O BRINCAR NA PSICOTERAPIA DE CRIANÇAS COM TEA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Publicado em 13/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1594-3

Título do Trabalho
O BRINCAR NA PSICOTERAPIA DE CRIANÇAS COM TEA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autores
  • Dayane Vitória Lopes Silva
Modalidade
RESUMO SIMPLES (PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO ORAL)
Área temática
EIXO 1 BRINCAR NOS DIFERENTES CONTEXTOS
Data de Publicação
13/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-simposio-internacional-da-abbri/1078367-o-brincar-na-psicoterapia-de-criancas-com-tea--uma-revisao-integrativa
ISBN
978-65-272-1594-3
Palavras-Chave
Brincar; Psicoterapia; Autismo.
Resumo
Trata-se de uma revisão da literatura com objetivo de investigar e incluir estudos primários da literatura acerca do brincar e brincadeiras na psicoterapia da criança com autismo. O método adotado consiste em uma revisão integrativa de natureza qualitativa, de caráter exploratório da literatura, realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), PsycINFO (APA), LILACS, SciELO e CAPES. O levantamento nas bases de dados constou 2539 artigos, com a aplicação de filtros e critérios de exclusão e inclusão foram reduzidos a quatro artigos, o processo de seleção foi apresentado pelo diagrama PRISMA 2020. Os resultados da revisão incluem quatro artigos, publicados no período entre 2017 e 2024, a amostra foi composta por artigos internacionais e nacionais nas línguas português e inglês. Os estudos incluídos apontaram quatro categorias de análise do como o brincar se desdobra na psicoterapia de crianças com TEA. Conclui-se que os resultados do estudo responderam à pergunta norteadora, levando a discussão do brincar como instrumento clínico na psicoterapia infantil e no recorte do tratamento ao autismo tem desdobramento de prevenção, visto que o brincar da criança possibilita a expressão da intersubjetividade manifestada por meio da relação criança e objeto. Frente às dificuldades sociais e de isolamento da criança autista, o vínculo terapêutico é estabelecido por meio do brincar compartilhado e envolvimento nas brincadeiras em pares com auxílio de objetos e música.
Título do Evento
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABBRI - O BRINCAR EM DIFERENTES CONTEXTOS: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Título dos Anais do Evento
III Simpósio Internacional da ABBri: o brincar em diferentes contextos - formação e atuação profissional
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Dayane Vitória Lopes. O BRINCAR NA PSICOTERAPIA DE CRIANÇAS COM TEA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.. In: III Simpósio Internacional da ABBri: o brincar em diferentes contextos - formação e atuação profissional. Anais...Sao Paulo(SP) ABBri, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/III-SIMPOSIO-INTERNACIONAL-DA-ABBRI/1078367-O-BRINCAR-NA-PSICOTERAPIA-DE-CRIANCAS-COM-TEA--UMA-REVISAO-INTEGRATIVA. Acesso em: 16/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes