CARACTERIZAÇÃO CENTESIMAL DO PEIXINHO-DA-HORTA (STACHYS BYZANTINA) CULTIVADO NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO/BRASIL.

Publicado em 17/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1608-7

Título do Trabalho
CARACTERIZAÇÃO CENTESIMAL DO PEIXINHO-DA-HORTA (STACHYS BYZANTINA) CULTIVADO NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO/BRASIL.
Autores
  • Maria Izadora Freitas Silva
  • Amanda Filadelpho Amaral
  • Daniela da Silva Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciência e Tecnologia de Alimentos: Caracterização química, físico-química e de compostos funcionais de alimentos
Data de Publicação
17/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conan2025/1071987-caracterizacao-centesimal-do-peixinho-da-horta-(stachys-byzantina)-cultivado-na-regiao-sul-do-estado-do-espirito
ISBN
978-65-272-1608-7
Palavras-Chave
Plantas Alimentícias Não Convencionais. Proteínas. Fibra Bruta. Lipídios. Cinzas.
Resumo
O Peixinho-da-horta (Stachys byzantina) é uma Planta Alimentícia Não Convencional conhecida no Brasil, seu cultivo é observado nas 16 regiões das áreas Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Ainda se faz necessário mais estudos a respeito do peixinho-da-horta, uma vez que há poucas informações documentadas na literatura científica. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo analisar a composição centesimal do peixinho-da-horta (cultivado em solo Sul-capixaba). A umidade foi determinada por secagem direta em estufa a 105ºC até atingir peso constante. O teor de proteínas foi determinado pelo método de digestão Kjeldahl, em que o teor de nitrogênio foi convertido em teor de proteínas multiplicando o valor resultante pelo fator 6,25. O teor de lipídios foi determinado por meio de extração intermitente em aparelho Soxhlet, utilizando éter de petróleo como solvente. A extração ocorreu por 16 horas. A fibra bruta foi determinada por meio de digestão ácida e alcalina, seguida da incineração em mufla. O teor de cinzas foi determinado por incineração em mufla a 550 ºC, até eliminação completa do carvão e obtenção de cinzas de cor clara. A concentração de carboidratos na amostra foi obtida por diferença, sendo o valor de 100% subtraído dos valores obtidos de umidade, proteínas, lipídios e cinzas. Na farinha de peixinho-da-horta foram encontrados: 6,62% de umidade, 21,79% de proteínas, 5,31% de lipídios, 8,78% de fibra bruta, 11,28% de cinzas, e 55% de carboidratos. Com isso, confirma-se a importância de maiores investigações a respeito não só do peixinho-da-horta, mas das PANCs de modo geral, pois as mesmas podem impactar positivamente a qualidade do cardápio alimentar da população, principalmente em função do seu teor proteico e contribuir na garantia da segurança alimentar e nutricional.
Título do Evento
VI CONAN - Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Maria Izadora Freitas; AMARAL, Amanda Filadelpho; OLIVEIRA, Daniela da Silva. CARACTERIZAÇÃO CENTESIMAL DO PEIXINHO-DA-HORTA (STACHYS BYZANTINA) CULTIVADO NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO/BRASIL... In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Centro de Artes e Convenções da UFOP, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CONAN2025/1071987-CARACTERIZACAO-CENTESIMAL-DO-PEIXINHO-DA-HORTA-(STACHYS-BYZANTINA)-CULTIVADO-NA-REGIAO-SUL-DO-ESTADO-DO-ESPIRITO. Acesso em: 27/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes