ESTUDO DA REOLOGIA DE PASTAS DE HIDROXIAPATITA/GRAFENO PARA MANUFATURA ADITIVA DE BIOMATERIAIS

Publicado em 05/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1074-0

Título do Trabalho
ESTUDO DA REOLOGIA DE PASTAS DE HIDROXIAPATITA/GRAFENO PARA MANUFATURA ADITIVA DE BIOMATERIAIS
Autores
  • Andreza Menezes Lima
  • Antonio José do Nascimento Dias
  • Alexandre Antunes Ribeiro
  • Antônio José da Silva Neto
Modalidade
Poster
Área temática
1) Processos de manufatura aditiva de materiais cerâmicos (vat-photopolymerization, material extrusion, binder jetting, hybrid...)
Data de Publicação
05/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Inglês
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ceramicam-2024/899549-estudo-da-reologia-de-pastas-de-hidroxiapatitagrafeno-para-manufatura-aditiva-de-biomateriais
ISBN
978-65-272-1074-0
Palavras-Chave
hidroxiapatita, grafeno, biomateriais, reologia
Resumo
O tratamento de grandes defeitos ósseos é um desafio, principalmente devido às limitações associadas aos enxertos convencionais. Os arcabouços são estruturas cerâmicas 3D, que fornecem um ambiente temporário para a formação da matriz extracelular, atividade celular, difusão de oxigênio e entrega de nutrientes. Além disso, essas estruturas devem fornecer suporte mecânico para resistir ao estresse externo e permitir a remodelação ao longo do tempo à medida que o novo tecido ósseo se regenera. A etapa de fabricação é crucial para obter uma estrutura porosa com propriedades mecânicas apropriadas. A manufatura aditiva é considerada uma das técnicas mais promissoras para obter esses arcabouços biomédicos, pois permite o controle preciso da estrutura e o uso de materiais avançados. Um dos principais fatores que influenciam a qualidade das peças fabricadas e o desempenho do processo de impressão é a utilização de uma pasta com propriedades reológicas adequadas. Essas propriedades são essenciais para evitar a deformação do filamento após a extrusão. O objetivo deste trabalho é produzir pastas de hidroxiapatita/grafeno e estudar a reologia para a produção de arcabouços por impressão 3D. A hidroxiapatita utilizada neste trabalho foi produzida por meio da técnica sol-gel alcoólica com controle de pH. O óxido de grafeno (GO) foi obtido a partir de uma modificação do método de Hummers, e a redução para obter rGO foi realizada com a adição de ácido ascórbico e hidróxido de amônio. As pastas de hidroxiapatita com 90% de porcentagem em peso foram preparadas em um agitador magnético, com solução de PVA/PEG como veículo e GO ou rGO como aditivos (0,6%). As pastas testadas apresentaram alta viscosidade em baixa taxa de cisalhamento e em todos os casos, a viscosidade diminuiu com o aumento da taxa de cisalhamento, confirmando o caráter pseudoplástico das pastas. Todas as amostras puderam recuperar mais de 80% do módulo de armazenamento original dentro de 30 s após o alívio do estresse.
Título do Evento
CeramicAM 2024 - 1º Encontro Brasileiro de Manufatura Aditiva de Cerâmica
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Proceedings of the Brazilian Meeting on Ceramic Additive Manufacturing (CeramicAM Brasil)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Andreza Menezes et al.. ESTUDO DA REOLOGIA DE PASTAS DE HIDROXIAPATITA/GRAFENO PARA MANUFATURA ADITIVA DE BIOMATERIAIS.. In: Proceedings of the Brazilian Meeting on Ceramic Additive Manufacturing (CeramicAM Brasil). Anais...São Carlos(SP) University of São Paulo, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ceramicam-2024/899549-ESTUDO-DA-REOLOGIA-DE-PASTAS-DE-HIDROXIAPATITAGRAFENO-PARA-MANUFATURA-ADITIVA-DE-BIOMATERIAIS. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes