CONSUMO DE CORANTES E SUA ASSOCIAÇÃO COM O CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NO BRASIL EM 2017/2018

Publicado em 17/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1608-7

Título do Trabalho
CONSUMO DE CORANTES E SUA ASSOCIAÇÃO COM O CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NO BRASIL EM 2017/2018
Autores
  • Luisa Gazola Lage
  • Maria Laura da Costa Louzada
Modalidade
Resumo
Área temática
Alimentação e Nutrição: Nutrição em saúde coletiva
Data de Publicação
17/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conan2025/1069741-consumo-de-corantes-e-sua-associacao-com-o--consumo-de-alimentos-ultraprocessados-no-brasil-em--20172018
ISBN
978-65-272-1608-7
Palavras-Chave
Aditivos alimentares, Classificação Nova, Consumo alimentar, Saúde coletiva.
Resumo
Introdução: Corantes são aditivos alimentares usados para conferir, intensificar ou restaurar a cor dos alimentos. São comuns em alimentos ultraprocessados, tornando-os mais atrativos e mascarando características indesejadas. O consumo de corantes pode ser prejudicial à saúde tanto pelo incentivo ao consumo de ultraprocessados quanto pela exposição crônica a substâncias sem consenso científico sobre segurança. Objetivo: Descrever o consumo de corantes no Brasil em 2017/2018 e sua associação com o consumo de alimentos ultraprocessados. Métodos: Foram analisados dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017/2018, incluindo informações sobre consumo alimentar e características socioeconômicas (gênero, faixa etária e quintis de renda per capita) de brasileiros com 10 anos ou mais. A partir de um recordatório de 24 horas, calculou-se a participação calórica de ultraprocessados na dieta, dividindo os participantes em quartis. Os corantes foram identificados conforme a RDC nº 45/2010 e estimados a partir da lista de ingredientes de rótulos coletados em 2017. Resultados: A prevalência de consumo de corantes no Brasil em 2017 foi de 79,2%, sendo maior entre adolescentes (87,2%) em comparação a adultos (80,0%) e idosos (69,4%). O consumo foi mais elevado entre as pessoas de mais alta renda familiar per capita (Q5 84,7% vs Q4 83,2%, Q3 80,0%, Q2 75,8%, Q1 73,1%) e similar entre mulheres (78,7%) e homens (79,8%). A participação calórica média de alimentos ultraprocessados consumidos por quartil foi de 2,1% no Q1, 10,7% no Q2, 20,8% no Q3 e 45,2% no Q4. Observou-se uma associação positiva entre o consumo de corantes e o consumo de ultraprocessados: Q1 50,9%, Q2 83,0%, Q3 89,0% e Q4 94,0%. O número médio de corantes consumidos também cresceu: Q1 1,6, Q2 3,5, Q3 4,6 e Q4 5,5. Conclusão: Houve alta prevalência de consumo de corantes no Brasil em 2017, com maior exposição entre adolescentes e indivíduos com maior renda per capita. Além disso, o número médio de corantes consumidos foi três vezes maior entre os indivíduos que mais consomem alimentos ultraprocessados.
Título do Evento
VI CONAN - Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LAGE, Luisa Gazola; LOUZADA, Maria Laura da Costa. CONSUMO DE CORANTES E SUA ASSOCIAÇÃO COM O CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NO BRASIL EM 2017/2018.. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Centro de Artes e Convenções da UFOP, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CONAN2025/1069741-CONSUMO-DE-CORANTES-E-SUA-ASSOCIACAO-COM-O--CONSUMO-DE-ALIMENTOS-ULTRAPROCESSADOS-NO-BRASIL-EM--20172018. Acesso em: 28/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes