Título do Trabalho
BRINCADEIRA DE RODA, UMA ARTE CULTURAL ESSENCIAL
Autores
  • Elisete Araújo Costa
  • Roseli Albino
  • Juliana Marcondes Bussolotti
Modalidade
Resumo
Área temática
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/592127-brincadeira-de-roda-uma-arte-cultural-essencial
ISBN
978-85-5722-732-3
Palavras-Chave
Brincadeira de roda. Arte. Atividade prática.
Resumo
A Arte é uma disciplina que busca contribuir com o desenvolvimento, a interação social e a expressão do estudante colaborando com o seu processo de ensino aprendizagem. Esta é uma atividade prática de dança aplicada no 2º ano do ensino fundamental na disciplina de Arte, tem como objetivo experimentar brincadeiras de roda presentes no dia a dia das crianças. Nas aulas de arte foram realizados os seguintes processos: primeiro a professora de arte fez uma roda de conversa falando sobre sua a provável origem, nas cantigas de ninar, e que estão presentes nas diferentes culturas, faz parte da sua infância e que fez parte da infância dos seus responsáveis. Em seguida foi criada uma lista das brincadeiras de roda conhecidas pelos alunos e como tarefa de casa uma pesquisa com os responsáveis, escrever até 5 brincadeiras de roda que vivenciaram quando crianças. Na 2 aula foi realizada uma segunda lista com as brincadeiras de roda dos responsáveis e das duas listas os alunos escolheram 3 brincadeiras de rodas para vivenciar na prática. As brincadeiras de roda escolhidas foram: ”Ciranda-cirandinha, Se eu fosse um peixinho e Corre cutia”. É importante que as brincadeiras de roda, sejam, valorizadas, vivenciadas e entendidas como elemento essencial na formação da criança e, por conseguinte, como necessária no seu processo de assimilação cultural. Também cria relações afetivas entre os estudantes, estimula os movimentos, o respeito, as regras e contribui para a estabilidade emocional. Conclui-se que ao experimentar as brincadeiras de roda, elas contribuem para o aprendizado e a socialização das crianças, por meio das brincadeiras fazem descobertas essenciais para o processo de desenvolvimento como afetiva, social, psicomotora, liderança, autonomia, interesse e motivação. Trabalhar as brincadeiras de roda, além da diversão e aprendizado, percebe-se que as crianças se sentem motivadas e ansiosas para a próxima aula nas atividades lúdicas.
Título do Evento
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - IV ENCONTRO DE EGRESSOS - II ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO – MPE-UNITAU
Título dos Anais do Evento
Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Elisete Araújo; ALBINO, Roseli; BUSSOLOTTI, Juliana Marcondes. BRINCADEIRA DE RODA, UMA ARTE CULTURAL ESSENCIAL.. In: Anais III Seminário Internacional de Educação - IV Encontro de Egressos - II Encontro de Práticas Pedagógicas na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação– MPE-UNITAU. Anais...Taubaté(SP) Universidade de Taubaté, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiisie-ivee-iiepebmpe/592127-BRINCADEIRA-DE-RODA-UMA-ARTE-CULTURAL-ESSENCIAL. Acesso em: 27/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes