TEOR DE FIBRA SOLÚVEL E INSOLÚVEL DA FARINHA DA BATATA DO MAMÃOZINHO-DE-VEADO (JACARATIA CORUMBENSIS)

Publicado em 17/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1608-7

Título do Trabalho
TEOR DE FIBRA SOLÚVEL E INSOLÚVEL DA FARINHA DA BATATA DO MAMÃOZINHO-DE-VEADO (JACARATIA CORUMBENSIS)
Autores
  • Ana Luiza Santos Vieira
  • Otávio Augusto Valério Alves
  • Nayana Hayss Araújo da Silva
  • Ana Luiza Mendes
  • Bruna Vieira Nunes
  • Daniela Gomes de Moura
  • Lara Louzada Aguiar
  • Vinicius Serafim Coelho
  • Vinícius Tadeu da Veiga Correia
  • Viviane Dias Medeiros Silva
  • Fernanda Antunes Carvalho
  • Julio Onesio-Ferreira de Melo
  • Renata Adriana Labanca
  • Raquel Linhares Bello de Araújo
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciência e Tecnologia de Alimentos: Caracterização química, físico-química e de compostos funcionais de alimentos
Data de Publicação
17/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conan2025/1070763-teor-de-fibra-soluvel-e-insoluvel-da-farinha-da-batata-do-mamaozinho-de-veado-(jacaratia-corumbensis)
ISBN
978-65-272-1608-7
Palavras-Chave
PANC. Raiz de planta. Batata. Fibra dietética. Saúde intestinal.
Resumo
As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), são aquelas que embora comestíveis e nutritivas, não fazem parte da dieta alimentar convencional. Um exemplo de PANC é o mamãozinho-de-veado (Jacaratia corumbensis O. kuntze), um arbusto que ocorre naturalmente na caatinga, cujo fruto serve de alimento para veados e outros animais silvestres. Sua raiz principal, uma batata que pode atingir até 350 kg, armazenando nutrientes e água, é tradicionalmente utilizada por pequenos produtores na produção de doces caseiros e faz parte da alimentação de povos indígenas da região. Apesar de sua presença em áreas de caatinga e da sua relevância para a agrobiodiversidade e a soberania alimentar desses povos, essa espécie ainda é pouco estudada, especialmente no que diz respeito ao seu potencial para a alimentação humana. O objetivo deste trabalho foi quantificar o teor de fibras solúveis (FS) e insolúveis (FI) presente na batata do mamãozinho-de-veado (BMV), buscando demonstrar seu potencial para consumo humano. Para isso, as amostras foram coletadas na cidade de Coronel Murta MG, em outubro de 2024. Para obtenção da farinha, as polpas foram trituradas, secas em estufa com circulação de ar forçada por 24 horas e padronizadas em peneiras mesh 80. Para análise do teor de FS e FI, a farinha da BMV foi previamente desengordurada e submetida à etapa enzimática e de filtração para obtenção da fração solúvel (filtrado) e insolúvel (resíduo da filtragem). A farinha da BMV apresentou teor de FS de 3,48% e de FI de 62,62%. De acordo com esses resultados, pode-se afirmar que a farinha da BMV é uma fonte significativa de fibra insolúvel, promovendo benefícios à saúde, como estímulo ao peristaltismo intestinal, prevenção da constipação e aumento da saciedade, auxiliando no controle do peso. Além disso, possui aplicações na indústria alimentícia, sendo utilizada como espessante, estabilizador e emulsificantes. Sendo assim, o estudo da composição da BMV, favorece o avanço científico, bem como valoriza o conhecimento tradicional associado aos povos indígenas e demonstra o potencial deste alimento como fonte de fibras, podendo ser consumido em sua forma de farinha, ou utilizado como ingrediente em produtos alimentícios.
Título do Evento
VI CONAN - Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIEIRA, Ana Luiza Santos et al.. TEOR DE FIBRA SOLÚVEL E INSOLÚVEL DA FARINHA DA BATATA DO MAMÃOZINHO-DE-VEADO (JACARATIA CORUMBENSIS).. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Centro de Artes e Convenções da UFOP, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CONAN2025/1070763-TEOR-DE-FIBRA-SOLUVEL-E-INSOLUVEL-DA-FARINHA-DA-BATATA-DO-MAMAOZINHO-DE-VEADO-(JACARATIA-CORUMBENSIS). Acesso em: 17/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes