INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE DEBINDING E DA PRESENÇA DE ADITIVOS MINERALIZADORES NAS PROPRIEDADES DE CERÂMICAS ALUMINOSAS PRODUZIDAS VIA PROCESSAMENTO DIGITAL DE LUZ (DLP)

Publicado em 05/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1074-0

Título do Trabalho
INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE DEBINDING E DA PRESENÇA DE ADITIVOS MINERALIZADORES NAS PROPRIEDADES DE CERÂMICAS ALUMINOSAS PRODUZIDAS VIA PROCESSAMENTO DIGITAL DE LUZ (DLP)
Autores
  • Pedro Lucas Albuquerque Alves
  • Jhonata Verza
  • Italo Leite de Camargo
  • Ana Paula da Luz
Modalidade
Poster
Área temática
2) Caracterização e análise (de matérias primas para manufatura aditiva cerâmica e de corpos de prova impressos)
Data de Publicação
05/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Inglês
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ceramicam-2024/880516-influencia-do-processo-de-debinding-e-da-presenca-de-aditivos-mineralizadores-nas-propriedades-de-ceramicas-alumi
ISBN
978-65-272-1074-0
Palavras-Chave
manufatura aditiva, debinding, alumina, mineralizador, fotopolimerização.
Resumo
A manufatura aditiva por fotopolimerização em cuba vem ganhando espaço e se destacando na produção de peças cerâmicas com um elevado grau de detalhamento e complexidade. Dentre as técnicas que se enquadram nesta categoria de fabricação, o processamento digital de luz (DLP) se sobressai devido a sua velocidade e resolução de impressão. No entanto, ainda existem desafios a serem superados, pois as transformações associadas as etapas de debinding e sinterização das peças, podem resultar em porosidade residual não controlada, na formação de trincas e redução da resistência mecânica. Neste sentido, este estudo analisou o efeito da variação da atmosfera de debinding (oxidante ou inerte) e da presença de agentes mineralizadores (Nb 2 O 5 ou TiO 2 ) em peças cerâmicas de alumina preparadas via DLP. Para isso, suspensões contendo 40%vol. de alumina + aditivos mineralizadores e resina fotopolimerizável (polietilenoglicol diacrilato) foram preparadas e tiveram sua reologia analisada. Corpos de prova no formato de barras (25,0 mm x 2,0 mm x 1,5 mm) foram preparados em uma impressora comercial (LD-006, Creality) e submetidos a tratamentos térmicos para remoção dos aditivos poliméricos e sinterização da microestrutura. As peças obtidas foram sinterizadas até 1400?C ou 1600?C por 2h. Os resultados indicaram que houve uma maior dificuldade no controle da liberação de gases (devido a decomposição dos polímeros) nas amostras aquecidas em presença de ar. Tal fato resultou em defeitos como delaminações, alterações dimensionais, e aparecimento de trincas superficiais nas peças. Estes defeitos não foram visualizados nas peças submetidas aos tratamentos térmicos em fluxo de N 2 . Os aditivos mineralizadores contribuíram para a minimização da porosidade e aumento da densidade das peças já na temperatura de 1400?C. O melhor desempenho foi verificado para a composição contendo Al 2 O 3 + 2,5%vol. de TiO 2 , a qual exibiu retração de 29,8% e densidade relativa de 97,5% após queima a 1600?C.
Título do Evento
CeramicAM 2024 - 1º Encontro Brasileiro de Manufatura Aditiva de Cerâmica
Cidade do Evento
São Carlos
Título dos Anais do Evento
Proceedings of the Brazilian Meeting on Ceramic Additive Manufacturing (CeramicAM Brasil)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Pedro Lucas Albuquerque et al.. INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE DEBINDING E DA PRESENÇA DE ADITIVOS MINERALIZADORES NAS PROPRIEDADES DE CERÂMICAS ALUMINOSAS PRODUZIDAS VIA PROCESSAMENTO DIGITAL DE LUZ (DLP).. In: Proceedings of the Brazilian Meeting on Ceramic Additive Manufacturing (CeramicAM Brasil). Anais...São Carlos(SP) University of São Paulo, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ceramicam-2024/880516-INFLUENCIA-DO-PROCESSO-DE-DEBINDING-E-DA-PRESENCA-DE-ADITIVOS-MINERALIZADORES-NAS-PROPRIEDADES-DE-CERAMICAS-ALUMI. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes