E MATEMÁTICA MOTIVANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM.. In: Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Universidade de Taubaté, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/592700-TRABALHO-COLABORATIVO--AEE-E-MATEMATICA-MOTIVANDO-O-ENSINO-E-A-APRENDIZAGEM. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes