MÍDIAS SOCIAIS E A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL POR NUTRICIONISTAS

Publicado em 17/07/2025 - ISBN: 978-65-272-1608-7

Título do Trabalho
MÍDIAS SOCIAIS E A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL POR NUTRICIONISTAS
Autores
  • Esther Juliane Akemi Mathuy Mariano
  • Tatiana Coura Oliveira
  • Monise Viana Abranches
Modalidade
Resumo
Área temática
Alimentação e Nutrição: Nutrição em saúde coletiva
Data de Publicação
17/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conan2025/1069061-midias-sociais-e-a-producao-de-conteudo-digital-por-nutricionistas
ISBN
978-65-272-1608-7
Palavras-Chave
Mídias sociais, Marketing Digital, Comunicação em Saúde, Marketing para Nutricionistas
Resumo
Introdução: Durante o período pandêmico o uso de mídias sociais registrou um crescimento de 40% no Brasil. Uma ascensão que avançou rapidamente como oportunidade de trabalho, inclusive para nutricionistas. As mídias sociais, enquanto ferramentas de trabalho, podem ampliar o contato com pacientes, servir de espaço para a realização de educação alimentar e nutricional e estimular o estabelecimento de hábitos de vida saudáveis junto aos internautas. Objetivo: Investigar a utilização das mídias como ferramenta de trabalho entre egressos de uma instituição de ensino superior federal (IESF). Métodos: Pesquisa com uma abordagem quanti-qualitativa, transversal e descritiva. Para a coleta de dados foi empregado um questionário online. O estudo foi aprovado por um comitê de ética (CAAE 81745524.1.0000.5153). Como critérios de inclusão foi considerado possuir CRN e atuar na área e, como critério de exclusão, a não utilização das mídias sociais para atuação profissional. Resultados: Dos 80 nutricionistas entrevistados, 27 indivíduos atenderam aos critérios de inclusão. Instagram, LinkedIn e Facebook, foram as mídias mais utilizadas. Maior alcance, visibilidade e facilidade de uso foram as principais razões para a escolha das plataformas como ferramenta de trabalho. Os relatos evidenciaram que a produção de conteúdo é direcionada a receitas culinárias e dicas alimentares (68%), vídeos educativos (44%), estudos de caso e depoimentos (28%) e artigos e informações científicas (8%). Adicionalmente, 48% dos entrevistados indicaram que seus perfis possuem tanto conteúdo profissional quanto pessoal - fato que pode gerar engajamento quando utilizado de forma adequada . A falta de planejamento de marketing (PM) quando da utilização das mídias sociais pode limitar o alcance da imagem, bem como a consolidação de autoridade profissional. Há lacunas a serem consideradas: produção de conteúdo sem PM (55,5%, n=24) e “de acordo com a demanda” (62,5%, n=24). Apenas 16% (n=4) afirmam dominar o processo, evidenciando uma carência de compreensão do processo de produção de materiais para mídias digitais Conclusão: Apesar de reconhecerem o potencial das mídias sociais e utilizá-las, os nutricionistas não as exploram com eficiência enquanto ferramenta de trabalho. Maior atenção deve ser dada ao planejamento estratégico do marketing aplicado no ambiente digital.
Título do Evento
VI CONAN - Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Cidade do Evento
Ouro Preto
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARIANO, Esther Juliane Akemi Mathuy; OLIVEIRA, Tatiana Coura; ABRANCHES, Monise Viana. MÍDIAS SOCIAIS E A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL POR NUTRICIONISTAS.. In: Anais do Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição. Anais...Ouro Preto(MG) Centro de Artes e Convenções da UFOP, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CONAN2025/1069061-MIDIAS-SOCIAIS-E-A-PRODUCAO-DE-CONTEUDO-DIGITAL-POR-NUTRICIONISTAS. Acesso em: 14/08/2025

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